Resumo
OBJETIVO: Caracterizar o consumo de antibióticos (ATB), a microbiota e os perfis de sensibilidade antimicrobiana em um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado da Bahia, Brasil.
MÉTODOS: Estudo retrospectivo observacional que avaliou microrganismos causadores de infecções e o consumo de antibióticos, expresso em doses diárias definidas (DDD), tanto na enfermaria do CTQ (CTQ-A) quanto na Unidade de Terapia Intensiva (UAC).
RESULTADOS: Entre janeiro de 2022 e maio de 2023, foram identificados 214 isolados bacterianos: 92 no CTQ-A e 122 na UAC. No CTQ-A, 43,5% dos isolados eram Gram-positivos, comparados a 17,2% na UAC. Os patógenos mais prevalentes no CTQ-A foram Staphylococcus aureus (29%), Pseudomonas aeruginosa (17,4%), estafilococos coagulase-negativos (13%), Serratia marcescens (10%) e Klebsiella pneumoniae e Acinetobacter baumannii (8,7% cada). Na UAC, predominaram A. baumannii (25,4%), P. aeruginosa (16,4%), S. marcescens e K. pneumoniae (12,3% cada), seguidos de S. aureus (9%). Microrganismos multirresistentes representaram 50% dos isolados no CTQ-A e 73% na UAC. Entre enterobactérias, a produção de beta-lactamase de espectro estendido foi detectada em 54% dos isolados do CTQ-A e 62% da UAC; já a resistência a carbapenêmicos foi de 25% e 53%, respectivamente. S. aureus resistente à meticilina ocorreu em 50% no CTQ-A e em 66,7% na UAC. Os antibióticos mais prescritos na UAC foram meropenem, tigeciclina, piperacilina/tazobactam, teicoplanina e polimixina B. No CTQ-A, destacaram-se meropenem, piperacilina/tazobactam, teicoplanina e tigeciclina.
CONCLUSÕES: Apesar das diferenças nos perfis de resistência entre as unidades, meropenem, piperacilina/tazobactam, teicoplanina e tigeciclina foram os antibióticos mais utilizados em ambas.
Palavras-chave: Agentes Antibacterianos. Infecções. Cuidados Críticos. Queimaduras. Resistência a Medicamentos.