Orientações aos Revisores

No intuito de auxiliar nas revisões dos artigos submetidos à Revista Brasileira de Queimaduras, sugerimos que na análise do manuscrito sob sua responsabilidade esteja atento aos seguintes pontos:

  • Adoção de caráter didático: ainda que alguns artigos submetidos possam ser considerados como de qualidade questionável, a adoção de um padrão excessivamente alto de exigências pode levar a rejeições de artigos desnecessárias. Além disso, muitos trabalhos têm conteúdo razoável, embora, com certa frequência, sejam apenas mal escritos. Portanto, sugerimos que seja dada prioridade a sugestões que possam melhorar a qualidade do trabalho, ao invés da rejeição direta.
  • Atenção aos aspectos metodológicos e à análise estatística: enfatizamos a necessidade da análise crítica desses aspectos, em caso de dúvidas, encaminhe seus questionamentos ao editor, no e-mail revista@sbqueimaduras.org.br, pois caso necessário podemos encaminhá-las a um profissional especializado em estatística ou ainda outro revisor para análise. Posteriormente essa opinião será enviada de volta para o revisor considerá-la em seu parecer final.
  • Respeito às normas de publicação da revista: é fundamental que seja seguida a padronização estabelecida para a mesma. Quaisquer dúvidas quanto aos aspectos formais da revista podem ser esclarecidas ao final de qualquer fascículo no item Instruções aos Autores ou ainda em nossa homepage: www.rbqueimaduras.org.br
  • Leitura adicional: Caso esteja interessado em informações adicionais de como efetuar a revisão de um artigo científico, sugerimos a leitura do artigo: Hoppin FG Jr. How I review an original scientific article. Am J Respir Crit Care Med. 2002;166(8):1019-23. http://ajrccm.atsjournals.org/cgi/content/full/166/8/1019
  • © 2017 Todos os Direitos Reservados