Resumo
OBJETIVO: Relatar o tratamento de queimadura de segundo grau superficial por meio de associaçao da membrana biológica de hemicelulose com pomada de estimulaçao da epitelizaçao.
RELATO DO CASO: Trata-se de um trabalho qualitativo descritivo, do tipo estudo de caso. Realizado em uma clínica especializada em curativos na cidade de Campina Grande, PB, em fevereiro de 2015. O estudo teve como amostra uma lesao proveniente de queimadura de segundo grau superficial, conduzida com aplicaçao do Veloderm®, membrana biológica de hemicelulose, associado ao Stimulen®, pomada de estimulaçao da epitelizaçao, a cada sessao de curativos. D.L.M., 29 anos, sexo feminino, estudante, nega etilismo e tabagismo, e conhecimento de comorbidades. Admitida à clínica especializada com queimadura de segundo grau superficial em membro inferior direito, conduzida com limpeza lesional e perilesional, mais utilizaçao de Veloderm® e Stimulen®, obteve resultado satisfatório em três sessoes de curativos.
CONCLUSAO: Considera-se o tratamento delineado como exitoso, visto que foi alcançada cicatrizaçao total da lesao. Portanto, houve um processo cicatricial rápido, efetivo, sem injúrias maiores da paciente e sem a presença de complicaçoes associadas ao trauma da queimadura.
Palavras-chave: Queimaduras. Terapêutica. Curativos Biológicos. Cuidados de Enfermagem.