1645
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo de Revisao

Assistência de enfermagem em grupos de riscos a queimadura

Nursing care at burn risk groups

José Wylker Farias Almeida; Joyce Nunes dos Santos

RESUMO

INTRODUÇAO: Este artigo apresenta opçoes atualizadas em tratamento de queimaduras, apontando a enxertia de pele, seus tipos e sua origem (humana, animais ou de materiais sintéticos) como inovaçao utilizada a fim de substituir a epiderme, com intuito de acelerar a regeneraçao da pele e alívio da dor.
OBJETIVO: Contextualizar a importância da assistência de enfermagem em pacientes queimados e esclarecer que diferentes grupos estao expostos ao risco.
MÉTODO: Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem quantitativa de aspecto descritivo. A busca de artigos foi realizada por meio das bases de dados como Scientific Eletronic Library Online; Serviços de Anestesiologia; Manual Merck; Fundaçao Osvaldo Cruz; universidades; Revista Brasileira de Queimaduras e Ministério da Saúde, nos anos de 2003 e 2004 entre 2006 a 2008 e de 2010 a 2013.
RESULTADOS: A assistência combinada de cuidados e métodos ao tratamento resulta numa boa melhora dos pacientes queimados, pelos avanços tecnológicos na área, embora com custos elevados. Além disso, o alívio da dor tornou-se significativo, graças aos processos e aos cuidados especializados pela orientaçao, prevençao e cuidado de enfermagem em diferentes grupos propicio a acidentes.
CONCLUSAO: A assistência de enfermagem está presente em todo o processo de vida do indivíduo, de forma preventiva ou assistencial, orientada por manuais, protocolos ou até mesmo o próprio conhecimento científico.

Palavras-chave: Queimaduras. Enxertos. Assistência de Enfermagem.

ABSTRACT

INTRODUCTION: This article presents updated options in the treatment of burns, skin grafting pointing, their types and their origin (human, animal or synthetic materials), as used innovation to replace the epidermis, in order to accelerate skin regeneration and pain relief.
OBJECTIVE: To contextualize the importance of nursing care in burn patients and to clarify that different groups are at risk.
METHOD: This is a bibliographic approach to quantitative descriptive aspect. The article search was performed using the databases as Scientific Electronic Library Online; Services Anesthesiology; Merck Manual, Oswaldo Cruz Foundation, universities and the federal government; Brazilian Journal of Burns and Ministry of Health, in 2003 and 2004 between 2006 to 2008 and from 2010 to 2013.
RESULTS: The combined assistance for care and treatment methods results in good improvement in burn patients by technological advances in the field, albeit at high cost, moreover, relief of pain became significant, thanks to the processes and specialized care for guidance, prevention and nursing care in different groups conducive to accidents.
CONCLUSION: Nursing care is present the whole process of the individual's life, or a preventive care, guided by manuals, protocols or even the actual scientific knowledge.

Keywords: Burns. Graft. Nursing Care.

Entre as situaçoes de rompimento cutâneo expostos, estao as queimaduras, traumatismos, infecçoes, doenças autoimunes e o que classificamos como feridas complexas. Essa proteçao de barreira comprometida predispoe a infecçoes, aumento das perdas insensíveis de água e hipotermia, gerando aumento de morbidade, internaçoes prolongadas com alto custo e até morte do indivíduo1.

A queimadura é uma lesao dos tecidos orgânicos decorrente de um agente causador, a extensao da superfície corpórea queimada e a profundidade ou grau, podendo ser causadas por: agentes químicos como: álcali, ácidos, álcool; agentes físicos: soluçoes inflamáveis, matéria líquida ou sólida em alta temperatura, exposiçao ao fogo, corrente elétrica, radiaçao solar, nucleares e agentes biológicos: água-viva, urtiga, etc2.

Podem ser descritas de acordo com a profundidade, sendo classificada como de primeiro grau, quando as lesoes celulares ocorrem apenas na epiderme, em que menos de 15% da superfície corporal é atingida; de segundo grau, quando compromete a epiderme e camada superficial da derme, médio ou médio queimado, entre 15 e menos de 40% da pele coberta; e de terceiro grau, quando acomete todas as camadas epidérmicas e dérmicas, e grave ou grande queimado, que representa mais de 40% do corpo queimado2.

No processo fisiológico, primeiramente ocorre necrose eosinofílica e, paulatinamente, edema e intensa congestao hemorrágica, com os tecidos evoluindo do esbranquiçado para escara acinzentada, ficando preta logo em seguida. Inicia-se o tecido de granulaçao 10 dias depois; em cerca de três semanas, há propagaçao fibroblástica e cicatricial, com começo das estenoses3.

Os processos de recomposiçao epidérmica e a própria capacidade do organismo reconstruir-se podem ser alcançados com maior rapidez por meio de cuidados como: desbridamento, limpeza e higiene local. Esse processo divide-se ordenadamente por fechamento primário da ferida e cicatrizaçao por segunda intençao4.

Partindo dessa premissa, a expansao e os métodos de curativos permitem a escolha para manipulaçao das diversas condiçoes de feridas. Porém, existem dúvidas sobre o procedimento a ser seguido, mesmo em casos semelhantes. A busca pela inovaçao proporciona a disponibilizaçao de novos produtos no mercado5.

Um recurso aplicado pela cirurgia plástica tem sido a enxertia de pele alógena. Alguns pacientes sao impossibilitados de transfundir de outras áreas do corpo, por apresentar pouco tecido, um problema ainda nao totalmente solucionado. Assim, há muito interesse por materiais sintéticos ou biológicos que possam ser usados na substituiçao1.

Nesse aspecto, o processo de cuidados com queimados passou por várias inovaçoes, em busca da qualidade reconstrutiva para a autoimagem do indivíduo e reduçao da dor durante o processo de cicatrizaçao. Em 1956, foi criado o banco de pele da Unidade de Queimaduras do Hospital das Clínicas de Sao Paulo. Os enxertos autólogos e enxertos homólogos eram conservados em um refrigerador quando nao usados no dia da colheita. Somente em 1997, o transplante de órgaos e tecidos humanos foi regulamentado no Brasil por meio da Lei nº 9434, instituindo critérios para a retirada de órgaos e tecidos de doadores in vivo ou post-mortem6.

Inicialmente, os transplantes microcirúrgicos eram propícios aos pacientes com sequelas devido às lesoes por queimaduras. Em seguida, as microcirurgias vasculares passaram a ser realizadas em condiçoes mais graves de queimaduras. Atualmente, a reconstruçao microcirúrgica na fase aguda tem a finalidade de evitar sequelas futuras7.

A primeira tentativa de produzir tecido sintético a partir da cultura de células epidérmicas foi descrita, em 1974, por Rheinwald & Green. Um fragmento de pele saudável foi cultivado até que uma suficiente lâmina de queratinócitos fosse dada para cobrir a ferida. A inovaçao foi uma excelente ideia, porém, tinha suas desvantagens: o uso desse procedimento retarda a enxertia em aproximadamente 3 a 4 semanas, fragilidade, menor resistência à infecçao e maior incidência de perda do enxerto1.

Modelos de enxerto heterólogo sao aqueles retirados de porçoes epiteliais de animais, de locais que mais assemelham à pele humana e a fixaçao nao requer a induçao de imunodeficiência; têm sido desenvolvidos utilizando os chamados "Locais de Privilégio Imunológico" (Immunlogically Privileged Sites). Aquele que possui deficiência ou ausência de uma via anatômica aferente, evitando o início da resposta imune, como: as córneas, o cristalino ocular, câmara anterior do olho, cérebro, testículo, próstata e fígado8.

Existe um benefício do plasma rico em plaquetas (PRP) na integraçao de enxertos de pele humana. Seu uso foi incentivado em enxertos de pele após experimentos feitos em coelhos. Pelo fato de ser autólogo, nao existe contraindicaçao para sua utilizaçao e ainda pode ser utilizado para repor os fatores de crescimento e estimular a cicatrizaçao dos enxertos9.

Nessa perspectiva, o processo de enfermagem está à frente do planejamento da assistência e do processo de cuidados leve e grande queimado, buscando sempre atingir bons resultados e qualidade durante e após o tratamento10.

Para que seja implantado o plano de cuidados de enfermagem, devem-se estabelecer prioridades diárias, realizando mudanças necessárias conforme as alteraçoes no quadro do paciente, sempre realizando o registro diário de todas as açoes e intercorrências com o paciente assistido, além de buscar manter comunicaçao eficaz com a equipe10.

Normalmente, o paciente queimado sofre durante o tratamento da reconstituiçao epidérmica, pela dor intensa da perda da barreira de proteçao. Com a utilizaçao correta de novos métodos, essa dor pode ter uma diminuiçao significativa, proporcionando, assim, o conforto e bem-estar do indivíduo10.

O objetivo do trabalho foi contextualizar a importância da assistência de enfermagem em pacientes queimados e esclarecer que diferentes grupos estao expostos ao risco.


MÉTODO

Trata-se de uma revisao de literatura, que consiste relacionar, avaliar e investigar os pontos mais relevantes de todas as publicaçoes no que se refere à assistência de enfermagem a pacientes queimados e os grupos invariáveis ao risco. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online); Centro Universitário Amparense (UNIFIA); Serviços de Anestesiologia (Saj Med); Manual Merck; Fundaçao Osvaldo Cruz (Fiocruz); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Centro Universitário de Maringá (CESUMAR); Faculdade de Piauí (FAPI); Revista Brasileira de Queimaduras (Rb queimaduras) e Ministério da Saúde (MS).

Foram utilizados os seguintes descritores: pacientes queimados. Como critério de inclusao, foram selecionados artigos que abordassem queimaduras, atendimento a queimados, assistência de enfermagem a vitima de queimaduras, tipos e grau de queimaduras, publicados no idioma português, nos anos de 2003 e 2004, entre 2006 a 2008 e de 2010 a 2013. O corte entre a ordem cronológica se deu por conta de déficit de trabalhos publicados entre as épocas.

Como método de exclusao, foram eliminados trabalhos que nao falavam sobre pacientes, ou seja, que só mencionavam a queimadura e nao o queimado, também aqueles que nao relacionavam a assistência de enfermagem com o processo de cuidados ao paciente queimado.


RESULTADOS

No Brasil, as queimaduras sao um problema grave de saúde pública. Segundo estimativas, cerca de 1 milhao de acidentes por queimaduras acontecem por ano, sendo que apenas 10% procuram atendimento hospitalar, e 2.500 acidentados vao a óbito decorrente das lesoes que envolvem pessoas de todas as idades10. Parte dos pacientes é atendida nos centros de emergência e estima-se que cerca de 40 mil sao hospitalizados em estado grave11.

As causas de maiores frequências em acidentes sao a exposiçao ao fogo ou água fervente, ou ainda o contato a objetos aquecidos. Com menor frequência, os acidentes por queimaduras ocorridas por correntes elétricas, agentes químicos e acidentes com soluçao cáustica, porém, esses últimos tipos de danos teciduais nem sempre resultam na produçao de calor10.

Estudos apontam que a cada 204 crianças menores de 5 anos de idade, 78,4% sofreram queimaduras, sendo que 21,6% foram ocasionadas por fogo; grande parte do acidente ocorrem na cozinha, sendo ainda, maior parte de forma acidental12. Adolescentes e adultos têm com causa primária a exposiçao a líquidos inflamáveis, comumente o álcool11.

Alteraçoes fisiológicas ocorrem de acordo com o avanço da idade. Assim sendo, o idoso necessitará de vigilância contínua na tentativa de prevenir complicaçoes decorrentes da queimadura. Na avaliaçao, procura-se identificar a causa que determinou a lesao, descrever a condiçao geral, a extensao da área de superfície envolvida e a profundidade da queimadura. É importante certificar-se quanto ao local, se o ocorrido foi em área aberta ou fechada, para detectar possível comprometimento do aparelho respiratório13.

Devido à importância desse problema, o Ministério de Saúde adotou, em 2001, a "Política Nacional de Reduçao de Mortalidade por Acidentes e Violência" baseada em diversas diretrizes sobre promoçao, monitorizaçao, sistematizaçao, recuperaçao e a reabilitaçao, além de apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas, todos voltados à segurança e bem-estar do indivíduo14 .

O gasto do tratamento dos pacientes que sofreram queimaduras, além de ser um dos mais caros, ainda é pouco estudado no Brasil. É conhecido que pacientes com queimaduras sempre estao sendo admitidos para avaliaçao e/ou assistência hospitalar15.

No Gráfico 1 sao representados os percentuais por idade de pacientes que sofreram queimaduras e foram atendidos no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Regional de Sorocaba (CTQ-Sorocaba), pelo período de 10 anos (abril de 2001 a março de 2011)15.


Gráfico 1 - Distribuiçao de pacientes queimados por idade, atendidos no Hospital Regional de Sorocaba. Fonte: Revista Brasileira de Queimaduras15



Apesar das crianças e idosos serem de grupos considerados de maiores vulnerabilidade, o percentual de queimados atendidos no (CTQ-Sorocaba) apontou aos adultos médios como os mais afetados por queimaduras, representados no Gráfico 1, com 75% dos atendimentos.

Os acidentes de trabalho por queimaduras atingem indivíduos de diversas faixas etárias. Adultos jovens entre 20 e 30 anos sao os mais acometidos, por representarem mao de obra ativa e serem menos cuidadosos e menos experientes16.

A faixa etária destes trabalhadores está dentro dos índices de maiores incidências de pessoas atendidas por queimadura no CTQ-Sorocaba, como consta no Gráfico 1.

A gravidade varia conforme a ocupaçao, com isso as áreas lesadas também mudam de acordo com o cargo e o ambiente de risco. Os trabalhadores mais envolvidos em acidentes por queimaduras sao os eletricistas, trabalhadores de linha de montagem, soldadores, leituristas, mecânicos, operários de manutençao e operadores de equipamentos agrículas16.

A assistência de enfermagem precisa ter conhecimento em relaçao às novidades disponíveis no mercado e que representam avanço tecnológico, com intuito em reduzir a taxa de mortalidade e também complicaçoes como: sequelas físicas e patológicas. O enfermeiro também deve ser capaz de comunicar-se efetivamente com os pacientes, familiares e equipe17.

A persistência em situaçoes de comorbidade, após tratamento, sao fatores que frequentemente interferem na qualidade de vida do paciente. A recuperaçao física depende, além de cuidados com assepsia ou do adequado tratamento químico, tratamento psicológicos, pois a autoestima do paciente fica comprometida18.

No período próximo à alta hospitalar, o paciente pode apresentar, também, além de limitaçoes físicas e psicológicas, limitaçoes emocionais e/ou sociais. Muitas vezes, os membros da família recusam-se a dar continuidade ao tratamento, sendo que o cuidado familiar e de importante ajuda nessa fase pós-traumática para reduçao do impacto das queimaduras19.

O Diagnóstico de Enfermagem (DE) vincula-se a enfermagem demais profissoes da saúde, a taxonomia, possibilita a comunicaçao da prática e das perspectivas dos cuidados, objetivando agilizar, padronizar e efetivar a prática da sistematizaçao da assistência de enfermagem com o emprego dos diagnósticos de enfermagem, características essenciais na assistência de queimados15. Faz avaliaçao clínica sobre as respostas do indivíduo, família ou comunidade, as dificuldades e metodologias de vida vigorantes ou potenciais. Estes diagnósticos de enfermagem adequam bases para sugerir metas e intervençoes de enfermagem visando obter resultados esperados como encargo do enfermeiro13.


DISCUSSAO

Os ministérios da Saúde, Educaçao e do Trabalho sao as principais instituiçoes governamentais que trabalham com a prevençao e segurança de acidentes, cada um deles voltado a um grupo específico. No caso da saúde e educaçao, trabalha-se primeiramente com a prevençao, como, por exemplo, riscos domésticos; riscos hospitalares; assim como no trânsito e no mar; entre outros, enquanto a prevençao no ambiente de trabalho, voltada para a segurança e saúde no trabalho, faz uso, nesse caso, das Normas Regulamentadoras - NR's, preconizadas a fim de evitar acidentes a qualquer exposiçao de riscos à saúde, executadas por profissionais técnicos e graduados da saúde e do trabalho.

No ambiente hospitalar, o atendimento aos pacientes queimados pode ser composto diante do grau das queimaduras (profundidade e extensao). Em geral, necessita-se de médicos (cirurgiao plástico, cirurgiao geral, clínico geral, intensivista, pediatra, anestesista), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacional15. Muitos, porém, com um único objetivo: devolver a capacidade funcional do paciente.

Os danos iniciais de uma queimadura podem causar stress, pela dor e pelo tratamento, que é muito além do tolerado. Esses pacientes têm que reagir contra a dor e o desconforto físico inicial e os problemas psicológicos imediatos ou tardios. A assistência de enfermagem requer uma formaçao técnica especializada, pois o cuidado clínico de enfermagem é abrangente, estendendo-se do estágio clínico agudo até a fase de reabilitaçao15.

Nesse caso, o número de profissionais para o atendimento deve ser o suficiente para o manuseio do paciente. Pode-se dizer que isso seria uma forma humanizada de tratamento, pois geralmente em serviços de saúde, quando o número de funcionário é insuficiente, há improvisos para atender a demanda.

Reaçoes às queimaduras

A pele é provida de terminaçoes nervosas capazes de captar cutaneamente estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos, por vários receptores especializados. Estes receptores alertam o sistema nervoso central sobre as sensaçoes externas, permitindo que haja resposta de uma açao determinada17.

Nas queimaduras superficiais, as camadas mortas da pele se desintegram e a epiderme se regenera e cobre as camadas inferiores. O crescimento ainda pode acontecer sem deixar cicatriz ou apenas uma pequena cicatriz ou queloide. Por ser superficial, essa queimadura nao destrói a derme.

Já as queimaduras profundas lesam a derme, sua regeneraçao é lenta e a cicatriz é vultosa. Esta área lesionada tende a contrair, desfigurando a pele e danificando o seu funcionamento20.

As queimaduras leves do trato gastresofágico e respiratório geralmente sao curadas sem adversidade. Todavia, as queimaduras mais graves causar estenoses, obstruindo a ingestao de alimentos e a troca gasosa pulmonar20. Nesse caso, pode ocorrer aumento do líquido extravascular pulmonar e a inalaçao do ar superaquecido e de fumaça contribui para aumento da mortalidade21.

Em crianças resultam em macroglossia, epiglotite, laringotraqueíte e bronquite. Na fase imediata, ocorre asfixia pela inalaçao de monóxido de carbono (CO) e cianeto, reduçao das trocas gasosas, diminuiçao da complacência pulmonar e torácica e aumento da resistência vascular pulmonar21.

Além da extensao das queimaduras pelas partes do corpo, o comprometimento completo das camadas de pele e tecidos profundos, a absorçao da fumaça e artigos tóxicos, idade inferior que 30 anos e superior de 60 anos sao preditivos de acréscimo na mortalidade. Em relaçao ao sexo, entre mulheres entre 30 a 59 anos a mortalidade é duas vezes maior21.

É importante à enfermagem atentar aos multifatores agravantes, que podem levar o paciente a óbito. A visao holística, neste caso, pode vir a evitar agravos e/ou desconfortos ao paciente, pois o cuidado com sua integralidade é de responsabilidade da equipe multiprofissional. Porém, deve-se ser observado pela equipe de enfermagem o que conduz para uma abordagem eficiente nos diagnósticos e intervençoes de enfermagem específicas.

Diante disso, deve-se levar em consideraçao todos os processos fisiológicos do paciente. Em relaçao à queimadura, percebe-se extenuaçao colinesterase no plasma, que tem maior probabilidade de morte do que em pacientes com maior atuaçao de colinesterase no plasma21.

A resposta hipermetabólica após amplas queimaduras é diferenciada por resposta hiperdinâmica com a crescente temperatura corpórea, elevaçao do gasto de glicose e oxigênio, aumento do desenvolvimento de CO2, glicogenólise, lipólise e proteólise. O traumatismo brusco em grandes queimados faz com que tem seu metabolismo aumente em até 200%, e as catecolaminas estao envolvidas nesse processo de hipermetabolismo21.

A assistência frente à dor, no manuseio das queimaduras, deve ser cuidadosamente percebida, pois essa sensaçao secundariamente pode dar início a diferentes outros fatores de riscos, principalmente ao psicoemocional.

Os elementos da família devem agir quanto cuidadores, orientados e auxiliados pela equipe de enfermagem, durante o internamento do resignado queimado, na residência e no processo de reabilitaçao. Entretanto, esse trabalho nao é simples, especialmente no período próximo à alta hospitalar, quando o risco de morte já foi superado, mas importantes sequelas corporais, psicoemocionais e sociais podem estar presentes e seguir sucessivamente o paciente queimado19.

Nesse sentido, familiares acompanhantes podem facilitar os procedimentos terapêuticos necessários. Essas pessoas, devidamente habilitadas e informadas pela própria enfermagem sobre conflitos, medo e aumento de responsabilidade sobre os cuidados, ainda darao continuidade aos cuidados à pessoa queimada nas atividades de banho e higiene corporal, alimentaçao, vestuário, medicaçao, curativo, conforto, segurança, interaçao psicoemocional e atividades reabilitadoras no ambiente hospitalar e domiciliar, mantendo o contato com a equipe terapêutica19.

Os procedimentos realizados ao paciente queimado variam a cada caso de queimadura, de acordo com o fator de exposiçao e ao fenômeno. No caso das queimaduras por exposiçao à eletricidade, devem ser avaliadas as condiçoes cardiológicas imediatas e observar riscos de lesoes profundas, além de lavagem abundante com água corrente, no mínimo 30 minutos. Em lesoes por substância básica, nos olhos, deve-se irrigar continuamente por 8 horas no mínimo22.

O cuidado inicial no próprio resgate pode ser essencial na prevençao do agravamento tardio do paciente. Entretanto, os profissionais de saúde precisam se preocupar em reanimar o estado fisiológico da vítima primeiramente, a fim de estabelecer um quadro estável, para que, posteriormente, ele possa ser avaliado seu estado físico e mental17.

No ato do resgate, o profissional deve estar seguro de possíveis riscos, e assim iniciar o atendimento, prevenindo lesoes, afastando a vítima do calor, protegendo a regiao afetada para evitar contaminaçao sem adicionar produtos caseiros. Quando a fonte da queimadura é elétrica, a energia deve ser desligada. Pomadas e outro medicamento ou material nao devem ser usados na queimadura no primeiro atendimento17.

No centro terapêutico a queimados, no ato da internaçao prescreve-se primeiramente a analgesia indicada pelo médico anestesista; logo após, o rompimento das bolhas e vesículas deve ser realizadas; em seguida, a balneoterapia é realizada com assepsia das feridas, com auxílio de água corrente, sabao neutro e sabao líquido degermante; e, por último, feito o curativo fechado com sulfadiazina de prata 1%, compressas e atadura de crepom22.

Após a internaçao, o curativo é efetivado todos os dias, com o paciente em jejum de oito horas e consta fundamentalmente de analgesia, abertura do curativo, limpeza das extensoes queimadas, debridamento das áreas necrosadas, higienizaçao do paciente e curativo com sulfadiazina22.

Na necessidade de enxerto, o paciente é ocluído e, após três dias, o curativo é aberto com utilizaçao de água corrente, estando o paciente sob efeito de analgésicos; em seguida, é feita a limpeza e higienizaçao do paciente; oclui-se a área enxertada com gaze vasilinada e atadura; oclusao da área doadora com pomada, compressa e atadura.

As escolas de formaçao devem inserir em suas disciplinas conteúdos que contemplem assuntos sobre a assistência de enfermagem a vítimas queimadas21. Principalmente por ser uma assistência de altíssima complexidade, pois um procedimento errado irá causar dor ao paciente, além da própria afliçao originada das queimaduras.


CONSIDERAÇOES FINAIS

A assistência de enfermagem está presente em todo o processo de vida do indivíduo, de forma preventiva ou assistencial, orientada por manuais, protocolos ou até mesmo o próprio ensino de sua formaçao, que orienta o enfermeiro a ter uma visao holística sob os pacientes, sendo que, no caso dos queimados, o comprometimento da pele nao é tudo. Além do cuidado com essa situaçao, é necessário tomar conhecimento dos fatores envolvidos, como o agente causador, desempenho dos vasos, quanto a sua funçao, local onde o acidente ocorreu, partes do corpo expostas, fenômeno que causou a lesao, além de vários outros achados.


REFERENCIAS

1. Ferreira MC, Paggiaro AO, Isaac C, Teixeira Neto N, Santos GB. Substitutos cutâneos: conceitos atuais e proposta de classificaçao. Rev Bras Cir Plást. 2011;26(4):696-702.

2. Madeira MZA, Oliveira EFV, Pereira N, Martins PC, Silva Júnior FJG. Assistência de enfermagem a pacientes vítimas de queimaduras: uma revisao da literatura. Rev Interdisciplin Novafapi. 2011;4(2):9-15.

3. Sakai RL, Bezerra FMM, Wada A, Pinto DCS, Mattar CA, Almeida PCC, et al. Enxerto de pele parcial para tratamento de sequela de queimadura cáustica em cavidade oral: relato de caso. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(1):47-50.

4. Salgado MI, Petroianu A, Burgarelli GL, Barbosa AJA, Alberti LR. Cicatrizaçao conduzida e enxerto de pele parcial no tratamento de feridas. Rev Assoc Med Bras. 2007;53(1):80-4.

5. Franco D, Gonçalves LF. Feridas cutâneas: a escolha do curativo adequado. Rev Col Bras Cir. 2008;35(3):203-6.

6. Schiozer W. Banco de pele no Brasil. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(2):53-5.

7. Coutinho BBA, Balbuena MB, Silva TF, Saad FT, Almeida KG, Almeida PYNG. Uso de retalhos microcirúrgicos em pacientes queimados: revisao da literatura. Rev Bras Cir. Plást. 2012;27(2):316-20.

8. Hochman B, Ferreira LM, Bôas FCV, Mariano M. Integraçao do enxerto heterólogo de pele humana no subepitélio da bolsa jugal do hamster (Mesocricetus auratus). Acta Cir Bras. 2003;18(5):415-30.

9. Vendramin FS, Franco D, Franco TR. Utilizaçao do plasma rico em plaquetas autólogo nas cirurgias de enxertos cutâneos em feridas crônicas. Rev Bras Cir Plást. 2010;25(4):589-94.

10. Oliveira TS, Moreira KFA, Gonçalves TA. Assistência de enfermagem com pacientes queimados. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(1):31-7.

11. Gathas AZ, Djaleta DG, Noviello DS, Thomaz MCA, Arçari DP. Atendimento do Enfermeiro ao Paciente Queimado Rev Eletrônica Unisepe, Saúde em Foco. 2011.

12. Freitas MC, Mendes MMR. Idoso vítima de queimaduras: identificaçao do diagnóstico e proposta de intervençao de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2006;59(3):362-6.

13. Brasil. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Amaral JJF, Paixao AC. Prevençao de acidentes na criança e adolescente [Acesso em: 9 de junho de 2013]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2013/Abr/25/prevencao_de_acidentes_na_crianca_e_adolescente.pdf

14. Barichello E, Silva MCV, Barbosa MH, Iwamoto HH. Diagnósticos de Enfermagem em Pacientes Internados por Queimadura. Enferm Glob. 2010;(20):1-8.

15. Cardoso L, Orgaes FS, Gonella HA. Estudo epidemiológico das queimaduras químicas dos últimos 10 anos do CTQ-Sorocaba/SP. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(2):74-9.

16. Martins CL, Elena M. Ocupaçoes Laborais com Maior Risco Para a Ocorrência de Queimaduras: Uma Análise da Literatura. XIII enpos [congresso]. 2011.

17. Sato DF, Bertolini SMMG. Ocorrência de acidentes domiciliares na infância e a identificaçao dos principais fatores de risco. In: V Mostra Interna de Trabalhos de Iniciaçao Científica; 2010; Maringá. Anais. Maringá: CESUMAR.

18. Souza TJA. Qualidade de vida do paciente internado em uma unidade de queimados. Rev Bras Cir Plást. 2011;26(1):10-5.

19. Goyatá SLT, Rossi LA, Dalri MCB. Diagnósticos de enfermagem de familiares de pacientes adultos queimados no período próximo à alta hospitalar. Rev Latino-am Enfermagem. 2006;14(1):102-9.

20. Harker LA. Manual Merck de Informaçao Médica. Saúde para a Família. Acidentes e lesoes Seçao 24, cap. 277. Versao online [Acesso em: 09 de junho de 2013]. Disponível em: http://www.manualmerck.net/?id=303

21. Lima OS, Limaverde FS, Lima OSF. Queimados: alteraçoes metabólicas, fisiopatologia, classificaçao e interseçoes com o tempo de jejum. Cap 91, 804-15 [Acesso em: 09 de junho de 2013]. Disponível em: http://www.saj.med.br/uploaded/File/artigos/Queimados.pdf http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692006000100014

22. Souza HA, Bravo MR. Espírito Santo. Secretaria Estadual. Hospital Dr. Dório Silva. Centro de Tratamento de Queimados Rotinas de Curativos [Acesso em: 09 de junho de 2013.]. Disponível em: http://www.saude.es.gov.br/default. asp?pagina=17306










Aluno de Graduaçao do curso de Enfermagem do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), Curitiba, PR, Brasil

Correspondência:
José Wylker Farias Almeida
Rua Frederico Stadler Junior 1183
Curitiba, PR, Brasil -CEP 82810-230
E-mail: wylker_nasdac@hotmail.com

Artigo recebido: 11/6/2013
Artigo aceito: 25/6/2013

Trabalho realizado no Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, PR, Brasil.

© 2024 Todos os Direitos Reservados