793
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Tratamento de queimaduras em pacientes idosos

Treatment of burns in elderly patients

Wandir Schiozer

A elevaçao da expectativa de vida da populaçao brasileira traz um aumento da incidência de queimaduras em idosos. Modificaçoes sociais e da estrutura familiar fazem com que grande parte dessa faixa etária nao conte com o auxílio de pessoas mais jovens e, portanto, tenha que se expor a riscos de acidentes ao desempenhar tarefas domésticas. Esse grupo de pacientes representa um desafio para os que tratam das queimaduras.

O índice de sobrevida entre os idosos é muito desfavorável quando comparado a pacientes de outras faixas etárias, inclusive crianças. Portanto, deve ser considerado que idosos vítimas de queimaduras requerem um cuidado maior e medidas diferenciadas. Entretanto, no que tange às queimaduras, ainda nao está bem estabelecido quais seriam essas medidas ou condutas específicas aos idosos1.

O tratamento de queimaduras em idosos pode variar de acordo com o serviço. Alguns defendem hidrataçao reduzida e tratamento conservador e prolongado da ferida2, outros advogam condutas mais agressivas, com hidrataçao plena, monitorizaçao invasiva, excisao e enxertia precoce das feridas3. Embora o tratamento cirúrgico mais agressivo e precoce diminua as complicaçoes, mortalidade e tempo de hospitalizaçao, de forma geral, nao foi demonstrado aumento de sobrevida nesse grupo. O senso geral é de que os grandes queimados idosos tendem a evoluir mal, apesar de todos os cuidados e técnicas disponíveis. Entretanto, embora o tratamento cirúrgico precoce nao indique maior sobrevida, possibilita reabilitaçao mais positiva para o paciente idoso3. Os idosos que sobrevivem a grandes queimaduras necessitam de cuidados especiais e maior suporte por meses após o trauma, o que compromete sua independência e suas relaçoes familiares e sociais.

A longevidade humana tende a aumentar e aos pacientes devem ser dadas todas as oportunidades de recuperaçao do trauma térmico, com o mínimo de sequelas possíveis. Os aspectos médicos, sociais e legais das queimaduras na populaçao senil devem ser mais bem estudados para melhorar à assistência ao idoso. Deve-se ressaltar, também, que ambientes domésticos mais seguros sao imperiosos para prevenir acidentes com a crescente populaçao idosa.

Wandir Schiozer
Editor


REFERENCIAS

1. Demarest GB, Osler TM, Clevenger FW. Injuries in the elderly: evaluation and initial response. Geriatrics. 1990;45(8):36-42.

2. Housinger T, Saffle J, Ward S, Warden G. Conservative approach to the elderly patients with burns. Am J Surg. 1994;148(6):817-20.

3. McGill V, Kowal-Vern A, Gamelli RL. Outcome for older burn patients. Arch Surg. 2000;135(3):320-5.

© 2024 Todos os Direitos Reservados