Raquel Pan1, Luana Aparecida Araújo Santos2, Júnia Lanny Sousa Silva3, Pierre Rodrigues Bernadino4, Adriana Cristina Nicolussi5
DOI: 10.5935/2595-170X.20240013
RESUMO
OBJETIVO: Analisar as evidências científicas sobre o ensino de queimaduras nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina da Iberoamérica.
MÉTODO: Revisão integrativa que utilizou as bases de dados: PubMed, CINAHL, LILACS, Scopus, Web of Science e Embase, além de busca manual no Google Acadêmico® e em revistas científicas nacionais e internacionais. Foram critérios de inclusão estudos primários publicados em inglês, português ou espanhol entre janeiro de 2014 a dezembro de 2023. Utilizou-se análise indutiva para interpretação dos dados.
RESULTADOS: 2595 referências foram identificadas, sendo incluídos dois artigos pela busca nas bases de dados e mais outros seis pela busca manual, totalizando oito estudos. Duas categorias foram elaboradas a partir da leitura dos artigos. Evidenciou-se que existem lacunas no ensino de queimaduras nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina identificados, fazendo com que estudantes recorram a cursos extracurriculares como complemento à formação acadêmica. Graduandos que tiveram contato prático em Unidades de Tratamento de Queimaduras ou centros de simulação obtiveram melhores resultados nas pesquisas realizadas. Apesar dos estudos abordarem a importância da temática, reforçam que existem problemas de recursos para implementação de melhorias.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A maioria dos estudos apontou que existem lacunas na grade curricular dos cursos e nas atividades práticas dos estudantes durante o estágio supervisionado. É necessário aprimoramento dos conteúdos ministrados e delimitação precisa sobre campos de estágio e cenários simulados para que o ensino de queimaduras nos cursos de graduação seja fortalecido.
Palavras-chave: Queimaduras. Ensino. Enfermagem. Medicina. Universidades.
ABSTRACT
OBJECTIVE: To analyze scientific evidence regarding the teaching of burn care in undergraduate Nursing and Medical courses in Ibero-America.
METHODS: An integrative review was conducted using the following databases: PubMed, CINAHL, LILACS, Scopus, Web of Science, and Embase, in addition to manual searches on Google Scholar and in national and international scientific journals. Primary studies published in English, Portuguese, or Spanish between January 2014 and December 2023 were included as eligibility criteria. An inductive analysis was used to interpret the data.
RESULTS: A total of 2595 references were identified, with two articles included through database searches and six others through manual searches, totaling eight studies. Two categories emerged from the analysis of the articles. It was evident that there are gaps in the teaching of burns in the undergraduate Nursing and Medicine courses identified, causing students to resort to extracurricular courses as a complement to their academic training. Students who had practical experience in Burn Treatment Units or simulation centers achieved better results in the studies reviewed. Despite the studies highlighting the importance of the topic, they emphasize existing resource constraints for implementing improvements.
FINAL CONSIDERATIONS: The majority of the studies pointed out that there are gaps in the courses curriculum and in the practical activities of students during the supervised internship. It is necessary to improve the content taught and precise delimitation of internship fields and simulated environments so that the teaching of burns in undergraduate courses is strengthened.
Keywords: Burns. Teaching. Nursing. Medicine. Universities.
INTRODUÇÃO
As queimaduras se caracterizam por um dano total ou parcial à pele ou a outros tipos de tecidos orgânicos mais profundos como músculos e tendões causado por agentes associados ao calor, radioatividade, eletricidade ou contato com substâncias químicas potencialmente lesivas1. São um problema de saúde global e estima-se que cerca de 180 mil pessoas morram no mundo por ano em decorrência dessas lesões1.
No Brasil, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas se queimem por ano, dentre as quais 100 mil procuram avaliação hospitalar e cerca de 2.500 desses pacientes falecem direta ou indiretamente por consequência das lesões causadas por queimaduras2.
Nesse sentido, o conhecimento sobre as condutas a serem tomadas nos casos de pacientes queimados é de extrema importância para os profissionais da saúde, a fim de reduzir a morbimortalidade nesses casos, e obter informações sobre o conhecimento dos futuros profissionais sobre o tema é fundamental, pois esse conhecimento influenciará na qualidade do cuidado prestado3.
De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2018, existiam 1.041 cursos ativos de graduação em Enfermagem no Brasil e dados levantados por estudo de demografia médica indicam 357 cursos de Medicina em atividade no país, com cerca de 37 mil alunos em formação4,5. Há um número muito grande de profissionais se formando e entrando no mercado de trabalho todos os anos, sendo assim, é de extrema relevância que se saiba como o ensino de queimaduras desses profissionais acontece nos centros de formação, já que os profissionais enfermeiros e médicos compõem a equipe base de assistência multidisciplinar a um paciente queimado.
Tendo em vista que as queimaduras se configuram como um proeminente problema de saúde global e considerando a importância da assistência profissional adequada e qualificada no atendimento às vítimas, conhecer sobre o ensino de queimaduras se torna fundamental. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre o ensino de queimaduras nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Iberoamérica.
MÉTODO
Esta é uma revisão integrativa da literatura que seguiu as seguintes etapas: identificação do tema e escolha da questão norteadora; escolha dos critérios de inclusão e exclusão dos estudos e busca na literatura; escolha das informações a serem utilizadas dos artigos; categorização dos estudos; análise detalhada dos dados; discussão e interpretação dos resultados, além da síntese e conclusão do conhecimento6.
O estudo teve como ponto de partida a questão norteadora: ''Qual o conhecimento científico produzido acerca do ensino de queimaduras nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina na Iberoamérica?". Para sua definição, foi utilizada a estratégia PICo, trazendo o P como estudantes de graduação em Enfermagem e Medicina e coordenadores, I como ensino de queimaduras e Co como cursos de graduação em Enfermagem e Medicina da Iberoamérica7.
A busca na literatura foi realizada em janeiro de 2024, sendo utilizadas as bases de dados: National Library of Medicine (PubMed); Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Scopus; e Science Citation Index, Social Science Citation Index, Arts and Humanities Citation Index, Current Chemical Reactions e Index Chemicus (Web of Science), compiladas pelo Institute for Scientific Information (ISI).
Para seleção dos descritores, foram utilizados o Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e o Medical Subject Headings (MeSH), sendo usada a estratégia de busca de acordo com cada base de dados, e para esta revisão foram considerados os seguintes descritores (em português, inglês e espanhol), bem como seus respectivos sinônimos: "Queimaduras", "América Latina", "Espanha", "Guiné equatorial", "Portugal", "Educação em enfermagem", "Estudantes de enfermagem" "Educação de graduação em medicina" e "Estudantes de medicina", com os operadores boleanos AND, OR e AND NOT.
Foram incluídos na pesquisa estudos primários, originais, com abordagem qualitativa e/ou quantitativa, publicados na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol entre janeiro de 2014 e dezembro de 2023, que abordavam a temática do ensino de queimaduras nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina da Iberoamérica. Esse período foi selecionado para refletir as transformações mais recentes nas práticas de ensino sobre queimaduras, tendo em vista as revisões curriculares e os avanços tecnológicos introduzidos nos cursos de Enfermagem e Medicina. Foram excluídos do estudo monografias, dissertações e teses não publicadas, assim como, comentários, artigos de opinião e editoriais.
A triagem inicial dos títulos e resumos foi realizada de forma independente e às cegas por dois pesquisadores, sendo as discrepâncias resolvidas por um terceiro pesquisador. Foi utilizado o software Rayyan, que facilita a inserção de todas as buscas em um só lugar, permite a leitura às cegas e torna possível as exclusões e inclusões dos estudos de maneira facilitada.
Após o processo de triagem dos títulos e resumos, procedeu-se com a leitura dos textos completos e com a avaliação da elegibilidade das referências selecionadas. Esse processo foi realizado por quatro revisores que, de forma conjunta, fizeram sua leitura na íntegra, bem como a análise dos textos que respondiam ao objetivo desta pesquisa.
Após a realização das buscas nas bases de dados indexadas e a leitura criteriosa dos títulos e resumos, constatou-se que, apesar do elevado número de artigos encontrados, a maioria não estava relacionada diretamente ao objeto de estudo. Dessa forma, com intuito de ampliar o universo do estudo, foram feitas também extensas buscas personalizadas de maneira individual em ferramentas como o Google Acadêmico®, além de revistas nacionais e internacionais, como a Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) e a Burns, periódico científico da International Society for Burn Injuries (ISBI) sobre o ensino de queimaduras, que pudessem contar com artigos relacionados com o tema desta revisão para se assegurar que nenhum estudo relevante fora excluído durante a seleção.
Foi elaborado um quadro para facilitar a extração dos dados das publicações, contendo as seguintes informações: autores, ano, local, área e nível de evidência da publicação, objetivos, tipo de estudo, procedimentos de coletas de dados e participantes, e principais resultados8. A síntese dos dados dos estudos revisados foi conduzida por meio da extração dos principais elementos de cada artigo, organizando-os em categorias específicas para facilitar a análise e a leitura sistemática.
Esse procedimento foi consolidado em um quadro, como dito anteriormente, que atuou como uma ferramenta essencial para assegurar a padronização e a clareza dos dados, além de otimizar sua interpretação. A estrutura do quadro permitiu uma organização detalhada das informações, favorecendo uma análise mais precisa e eficiente dos resultados. A partir daí, utilizaram-se as premissas da análise temática indutiva, que é representada por três fases sendo elas: Preparação, organização e preparação dos resultados9.
RESULTADOS
Ao todo, foram encontradas 2589 referências por meio de busca sistematizada nas bases de dados, número esse expressivo devido à amplitude de descritores de busca com o objetivo de selecionar todos os artigos possíveis de serem utilizados nessa revisão. Desses, 72 estavam duplicados. Portanto, foram lidos 2517 títulos e resumos às cegas e em pares, sendo 2515 excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão, restando dois artigos para leitura na íntegra. Este resultado pode ser justificado ao considerar a possibilidade de alguns artigos não estarem indexados nas bases de dados selecionadas para pesquisa, no momento em que a busca sistematizada foi realizada.
As buscas manuais em ferramentas como o Google Acadêmico® e nas revistas nacionais e internacionais citadas anteriormente apresentaram seis artigos referentes à temática que, juntamente com os dois anteriores, foram submetidos à leitura na íntegra em pares e às cegas. Todos eles atenderam aos critérios de inclusão, portanto, foram incluídos oito artigos, sendo dois por meio da seleção nas bases de dados e seis na busca manual (Figura 1).
Destes oito artigos, cinco abordavam exclusivamente a educação no curso de Enfermagem, dois exclusivamente no curso de Medicina e um artigo abordava o tema educação de queimaduras em ambos os cursos. Todos os estudos foram desenvolvidos no Brasil e publicados em língua portuguesa, sendo três de abordagem quantitativa, dois de caráter qualitativo, um descritivo de corte transversal, um de aspecto observacional e um relato de experiência. Desses estudos, todos foram desenvolvidos no Brasil, sendo quatro na Região Sul, três na Região Sudeste e um na Região Nordeste, entre os anos de 2014 a 2023 (Quadro 1).
Referente à amostra, foi identificado que em quatro artigos era composta por estudantes de Enfermagem, em dois por estudantes de Medicina, em um estudo por graduandos de ambos os cursos e em apenas uma das pesquisas ocorreu a participação de coordenadores do curso de Enfermagem. Com relação às instituições de ensino superior na qual pertenciam os participantes dos oito artigos, foi observado que em três os integrantes pertenciam a intuições públicas ou privadas, em três ocorreu a participação apenas de pessoas que estavam vinculadas a instituições públicas de ensino e em dois estudos essa informação não foi mencionada.
A partir da leitura exaustiva dos artigos foram elaboradas duas categorias temáticas: "Contato com a temática e sua repercussão para os estudantes" e "Recursos de ensino sobre queimaduras e sua influência no processo ensino-aprendizagem".
A primeira categoria diz respeito aos estudos que abordavam os alunos que já tinham tido algum contato prévio com a área antes da graduação e o contato do graduando durante o curso. Evidenciou-se que aqueles que tinham contato prévio com a área da saúde como, por exemplo, os alunos que já eram técnicos em enfermagem antes da graduação obtiveram melhores resultados em instrumento feito sobre a área10. Quanto ao contato que o aluno teve com a temática durante sua formação no ensino superior, houve um padrão em todos os estudos analisados de que os alunos consideram que o contato com a área durante a graduação foi insuficiente.
Em uma instituição do interior de São Paulo, foi levantado que o tema "Queimaduras" foi abordado em apenas uma aula com carga horária de duas horas durante toda graduação em Medicina, dado alarmante quando se leva em consideração a gravidade e a complexidade do paciente queimado11. Relacionado a isso, outro artigo traz que faltam estudos, tanto no Brasil quanto no mundo, que avaliem o conhecimento de médicos e estudantes de Medicina sobre o atendimento a pacientes queimados. Essa avaliação é crucial para identificar dificuldades e deficiências no atendimento inicial, o que permite criar metas e planos para melhorar o conhecimento nessa área12.
Um estudo mostrou a análise feita dos currículos de quatro instituições do curso superior de Enfermagem da região metropolitana de Maringá e revelou que há limitações no conhecimento prestado, com disciplinas com pouca carga horária e sem formas claras de avaliação, além de não darem ênfase em pacientes críticos13. Para suprir essa lacuna na grade curricular, muitas vezes os alunos lançavam mão de outros recursos como cursos complementares, congressos e palestras extracurriculares para maior aprofundamento no tema14.
Diante das transformações no acesso aos cuidados de saúde, dos avanços tecnológicos e da complexidade crescente no atendimento aos queimados, é fundamental integrar estratégias de ensino ativo, como simulação clínica, e-learning, aulas dialogadas e estudos de caso. Com isso, um dos estudos demonstrou que o uso de diferentes abordagens pedagógicas, como aulas dialogadas, discussões de casos clínicos, ambientes virtuais e práticas simuladas, foi fundamental para melhorar o ensino sobre o atendimento a vítimas de queimaduras15. Essas metodologias diversificadas permitiram atender a diferentes estilos de aprendizagem, promovendo maior engajamento dos alunos. Essas metodologias são indispensáveis tanto na formação de enfermeiros quanto no treinamento de equipes multiprofissionais de saúde15.
Nesse viés, é necessário propor a inclusão de práticas de simulação realística como uma estratégia eficaz para aprimorar a formação teórico-prática e preparar melhor os profissionais de enfermagem16.
Dentro da categoria "Recursos de ensino sobre queimaduras e sua influência no processo ensino-aprendizagem", foram criadas duas subcategorias: a primeira diz respeito aos "Recursos teóricos" e a segunda aos "Recursos para vivência prática: cenários reais e ambientes simulados".
Indo ao encontro do que fora elucidado na primeira subcategoria, o tema é abordado de forma insatisfatória nas escolas formadoras desses profissionais no Brasil, e esbarra nos recursos para sua implementação de forma mais eficiente. O conhecimento teórico e a articulação dos saberes é de extrema importância para direcionamento das práticas fundamentadas em saúde, essenciais aos profissionais que vão lidar com a complexidade dos casos com pacientes queimados13.
O ensino para estudantes e profissionais de saúde envolvidos no cuidado a esses pacientes deve fornecer conhecimento básico de avaliação e gerenciamento de queimaduras no contexto emergencial, assim como a médio e longo prazo de pacientes com queimaduras graves, abrangendo toda a equipe multidisciplinar15.
Ao ser abordada a vivência prática desses alunos, um artigo traz que menos de 30% dos alunos de Enfermagem tiveram oportunidades em contexto real de realizar atendimento em pacientes com queimaduras em instrumento aplicado em estudantes de universidades da Região Sul do Brasil16. Em outro estudo realizado com estudantes de Medicina de universidades da Região Nordeste do Brasil, houve diferença estatística significante (p<0,05) no conhecimento sobre temas como volume total de hidratação (VTH), fórmulas de hidratação e tipo de fluido a ser infundido em paciente com queimaduras naqueles que passaram por estágio prático em Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) em comparação com aqueles que não passaram pelo estágio12.
Outro dado postulado traz que cerca de 83,1% dos alunos nos últimos dois anos do curso de graduação em Enfermagem e Medicina não tiveram contato com pacientes queimados em outro âmbito que não fosse o emergencial, dado alarmante, tendo em vista que o atendimento ao paciente queimado é tarefa delicada e específica14.
Em um outro estudo em que acadêmicos de Enfermagem puderam vivenciar experiências práticas em Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), destacaram-se dois pontos: O primeiro diz respeito à gama de sentimentos despertados através do contato com o paciente com queimaduras, trazendo a empatia como destaque e fruto dessa interação, repercutindo positivamente na qualidade do serviço prestado. O segundo reforça a ideia da importância do conhecimento científico na formação desses profissionais, habilidades técnicas e científicas são cruciais na sua formação. Levando em conta a visão positiva dos alunos que puderam ter essa vivência prática, não se pode abster da necessidade da extensão do contato com o paciente para o preparo teórico e prático dos futuros profissionais da área em sua totalidade, a fim de estimular o comprometimento da assistência ao paciente com queimadura17.
Da análise dos artigos incluídos nesta revisão, foi possível observar que as queimaduras foram abordadas como sendo condições agudas e que geram repercussões imediatas e necessidade de intervenções rápidas e eficazes. Entretanto, ressalta-se a necessidade de considerar que pacientes que sofreram lesões por queimaduras também vivenciam condições que se estendem mesmo após os cuidados iniciais ofertados nos serviços de saúde, o que pode incluir múltiplas cirurgias ao longo da vida e reabilitações prolongadas. Dessa forma, é necessário perceber e reconhecer as queimaduras como condição crônica para que pacientes, familiares e rede apoio sejam acolhidos e cuidados ao longo de todo o tratamento e as instituições de ensino abordem a temática considerando também esses aspectos.
A comparação entre os cursos de Enfermagem e Medicina evidencia que ambos enfrentam desafios significativos na formação sobre queimaduras. Ambos os grupos de estudantes se sentem inadequadamente preparados, mas a experiência prática se destaca como um diferencial importante para a confiança e a competência no atendimento aos pacientes com queimaduras14,17. Os alunos de Enfermagem relataram que o tema "Queimaduras" foi abordado de forma limitada, frequentemente em poucas aulas com carga horária reduzida16. Em algumas instituições, esse conteúdo era discutido em apenas uma aula de duas horas ao longo de toda a graduação. Essa abordagem levou os alunos a buscarem recursos complementares, como cursos extracurriculares e congressos, para suprir a lacuna no ensino16. A vivência prática em cenários reais foi limitada, com pequena parcela dos alunos tendo tido oportunidades de atender pacientes com queimaduras em ambientes clínicos13,16. Essa falta de experiência prática pode comprometer a confiança e a competência dos futuros enfermeiros no atendimento a esses pacientes17.
Da mesma forma, os estudantes de Medicina também expressaram preocupação com a escassez de conteúdos sobre queimaduras em seus currículos11,14. Em algumas instituições, o ensino foi considerado insuficiente, com relatos de que a carga horária dedicada ao tema não condizia com a complexidade do atendimento a pacientes com queimaduras14. Aqueles que tiveram a oportunidade de realizar estágios práticos em Unidades de Tratamento de Queimados (UTQs) demonstraram conhecimento significativamente superior sobre aspectos críticos do tratamento em comparação com aqueles que não passaram por essa experiência12.
Isso sugere que a experiência prática em ambientes clínicos é crucial para a formação adequada dos estudantes, podendo se beneficiar da inclusão de simulações e práticas mais intensivas15. De acordo com isso, é imperativo que as instituições de ensino busquem maneiras de integrar mais efetivamente o ensino teórico e prático, além de considerar a inclusão de simulações e experiências clínicas mais amplas para garantir uma formação adequada e eficaz para os futuros profissionais de saúde15.
DISCUSSÃO
Pensando em como o contato com o tema, seja ele prévio ou durante a graduação, repercute na formação profissional e no tipo de serviço prestado pelo graduando quando inserido no mercado de trabalho, faz-se necessário um diagnóstico preciso das deficiências acadêmicas e necessidades do setor profissional quanto às competências a serem adquiridas por esse até então estudante.
Ao ser inserido no mercado de trabalho com deficiências em sua formação e pouca exposição ao tema, resta ao setor de saúde atuar no preparo do profissional contratado, o que pode trazer gastos ao setor final18,19. É enorme a importância da identificação e implementação de estratégias educacionais que garantam uma formação sólida e abrangente, preparando os graduandos para os desafios reais do mercado de trabalho e, assim, reduzindo a necessidade de formação complementar posteriormente20.
Da análise dos artigos, observou-se a falta de integração entre ensino e prática, uma vez que, em muitas instituições, não há vinculação efetiva com CTQs12. A baixa implementação de estratégias educacionais, bem como a falta de padronização dos currículos e das diferentes formas de avaliação dos alunos também foram mencionadas como questões relevantes16.
Exemplificando como o tema pode ser inserido de forma teórica nas grades curriculares dos cursos da área da saúde, um estudo propõe o modelo curricular baseado e adaptado do Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ), idealizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), que tem como finalidade prestar orientação e conhecimento em atendimentos e condutas para vítimas de queimaduras. Propostas como essa, de baixo custo e complexidade, e fácil disseminação entre estudantes e profissionais em educação continuada, são excelentes exemplos de recursos teóricos para maior implementação do tema21.
Tratando-se das estratégias de vivência prática, é importante destacar o estágio curricular supervisionado, que possibilita ao estudante ter uma visão ampla e concreta de sua futura profissão. Além disso, oportuniza ao aluno se situar, observar e aplicar de forma criteriosa e reflexiva, princípios e referenciais teórico-práticos que foram apreendidos no decorrer do curso. Uma formação acadêmica insuficiente em atividades práticas pode levar a falhas no atendimento desses pacientes em contextos que esse futuro profissional atuará22.
Contudo, apesar da grande importância das atividades práticas na formação dos profissionais de saúde, nem sempre há vínculo à instituição de ensino e unidades de referência para tratamento de queimados, sendo assim, há alternativas para amenizar esse déficit por meio de práticas simuladas em laboratórios especializados, os quais procuram reproduzir os aspectos essenciais de um cenário clínico real, permitindo aos estudantes a aproximação e a realização de procedimentos anteriormente à sua inserção nos serviços de saúde. Além do aspecto educacional, do ponto de vista ético, esse recurso é de grande valia, já que o aluno, ainda sem experiência, é colocado em um ambiente mais seguro de aprendizagem, além da maior segurança para o paciente13.
Referente aos cuidados de saúde em equipe prestados ao paciente com queimaduras, destaca-se a importância do cuidado multiprofissional, que é crucial na recuperação e durante todo o tratamento do paciente. Assim, o ensino de queimaduras deve abordar esse cuidado de forma integral e considerando a multidisciplinaridade nos cursos de graduação.
Dessa forma, os cuidados direcionados aos pacientes devem envolver toda a equipe de saúde e não se restringem somente a cuidados emergenciais, mas também um tratamento direcionado, demorado e muito importante para a reabilitação completa e com a menor quantidade de sequelas possíveis23.
Nesse sentido, observou-se a necessidade de reavaliar a perspectiva sobre queimaduras, tratando-as não apenas como uma condição aguda, mas também como uma condição crônica, já que o paciente pode necessitar de longos períodos de hospitalização, cirurgias diversas, reabilitação prolongada e perdurar por toda a vida. Isso implica na necessidade de mudanças na assistência prestada aos pacientes que sofreram queimaduras, considerando que tais lesões não apenas comprometem a saúde física, mas também afetam significativamente o estado psicológico e mental do paciente, influenciando sua autoestima e podendo desencadear outros problemas de saúde.
Este estudo revelou uma notável escassez de publicações sobre o tema na Iberoamérica, sendo observado que o Brasil, considerado um país de média renda24, representou o local que mais publicou sobre o ensino de queimaduras nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina.
Com esta revisão, buscou-se também entender sobre as disparidades regionais entre os países da Iberoamérica, visto que, em algumas localidades como Espanha e Portugal, espera-se que exista maior disponibilidade de recursos e infraestrutura, permitindo currículos abrangentes e atualizados, com ênfase em abordagens multidisciplinares que consideram tanto o atendimento emergencial quanto o suporte psicológico e reabilitação a longo prazo. Porém, não foram encontrados estudos publicados nesses países.
Já na América Latina, muitos países enfrentam limitações financeiras e estruturais, resultando em currículos mais restritos e foco excessivo no atendimento imediato, frequentemente sem a formação contínua necessária para educadores. Essas desigualdades comprometem a preparação dos profissionais de saúde, afetando a qualidade do atendimento a pacientes com queimaduras e suas necessidades complexas25.
Entretanto, não foi possível analisar as disparidades existentes entre os países, pois nenhum outro local, além do Brasil, publicou dados sobre a temática. Pode ser que estudos tenham sido desenvolvidos, porém, com a ausência de resultados robustos, estes podem não ter sido enviados para publicação ou não foram aceitos.
Considerando que existe uma revisão sistemática desenvolvida em países de alta renda sobre o ensino de queimaduras26, este estudo foi pensado e desenvolvido com foco na Iberoamérica, por isso, a utilização dos idiomas português, espanhol e inglês, visto que os países da Iberoamérica falam português e espanhol, mas trabalhos poderiam ter sido publicados em inglês, que é o idioma em que as mais novas evidências científicas são publicadas ao redor do mundo.
Identificou-se que todos os estudos foram conduzidos no Brasil, portanto, sugere-se a realização de futuras pesquisas em outros países iberoamericanos, para que, assim, seja possível a compreensão sobre o ensino de queimaduras em outras localidades, a fim de se entender as disparidades existentes e propor alternativas para melhorias na área.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A maioria dos estudos apontou que existem lacunas na grade curricular dos cursos e nas atividades práticas dos estudantes durante o estágio supervisionado. São necessárias inserções curriculares mais claras sobre o tema, assim como delimitação mais precisa sobre campos de estágio e cenários simulados para o melhor aprendizado do tema. Há uma clara associação ao tema apenas com o cenário de urgência, desconsiderando outros âmbitos e os conceitos mais atuais de queimadura que a classificam como condição crônica. Evidencia-se também a necessidade de mudanças curriculares e adaptações nos cursos analisados para que ocorram melhorias no ensino do tema.
Observou-se que existem lacunas na literatura quanto ao número de estudos disponíveis sobre o tema, sendo necessário mais trabalhos que abordem o tema em suas diversas frentes para análise mais aprofundada, e em outros países da Iberoamérica, visto que só foram encontrados estudos provenientes do Brasil, apesar da ampla estratégia de busca.
Diante disso, analisar dados sobre o ensino de queimaduras permitiu identificar que o contato prévio com o tema repercutiu positivamente na formação acadêmica de médicos e enfermeiros e que lacunas no ensino do assunto nas instituições de ensino superior precisam ser sanadas, visando fornecer embasamento teórico-científico, para que melhorias na formação e nas práticas assistenciais possam ocorrer.
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Recebido em
30 de Setembro de 2024.
Aceito em
24 de Outubro de 2024.
Local de realização do trabalho: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil.
Pierre Rodrigues Bernardino recebeu bolsa de iniciação científica do CNPq para desenvolver parte deste trabalho.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver.