40
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Desafios e oportunidades da Sociedade Brasileira de Queimaduras durante a pandemia de COVID-19

Challenges and opportunities for the Brazilian Society of Burns during the COVID-19 pandemic

José Adorno

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) é uma sociedade científica e multiprofissional que tem como objetivo promover o conhecimento e aprimorar o cuidado na área de queimaduras no Brasil. A instituição realiza diversos tipos de atividades, incluindo eventos científicos, programas de treinamento, campanhas de conscientização pública e colaboração com outras organizações. Durante os últimos 4 anos à frente da presidência desta instituição, fomos norteados por motivações de integração, parceria, cooperação, compartilhamento de funções, atribuições e fortalecimento de profissionais de todas as áreas envolvidas. Ao assumir a responsabilidade de dar continuidade ao papel importante que esta instituição tem desempenhado no cuidado às queimaduras desde sua fundação, em 1986, com ilustres profissionais que me antecederam, tinha consciência de que precisávamos avançar mais.

Em primeiro encontro na Jornada de Belo Horizonte, em 2019, apresentei ideias organizadas em que citava o eixo da gestão: integrar, aproximar, coparticipar para mudar e crescer. Tínhamos que capilarizar ações e atrair mais profissionais interessados em um projeto progressista e com mais pragmatismo operacional para alcançar resultados melhores. Tornar a sociedade mais aberta, inclusiva e motivar a participação na atividade societária em todos os aspectos. Existia um plano embrionário para essa construção. Não inteiramente delineado, e nem deveria, se a proposta era construir juntos, alavancando ideias existentes e originais, mas dispersas e ainda não agrupadas. Assim, seríamos uma sociedade mais forte em que pudéssemos aumentar o interesse e reconhecimento da essencialidade e responsabilidade da atividade societária como organização civil organizada, especializada e com poder de mudança em todos os níveis. O propósito da SBQ é acelerar mudanças em busca de melhoria no âmbito SUS.

As oportunidades surgem das dificuldades. A pandemia de SARS-CoV-2 nos assolou e todos nós tivemos que nos reorganizar, desde projetos pessoais, profissionais, institucionais, governamentais e não governamentais. Ao lado das ameaças e incertezas da catástrofe infecciosa, que culminou com grande número de óbitos e pressão no sistema de saúde, houve, em nossos profissionais, sentimento de coesão, agrupamento, fortalecimento, de enfrentar juntos. Com este espírito, o planejamento inicial delineado em Belo Horizonte voltou a ser estratégico e oportuno. Catalisou a formação de uma grande equipe em que sou incapaz de nomear todos sem que cometa alguma injustiça. Os resultados alcançados foram pelo grande espírito de colaboração e pertencimento à nossa sociedade.

Portanto, neste período de 2019 a 2022, como presidente da SBQ, busquei maior organização institucional, racionalizando uso de recursos limitados e equipe administrativa mais eficiente e que fosse parte importante na dinâmica de integração nacional, melhorando e facilitando contato com a instituição; modernização de processos e mais agilidade na comunicação social; integração efetiva de profissionais em comitês específicos para colaborar na construção de conteúdos e diretrizes.

O distanciamento físico da pandemia nos obrigou a buscar aproximação à distância; instrumentalizamos a busca de informações acerca de todos que faziam das queimaduras atividades assistenciais, profissionais ou voluntárias. Em todos os eventos buscamos inclusão e fortalecimento dos mais distantes das atividades da instituição. Cursos, treinamentos e capacitações foram idealizados para que não parássemos. A parceria com SIG Queimaduras da RUTE tornou-se estratégica para que alcançássemos, em qualquer lugar do país, profissionais e serviços com informações e discussões práticas, incluindo como organizar serviços para enfrentar a pandemia. Mapeamos profissionais e serviços. Passamos a nos conhecer mais. Comunicamos em reuniões científicas nacionais e internacionais sobre oportunidades e dificuldades que temos em nosso país.

Os desafios foram e ainda são muitos, mas estou seguro de nossa evolução como instituição. Mais unidos, mais fortes e com maior organização institucional buscamos aproximações institucionais, especialmente com órgãos e autarquias que recomendam, operacionalizam, monitoram serviços e políticas de saúde. O Ministério da Saúde e outros órgãos responderam à manifestação institucional para colaborar na revitalização da agenda perdida das queimaduras como grave problema de saúde no Brasil. A Portaria 1.273, de 2000, é nossa última referência de normatização. Há muitos anos nosso setor requer mais atenção a este trauma. Nosso país urge diminuir a quantidade de vítimas por queimaduras. Podemos alcançar melhores resultados diminuindo mortalidade e oferecendo melhor cuidado aos acometidos pelo infortúnio do trauma. Uma rede integrada de assistência, articulada para respostas regionais ou nacionais. Universal em seu alcance e equânime em acesso.

Diante da presidência da SBQ, assumi o propósito de, ao lado de todos, ser uma instituição para acelerar mudanças e melhorias de políticas em prevenção, tratamento, reabilitação e pesquisa. Culminamos, em julho de 2022, junto com o Ministério da Saúde, com a realização histórica doI Workshop sobre Discussão e Avaliação da Linha de Cuidado na Rede de Assistência à Queimaduras no Âmbito do SUS. Representou um marco documental para construção da política universal, integral e equânime das queimaduras em nosso país. Tenho certeza de que seguiremos com essa agenda. Os desafios são muitos, mas tenho absoluta convicção de que conseguiremos avançar mais unidos e mais fortes. Com interdisciplinaridade e inovações de cuidado.

Cirurgião Plástico; Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (2019-2022); Membro do Núcleo de Queimaduras do Conselho Federal de Medicina; Coordenador de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Santa Lucia Sul/DF, Brasília, DF, Brasil. E-mail: adornog@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4966-8859

© 2024 Todos os Direitos Reservados