901
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo Original

Causas de queimaduras em crianças atendidas em um hospital público de Alagoas

Causes of burns in children at a public hospital of Alagoas

Maria Goretti Lins Moraes1; Emilenny Lessa dos Santos2; Alenilza Bezerra Costa3; Maria Rosa da Silva4; Keila Cristina Pereira Nascimento Oliveira5; Maria da Piedade Gomes de Souza Maciel6

RESUMO

OBJETIVO: Conhecer as causas de queimaduras em crianças de 0 a 5 anos atendidas em um hospital público de Maceió, Alagoas.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, observacional, de recorte retrospectivo, do tipo descritivo, com dados dos prontuários de crianças atendidas em Centro de Tratamento de Queimaduras do Estado, no período de janeiro 2012 a dezembro de 2015. Analisam-se as variáveis como agente causador, sexo, idade, regiao do corpo afetada, Superfície Corporal Queimada e grau de queimadura, por frequência simples e porcentagem, apresentados em tabelas, utilizando o programa Microsoft Office Excel® 2010.
RESULTADOS: Este estudo analisou 92 casos de queimaduras, destacando-se o sexo masculino como o mais acometido pelo agravo (78,95%). A regiao do corpo mais afetada foi o tórax, com média de 89%. A faixa etária de 0 a 1 ano foi a mais vitimada, com 57,89%, seguindo o segmento de 2 a 3 anos. Escaldadura por café, com índice 50%, foi o principal agente causador, seguido de água quente, com 47,62%, n=10, em 2012. O maior fator de risco foi o descuido dos adultos, prevalecendo queimaduras de segundo grau. Nao houve mortalidade.
CONCLUSAO: As causas de queimaduras em crianças estao relacionadas a escaldaduras com café e água quente, no momento das refeiçoes e manuseio de alimentos na cozinha, causando queimaduras de segundo grau, com predomínio do sexo masculino, acometendo principalmente o tórax e membros superiores.

Palavras-chave: Criança. Queimaduras. Prevenção de Acidentes. Acidentes Domésticos. Perfil de Saúde.

ABSTRACT

OBJECTIVE: To know the causes of burns in children from 0 to 5 years attended at a public hospital in Maceió, state of Alagoas.
METHODS: This is a quantitative, observational, retrospective, descriptive, cross-sectional study with data from the medical records of children attended at the State Burn Treatment Center from January 2012 to December 2015. The variables such as causative agent, sex, age, region of the affected body, Burned Body Surface and degree of burn were measured by simple frequency and percentage, presented in tables, using the program Microsoft Office Excel® 2010, are analyzed.
RESULTS: This study analyzed 92 cases of burns, with males being the most affected (78.95%). The region of the body most affected was the thorax, with an average of 89%. The age group from 0 to 1 year was the most victimized, with 57.89%, following the segment of 2 to 3 years. Coffee scald, with a 50% index, was the main causative agent, followed by hot water, with 47.62%, n=10, in 2012. The greatest risk factor was the neglect of adults, with second-degree burns prevalent. There was no mortality.
CONCLUSION: The causes of burns in children are related to scalds with coffee and hot water, at the time of meals and food handling in the kitchen causing second degree burns, predominantly male, affecting mainly the thorax and upper limbs.

Keywords: Child. Burns. Accident Prevention. Accidents, Home. Health Profile.

INTRODUÇAO

Queimaduras sao feridas que, na maioria das vezes, sao causadas por substâncias quentes ou frias que atingem a pele íntegra, provocando lesoes de diversos graus, causando danos que deixam profundas marcas e até sequelas físicas e neurológicas no corpo das crianças para o resto da vida1.

Sao classificadas quanto à profundidade, gravidade e extensao. O cálculo da extensao é determinado de acordo com a idade, usando a regra dos noves de Wallace e Pulaski, chamada Superfície Corporal Queimada (SCQ). Utiliza-se também o tamanho da palma da mao, que corresponde a 1%2. Se a SCQ for maior que 40%, maior a complexidade da lesao e do tratamento, e poderá até mesmo levar à morte3.

Queimaduras sao temas abordados na literatura internacional e nacional, com foco nas crianças menores. De acordo com dados da American Burn Association, nos Estados Unidos, queimaduras nao intencionais, em 201 5, foram a quinta causa principal de mortes envolvendo crianças de 1 a 4 anos e a terceira para crianças de 5 a 9 anos4. Durante anos, estudos informaram que mais da metade das queimaduras sofridas por lactentes e crianças pequenas provinham de água quente e vapor5. A cada ano, ocorrem mais de 450.000 ferimentos por queimaduras nos Estados Unidos. Entre 2007 e 2013, a proporçao de internaçoes por queimaduras por escaldaduras aumentou de 29,8% para 33,7%6.

No Brasil, estudos apresentam o perfil de acidentes com queimaduras em crianças: até 8 anos de idade, sexo masculino, membros superiores, cabeça e pescoço como a regiao do corpo mais afetada7. Daga et al.8 confirmam que prevalece a escaldadura em crianças menores de 5 anos. Grande parte das queimaduras acontece no ambiente domiciliar, principalmente na cozinha9.

O DATASUS expoe dados nacionais envolvendo todas as regioes da federaçao. De janeiro a agosto de 2016, houve um total de 2.223 casos de morbidade hospitalar por internaçao com CID 10, por queimaduras e erosoes. A regiao Nordeste apresenta os maiores índices, num total de 80 1 casos, seguida da regiao Sudeste, com 765 casos. No estado de Alagoas houve 39 casos10.

As queimaduras em crianças sao consideradas um importante problema de saúde pública, com grandes despesas financeiras no tocante ao tratamento.

Esses agravos podem ser evitados com medidas de prevençao praticadas nos ambientes frequentados pelas crianças, seja no domicílio, na escola ou em qualquer outro lugar. A prevençao de acidentes transpassa o eixo da promoçao da saúde11.

Portanto, torna-se necessário responder quais as causas de queimaduras em crianças de 0 a 5 anos atendidas em Centro de Tratamento de Queimaduras, no estado de Alagoas, visando conhecê-las, em âmbito local, a fim de dispor de subsídios para o planejamento em saúde, orientar as açoes de prevençao das queimaduras, a elaboraçao de açoes em educaçao em saúde e possíveis reduçoes nos índices de queimaduras em crianças.

Este estudo tem como objetivo conhecer as causas de queimaduras em crianças de 0 a 5 anos atendidas em um hospital público de Maceió, Alagoas.


MÉTODO

Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, observacional, de recorte retrospectivo, do tipo descritivo, com dados dos prontuários de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos de idade, atendidas em Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Geral do Estado, no período de janeiro 2012 a dezembro de 2015.

Os dados foram obtidos em prontuários, no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico. Foram selecionados 93 prontuários. A amostra analisada foi de 92 casos de crianças queimadas de 0 a 5 anos. Apenas um prontuário encaixou-se no critério de exclusao, estava ilegível, continha ortografia de difícil leitura.

Foi realizada a coleta de dados pelas autoras, no período de setembro a dezembro de 2016, por meio de um instrumento pré-estruturado, padronizado, desenvolvido pelas mesmas, que continha as variáveis primárias, como agente causador da queimadura, SCQ, sexo, idade, regiao do corpo afetada e grau de queimaduras. Secundárias: local do acidente e admissoes. Complementares: mortalidade, tipos de moradia e escolaridade dos pais.

Os dados do estudo foram digitados no programa Microsoft Office Excel® 2010. Analisados por frequência simples e porcentagem, posteriormente, os mesmos foram reagrupados descritiva-mente e apresentados sob a forma de tabelas.

Contou-se com a aprovaçao do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, sob o Parecer 1.707.252 e CAAE 5573.2016.3.0000.5011, conforme a Resoluçao nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, que trata de pesquisas envolvendo seres humanos.


RESULTADOS

Quanto ao agente causador, na Tabela 1, este apresentou prevalência em queimaduras com café quente nos anos de 201 3, 2014 e 2015 (50%, 47,37% e 40,63%, respectivamente); em segundo lugar, as queimaduras por água quente, em 2012 (47,62%, n= 10). As queimaduras por "outros" agentes causadores (1eite, óleo, doce, caldo de feijao e chapa quente) também apresentaram porcentagem considerável.




Prevaleceu a queimadura de 2° grau, com maior percentual em 2014 (60,61%, n=20), seguindo 20 12 com 66,67% (n = 22) as de 1° grau. Nao houve queimaduras solares. O que chama a atençao neste estudo sao os casos de queimaduras com eletricidade 9,38% (n = 3) em 2015, que afetam principalmente os quirodáctilos das maos.

Na Tabela 2 o sexo masculino é mais acometido pelo agravo do que o feminino. Avaliando a idade, foram divididos em categorias abrangendo ambos os sexos. A faixa etária de 0 a 1 ano foi a mais vitimada por queimaduras, apresentando em 2014 taxa de 57,89% (n= 1 1), seguindo o segmento de 2 a 3 anos, representando 47,62% (n=10) em 2012. Houve reduçao de acidentes por queimaduras nessa faixa etária nos anos seguintes.




O número de atendimentos de crianças com queimaduras, durante o período da pesquisa, foi de 93 casos. Apenas um atendeu o critério de exclusao, apresentava ortografia de difícil leitura. A amostra analisada foi 92 prontuários de crianças atendidas com queimaduras.

Conforme a Tabela 3, das 92 crianças atendidas, em 2014, das 19 crianças queimadas, atendidas no Centro de Tratamento de queimadura, 18 foram internadas, e apenas uma recebeu alta médica logo após os primeiros atendimentos. Os demais anos apresentaram 100% de admissoes, isto é, foram internados para continuar o tratamento e os cuidados específicos.




O tempo de admissao foi dividido em categorias distribuídas por quantidades de dias de hospitalizaçao; entre elas, a categoria de seis a nove dias de internaçao hospitalar prevaleceu em 2013 com taxa de 45%, n = 9. Nao houve mortalidade no período pesquisado.

Quanto à procedência das crianças que sofreram queimaduras, a maioria era proveniente do interior do estado 65% (n = 60), residente na capital 35% (n = 32). Dos 92 prontuários, apenas 1 1,95%, (n= 1 1), descreviam a "casa" como local do acidente. Em nenhum prontuário foram encontrados registros do tipo de moradia e escolaridade dos pais.

Pode ser observada, na Tabela 4, a associaçao da área do corpo atingida com a SCQ, mostrando a regiao do corpo mais afetada com as queimaduras. Prevaleceu o tórax, com maior porcentagem em 20 1 3 (89%, n= 17), seguindo, em ordem decrescente, braços, face, cabeça, pescoço, coxas, pernas, pé, nádegas e maos.




Em relaçao à SCQ, a maior distribuiçao encontra-se na faixa de 6% a 10%, que em 2012 exibe um percentual de 52%, (n= 1 1), apresentando uma diminuiçao em valores nos anos subsequentes.


DISCUSSAO

Escaldadura com líquidos superaquecidos em crianças, neste estudo, caracteriza o descuido dos pais ou cuidadores no momento das refeiçoes e no manuseio de alimentos na cozinha. É sabido que crianças sao imprevisíveis e podem puxar para si objetos com muita rapidez e destreza, ou até mesmo pegar com força objetos contendo líquidos superaquecidos, ocorrendo assim o derramamento sobre seu corpo.

A análise dos agentes causadores de queimaduras neste estudo evidenciou o café como agente principal, seguindo água quente. Prevaleceu a escaldadura, similarmente a outras literaturas8,12-14. Porém, Gervasi et al.7 divergem da literatura, ressaltando o fogo como principal agente etiológico.

Observou-se nesta pesquisa que, das crianças acidentadas, a maioria sofreu queimaduras de vários graus conforme o agente etiológico. Quanto mais aquecido, e quanto mais regioes corporais forem atingidas, maiores os danos na pele sensível das crianças. Há predominância das queimaduras de 2° grau, em conformidade com outros autores na literatura1,15-18.

Os achados deste estudo pontuam o sexo masculino como o mais atingido com queimaduras, corroborando outros estudos de resultados semelhantes7,9,19. Em outro estudo realizado no Hospital de Manzanillo, Cuba,pesquisadores encontraram 25 indivíduos (67,56%) masculinos13. Isso se deve ao fato de os meninos serem mais ágeis. Porém, Brito & Martins1, em seu estudo, evidenciaram o sexo feminino, de 1 a 4 anos de idade, como o mais acometido pelo agravo.

A faixa etária de 0 a 1 ano foi a mais vitimada por queimaduras, apresentando resultados condizentes com a literatura. No estudo de Santos & Sá, prevalece a idade de 0 a 1 ano20. Hernández et al.13 mostram que a maior prevalência foi na faixa etária de 0 a 5 anos, com 62,1 6%. No estudo realizado no Hospital Harlem em Nova York a maioria dos pacientes internados na Unidade de Tratamento de Queimaduras no período de janeiro de 2006 a maio de 20 17, eram crianças de 1 a 5 anos de idade19.

O tempo de admissao, isto é, o tempo de hospitalizaçao no CTQ, foi dividido em categorias. Distribuindo-se as quantidades de dias de hospitalizaçao das crianças, prevaleceu a categoria de seis a dez dias, alinhando-se a literatura. Sanches et al.18 encontraram uma média de internaçoes de 12 dias. Já Rocha Neta et al.9 assinalaram o tempo de internaçao de um a quatro dias. Moraes et al.12 referem tempo médio de 14,8 dias. O estudo realizado no hospital de referência na Regiao Amazônica encontrou valor próximo de 14,77 (DP= 17,79) dias de internaçao16.

Observa-se que nao houve mortalidade no período pesquisado, diferentemente do observado em outro estudo, que relata três óbitos17. Isso se deve à alta qualidade do tratamento oferecido no CTQ, e por ser a referência do serviço de alta complexidade de queimaduras, conforme a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).

Quanto à procedência das crianças que sofreram queimaduras, prevalecem os vindos do interior do Estado, a exemplo de estudo feito por outros autores9,16. Alguns autores identificaram a capital, divergindo dos demais1.

O ambiente doméstico é citado em vários estudos como o local onde ocorre a maioria das queimaduras. Já a cozinha é o compartimento da casa que contém objetos como o fogao, necessário ao preparo dos alimentos, e onde se realizam as refeiçoes, por isso, se verifica o maior índice dessas ocorrências, principalmente com líquidos superaquecidos.

Neste estudo, a casa aparece como principal local dos acidentes, corroborando com a literatura, que descreve acidentes em ambiente doméstico19, sendo 79% em crianças de 0 a 4 anos21.

Identificou-se durante a pesquisa a ausência de algumas informaçoes importantes nos prontuários para desenvolver melhor este estudo cientifico. Em nenhum prontuário foram encontrados registros do tipo de moradia e da escolaridade dos pais, limitando este estudo. Outros autores também perceberam ausência de informaçoes nos prontuários2,21.

Diante desse fato, ressalta-se que os registros feitos em prontuários sao documentos de suma importância e necessários na comunicaçao escrita entre profissionais da saúde e serviços, área da pesquisa, como também para a área jurídica.

A identificaçao do local da lesao é relevante para a avaliaçao das alteraçoes anatômicas durante e após a cicatrizaçao, visando acompanhar a evoluçao e prevenir sequelas maiores, principalmente na regiao de genitália e nas nádegas.

A amostra estudada destaca o tórax como a regiao do corpo mais afetada com as queimaduras, seguida por braços, face, cabeça e coxas. Outros trabalhos apresentam dados compatíveis, como o estudo realizado no Pronto-Socorro Público de Sao Luís do Maranhao (pescoço, tórax e dorso em 28,5%, n = 6)9. Outros autores anotaram membros superiores e face15. Moraes et al.12 observaram membros superiores (65,3%) e tronco (59,9%) como os mais frequentes.

Importante salientar que no estudo realizado no pronto atendimento no Centro-Oeste, as regioes do corpo mais atingidas foram cabeça, pescoço, tronco, membros superiores e membros inferiores (76-90,5%)1. Diferindo das demais pesquisas, o estudo realizado no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba relata as maos (26,4%) como a regiao mais afetada8.

O percentual da SCQ indicado neste estudo assemelha-se ao observado por Yoda et al.3, que relatam até 10% de superfície atingida (48,92%), já Sanches et al.18 apontam 3 a 9% de SCQ, com média de '5% queimado.

Mas a prevençao pode impedir acidentes. Os pais e cuidado-res devem ter mais atençao com as crianças, principalmente na hora das refeiçoes, no manuseio dos agentes etiológicos, dobrar a vigilância e realizar algumas mudanças de hábitos no preparo de alimentos e na hora das refeiçoes. Como exemplos: colocar cabos de panelas para o lado de dentro do fogao, acomodar as crianças na cadeira apropriada na mesa, manter alimentos quentes fora do alcance das crianças e praticar uma alimentaçao ativa.


CONCLUSAO

De acordo com os objetivos e resultados do estudo, conclui-se que as causas de queimaduras em crianças estao relacionadas a escaldaduras com café e água quente, no momento das refeiçoes, na cozinha com manuseio dos alimentos, causando queimaduras de segundo grau, com predomínio do sexo masculino, acometendo principalmente o tórax e membros superiores, o que se mostra compatível com achados de outros estudos.

O estudo das causas de queimaduras em crianças de 0 a 5 anos fornece dados importantes, que servem de subsídios para o planejamento em saúde e campanhas de educaçao em saúde sobre a temática, com ênfase nos cuidados com as crianças no domicílio, na hora das refeiçoes, com intuito de reduzir o número de acidentes. E também oferecer os cuidados adequados as que sofreram queimaduras.

Palestras de cunho preventivo, elaboraçao de cartilha e folhetos, os quais seriam distribuídos com os pais/cuidadores das crianças no Centro de Tratamento de Queimaduras, nas escolas, Estratégia de Saúde da Família, Unidades Básica de Saúde e sociedade em geral, possibilitariam aos pais e cuidadores o conhecimento necessário, com enfoque na prevençao, tratamento, e no cuidado as crianças que sofreram queimaduras.

Diante disso, reforça-se a importância dos registros nos prontuários pelos profissionais envolvidos, para que a comunidade acadêmica amplie estudos científicos. Sugere-se também o desenvolvimento de novos estudos na área, objetivando reduzir potencialmente a frequência de acidentes que envolvam as crianças, pois a proteçao e a prevençao constituem um direito da criança e um dever dos adultos.


AGRADECIMENTO

Os autores agradecem à coordenadora do Serviço de Arquivos Médicos e Estatísticos do Hospital Geral do Estado, pelo apoio à realizaçao desta pesquisa, e a todos que fazem parte da nossa vida e que contribuíram para que tudo isso acontecesse.


REFERENCIAS

1. Brito JG, Martins CBG. Domestic burns among children, adolescents and young adults: urgency and emergency cases. Rev Eletr Enferm. 2016;18:e1139.

2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atençao à Saúde. Departamento de Atençao Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

3. Yoda CN, Leonardi DF, Feijó R. Queimadura pediátrica: fatores associados a sequelas físicas em crianças queimadas atendidas no Hospital Infantil Joana de Gusmao. Rev Bras Queimaduras. 2013;12(2):112-7.

4. American Burn Association (ABA). Burn injury fact sheet [Internet]. 2018. [Acesso 2018 Dez 28]. Disponível em: http://ameriburn.org/wp-content/uploads/2017/12/nbawfactsheet_121417-1.pdf

5. American Burn Association (ABA). Dillard BD. Prevention is a Team Sport! 2018. [acesso 2019 Jan 4]. Disponível em: https://ameriburn.org/prevention-is-a-team-sport/

6. International Association of Fire Fighters, AFL-CIO, CLC. National Scald Prevention Campaign. 2015. [Acesso 2019 Jan 4]. Disponível em: www.flashsplash.org

7. Gervasi LC, Tibola J, Schneider IJC. Tendência de morbidade hospitalar por queimaduras em Santa Catarina. Rev Bras Queimaduras. 2014;13(1):31-7.

8. Daga H, Morais IH, Prestes MA. Perfil dos acidentes por queimaduras em crianças atendidas no Hospital Evangélico de Curitiba. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(4):268-72.

9. Rocha Neta AP, Maciel SM, Lopes MLH, Sardinha AHL, Cunha CLF. Perfil dos acidentes por queimaduras em crianças menores de dez anos. SANARE. 2014;13(1):41-7.

10. Brasil, Ministério da Saúde. (DATASUS). Epidemiológicas e Morbidades. Internaçoes segundo regiao. Brasília: Ministério da Saúde. 2016. [Acesso 2016 Out 12]. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/niuf.def

11. Gonçalves N. Conhecimento sobre prevençao de queimaduras: integraçao dos serviços de saúde e as escolas. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(1):1.

12. Moraes PS, Ferrari RAP, Sant'Anna FL, Raniero JTMW, Lima LS, Santos TFM, et al. Perfil das internaçoes de crianças em um centro de tratamento para queimados. Rev Eletr Enferm [Internet]. 2014;16(3):598-603 [Acesso 2015 Set 16]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i3.21968

13. Hernández CMC, Núñes VP, Doural KG, Machado AAB. Características de crianças hospitalizadas por queimaduras em um hospital de Manzanillo, Cuba. Rev Bras Queimaduras. 2017;16(3):169-73.

14. Rodrigues LMC, Moura MEB, Melo TMTC, Silva MNP, Alencar GCA, Silva LMM. Atualizaçao sobre a ocorrência de acidentes envolvendo crianças. J. Nurs UFPE. 2015;9(Suppl. 9):1028-34.

15. Freitas MS, Machado MM, Moraes RZC, Souza AH, Aragao LHFB, Santos Junior RA, et al. Características epidemiológicas dos pacientes com queimaduras de terceiro grau no hospital de urgências de Sergipe. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(1):18-22.

16. Silva PKE, Picanço PG, Costa LA, Boulhosa FJS, Macêdo RC, Costa LRN, et al. Caracterizaçao das crianças vítimas de queimaduras em hospital de referência na regiao Amazônica. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(3):218-23.

17. Silva RLM, Santos Junior RA, Lima GL, Cintra BB, Borges KS. Características epidemiológicas das crianças vítimas de queimaduras atendidas no Hospital de Urgência de Sergipe. Rev Bras Queimaduras. 2016;15(3):158-63.

18. Sanches PHS, Sanches JA, Nogueira MJ, Perondi NM, Sugai MH, Justulin AF, et al. Perfil epidemiológico de crianças atendidas em uma Unidade de Tratamento de Queimaduras no interior de Sao Paulo. Rev Bras Queimaduras. 2016;15(4):246-50.

19. Dinesh A, Polanco T, Khan K, Ramcharan A, Engdahl R. Our Inner-city Children Inflicted With Burns: A Retrospective Analysis of Pediatric Burn Admissions at Harlem Hospital, NY. J Burn Care Res. 2018;39(6):995-9.

20. Santos TP, Sá SMP. Ocorrências de queimaduras em crianças em um centro de referência. Rev Baiana Saúde Pública. 2014;38(3):524-38.

21. Correa RC. Incidência de pacientes queimados atendidos no Hospital de Emergência na cidade de Macapá-AP, durante o ano de 2014. Estaçao Cient. 2016;6(1):53-61.









Recebido em 28 de Novembro de 2017.
Aceito em 6 de Fevereiro de 2019.

Local de realização do trabalho: Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Conflito de interesses: Os autores declaram não haver.


© 2024 Todos os Direitos Reservados