387
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo Original

Perfil epidemiológico de crianças atendidas em uma Unidade de Tratamento de Queimados no interior de São Paulo

Epidemiological profile of children admitted to a Burn Treatment Unit in the interior of São Paulo

Pedro Henrique Soubhia Sanches1; José Antonio Sanches2; Marília de Jesus Nogueira3; Natália Maria Perondi3; Murilo Henrique Sugai3; Ariane Fernanda Justulin4; Guilherme Ramos Vantine4; Orlando Thomé Neto4

RESUMO

INTRODUÇAO: A queimadura é uma lesao tecidual que pode ser que pode ter distintas causas, entre elas, temperatura, radiaçao, química e elétrica, apresentando grande incidência no nosso meio.
OBJETIVO: Verificar a etiologia e a idade das crianças internadas na Unidade de Tratamento de Queimados de Catanduva, SP.
MÉTODO: Foram avaliados 190 prontuários de crianças de 0 a 15 anos, internadas no período entre janeiro de 2012 e dezembro de 2015.
RESULTADOS: A maioria dos pacientes avaliados era do sexo masculino, de 0 a 5 anos, apresentando superfície corporal queimada de até 10%, sendo a etiologia principal escaldadura, acometendo os membros superiores e o tronco.
CONCLUSAO: O estudo demonstrou que as crianças de 0 a 5 anos foram as mais acometidas, a principal causa foi a escaldadura e o local de acometimento foi o ambiente domiciliar, demonstrando a importância das açoes de prevençao de queimaduras e conscientizaçao dos pais.

Palavras-chave: Unidades de Queimados. Epidemiologia. Epidemiologia dos Serviços de Saúde. Queimaduras. Criança. Cuidado da Criança.

ABSTRACT

INTRODUCTION: Burn is a tissue injury that can be caused by multiple causes, including temperature, radiation, chemical and electrical, with a high incidence in our environment.
OBJECTIVE: To verify the etiology and age of the children hospitalized in the Burn Treatment Unit of Catanduva, SP.
METHOD: 190 medical records of children from 0 to 15 years-old hospitalized in the period between January 2012 and December 2015 were evaluated.
RESULTS: The majority of the patients evaluated were males, 0 to 5 years-old, presenting a burned body surface of up to 10%, the main etiology being scalding and affecting the upper limbs and the trunk.
CONCLUSION: The study showed that children from 0 to 5 years-old were more affected. The main cause was scald and the place of involvement was the home environment, demonstrating the importance of actions to prevent burns and awareness of parents.

Keywords: Burn Units. Epidemiology. Health Services Epidemiology. Burns. Child. Child Care.

INTRODUÇAO

A queimadura é definida como uma lesao tecidual que pode ser causada tanto por traumas térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, tendo sua gravidade estipulada pela porcentagem de tecido atingido, pelo tempo de exposiçao e pelo agente causal1.

Tal afecçao é um importante problema de saúde pública, tanto pelo número de pacientes acometidos quanto pelo gasto gerado no seu tratamento e acompanhamento pós-internaçao, uma vez que essa pode causar sequelas físicas e psicológicas, gerando uma alta taxa de morbidade e mortalidade, sendo uma doença que acomete todas as idades, países e gêneros2.

Estima-se que no Brasil ocorram 1 milhao de acidentes de queimaduras por ano. Destes, 100 mil procuram atendimento hospitalar e 2500 morrerao de forma direta ou indireta pelas suas lesoes3,4. Estudos epidemiológicos mundiais indicam que a queimadura é uma das principais causas de acidentes nao intencionais em crianças e adolescentes5. Essas representam a segunda causa de morte acidental na infância6.

O tratamento da queimadura continua a ser de grande dificuldade para a maioria dos médicos, tanto pela sua gravidade no período agudo como o seu acompanhamento devido ao grande número de complicaçoes como retraçoes e piora na qualidade de vida do mesmo. Outro fator que dificulta o atendimento desse paciente é o pouco número de profissionais que se dedicam e estudam o tema7.

Devido à alta incidência e número de casos subtratados, os estudos epidemiológicos sobre queimadura sao de grande importância, tanto para conhecimento teórico médico quanto para planejamento de investimento dos gestores de saúde.


MÉTODOS

Após solicitaçao e liberaçao do Comitê de Ética e Pesquisa, foi realizado um estudo transversal, quantitativo, descritivo, retrospectivo, através da busca ativa em prontuários de pacientes de 0 a 15 anos, internados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Padre Albino (HPA), em Catanduva, SP, no período de 2012 a 2015. (CAAE: 54471816.4.0000.5430)

A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio.

Foram excluídos do trabalho pacientes que nao apresentavam em seus prontuários na unidade de tratamento de queimados o tratamento da própria queimadura (dois casos de Necrólise Epidérmica Tóxica), acima de 15 anos e os casos com necessidade de nova internaçao para procedimentos tardios, tais como cura de retraçao.

A Unidade de Tratamento de Queimados de Catanduva é a única da regiao, sendo responsável por uma média de 290 internaçoes por ano. A mesma possui 13 leitos para tratamento exclusivo de queimados, sendo três leitos para crianças, os quais sao tratados por uma equipe multidisciplinar (Pediatria, UTI pediátrica, UTI, cirurgiao pediátrico e cirurgiao plástico).

Os registros foram analisados quanto ao sexo, idade, superfície corporal queimada, local onde ocorreu a queimadura, etiologia, áreas acometidas e tempo de internaçao em unidade de tratamento de queimados.


RESULTADOS

Dos 190 prontuários pesquisados, 115 pacientes eram do sexo masculino e 75 eram do sexo feminino (Gráfico 1).


Gráfico 1 - Dos 190 prontuários pesquisados, 115 pacientes eram do sexo masculino e 75 do feminino.



Quanto à idade, tivemos uma média de 6,13 anos, sendo o mais novo de 4 meses e o mais velho de 15 anos. Os pacientes foram estratificados em três grupos: A) de 0 a 5 anos e 11 meses, B) de 6 a 10 anos e 11 meses e C) de 11 a 15 anos e 11 meses. No grupo A encontramos 93 pacientes (48,94%), no grupo B 54 pacientes (28,42%) e no grupo C tivemos 43 pacientes (22,63%) (Gráfico 2).


Gráfico 2 - Os pacientes foram estratificados em três grupos: A) de 0 a 5 anos e 11 meses, B) de 6 a 10 anos e 11 meses e C) de 11 a 15 anos e 11 meses.



O local de acidente mais comum foi o domiciliar, onde ocorreram 162 casos (85%).

A superfície corporal queimada variou de 3% a 90%, com média de 15%, sendo que a mesma foi avaliada conforme a regra dos 9 (Gráfico 3).


Gráfico 3 - A superfície corporal queimada variou de 3% a 90%, com média de 15%.



Quanto à etiologia das queimaduras, encontramos: 92 escaldaduras (48,42%), 53 chama direta (27,89%), 26 térmicas (13,68%), 12 dermoabrasao (6,31%), quatro químicas (2,10%), três elétricas (1,57%) (Gráfico 4).


Gráfico 4 - Etiologia das queimaduras: 92 escaldaduras (48,42%), 53 chama direta (27,89%), 26 térmicas (13,68%), 12 dermoabrasao (6,31%), quatro químicas (2,10%), três elétricas (1,57%).



As áreas acometidas foram estratificadas por grupos (face, membros superiores, membros inferiores, tronco e períneo). Sendo assim, tivemos o seguinte resultado: 79 queimaduras em face, 96 em tronco, 105 nos membros superiores, 71 nos membros inferiores e seis na regiao do períneo (Gráfico 5).


Gráfico 5 - Areas acometidas: 79 queimaduras em face, 96 em tronco, 105 nos membros superiores, 71 nos membros inferiores e seis na regiao do períneo.



Ao analisarmos dias internados, verificamos que a média de internaçao dos pacientes foi de 12 dias, sendo a mais curta 1 dia, e a mais longa 90 dias. De todos esses casos, somente um foi a óbito.


DISCUSSAO

Em 2008, segundo a Organizaçao Mundial de Saúde, as queimaduras foram a quinta afecçao com maior mortalidade, apresentando 1000 casos anuais de internaçao em unidade de tratamento de queimados8. Nos EUA estima-se que pelo menos 1% da populaçao sofra queimaduras durante o ano que necessitem de tratamento com um profissional9. Alguns fatores como o pior nível socioeconômico do país, a cultura, os hábitos dos moradores do local podem alternar completamente a incidência e as etiologias mais comuns dos queimados10-12.

O ambiente domiciliar é o lugar onde ocorreram as lesoes, sendo citado como o local mais frequente, chegando em até 90% em comparaçao com a via pública9.

A literatura especializada sobre o tema relata que as crianças sao um grupo específico dentro das queimaduras, uma vez que os mesmos apresentam epidemiologia, fisiologia, respostas imune e inflamatória específicas em comparaçao com os adultos. Necessitam muitas vezes de cirurgias para revisao durante o crescimento, e acompanhamento de psicólogos para facilitar a reintegraçao ao convívio social13,14.

Segundo vários relatos, o sexo masculino foi mais acometido, variando entre 57% a 70%, sendo muitas vezes relacionado com a diferença de comportamentos e atividades ligada a cada sexo. Quando levamos em conta também a idade de pacientes internados, encontramos um número de queimaduras maiores em crianças de 0 a 5 anos em comparaçao com outros grupos infantis, sendo compatível com o dado encontrado na nossa revisao8,14,15.

O agente causal mais comum em crianças sao os líquidos aquecidos (escaldadura), variando de 37% a 71% nos trabalhos estudados, muito provavelmente por elas terem acesso a ambientes de risco como cozinhas14,15. É percebido que crianças menores que 1 ano as lesoes sao causadas por descuido do adulto responsável, geralmente por escaldadura. Em crianças maiores de 5 anos percebemos um aumento significativo por lesoes causadas por chama direta, isso provavelmente pelo início de independência da criança, sendo que em uma grande parte dessas queimaduras foram causadas por álcool15,16.

As regioes corporais que foram acometidas com maior frequência sao os membros superiores e tronco9,15,16.

Levando em conta a superfície corporal queimada geral (adultos e crianças) verificamos que a média de acometimento da lesao variava entre 20% a 25%17. Quando verificamos os casos exclusivamente de crianças, encontramos uma grande maioria dos pacientes apresentando lesoes menores de 10%, seguindo o padrao encontrado no trabalho4,16.

Alguns autores relacionam a queimadura em que o paciente teve alta precoce com benignidade, mas esses nao levaram em conta a morbidade das lesoes, como as sequelas18,19. Essas limitaçoes sao demonstradas em vários trabalhos que nos informam a respeito de alteraçoes variáveis na qualidade de vida desses pacientes, variando desde o momento da internaçao até após a alta, apresentando diminuiçao da capacidade de realizar certas funçoes pessoais, profissionais e até problemas psicológicos20,21.

Dentre as internaçoes pelo SUS em 2000, as queimaduras foram responsáveis por 28.843 internaçoes, o que correspondeu a 4,4% do total, mostrando ser um importante gasto de saúde pública4.


CONCLUSAO

A queimadura é uma importante afecçao, fazendo parte do dia-a-dia de todo profissional de saúde, principalmente de cirurgioes plásticos. Representa um grande gasto público, tanto no tratamento agudo e crônico como na reabilitaçao desses pacientes. Da mesma maneira, foi demonstrado que grande parte dessas lesoes acontecem em ambiente domiciliar e sao consideradas evitáveis, assim sendo, o investimento em saúde primária com campanhas e orientaçoes em escolas e nas Unidades Básicas de Saúde deve facilitar o acesso a informaçoes e evitar a ocorrência de grande parte desses acidentes, o que geraria uma economia em saúde pública.


REFERENCIAS

1. Piccolo NS, Serra MCVF, Leonardi DF, Lima Jr EM, Novaes FN, Correa MD, et al. Queimaduras: diagnóstico e tratamento inicial. Projeto e Diretrizes. Sao Paulo: Associaçao Brasileira de Medicina/Conselho Federal de Medicina; 2008

2. Sheridan RL, Hinson MI, Liang MH, Nackel AF, Schoenfeld DA, Ryan CM, et al. Long-term outcome of children surviving massive burns. JAMA. 2000;283(1):69-73.

3. Curado ALCF. Reduçao da dor em pacientes queimados através da acupuntura [Monografia]. Goiânia: Universidade Estadual de Goiás; 2006.

4. Cruz BF, Cordovil PBL, Batista KNM. Perfil epidemiológico de pacientes que sofreram queimaduras no Brasil: revisao de literatura. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(4):246-50.

5. Chester DL, Jose RM, Aldlyami E, King H, Moiemen NS. Non-accidental burns in children--are we neglecting neglect? Burns. 2006;32(2):222-8.

6. Rossi LA, Ferreira E, Costa EC, Bergamasco EC, Camargo C. Prevençao de queimaduras: percepçao de pacientes e seus familiares. Rev Latino-am Enferm. 2003;11(1):36-42.

7. Gragnani A, Ferreira LM. Pesquisa em queimaduras. Rev Bras Queimaduras. 2009;8(3):91-6.

8. Gallach-Solano E, Perez Del Caz MD, Vivo-Benlloch C. Perfil psicológico del paciente gran quemado: prevalencia psicopatológica y variables asociadas. Cir Plást Iberolatinoam. 2015;41(4):427-36.

9. Guerrero-Torbay R, Palacios-Martínez J, Salamea-Molina P, Gilbert-Orús M, Chiquito-Freile MT. Análisis de la casuística de 5 años en la Unidad de Quemados del Hospital Luis Vernaza, Guayaquil, Ecuador. Cir Plást Iberolatinoam. 2014;40(1):107-13.

10. Rafii MH, Saberi HR, Hosseinpour M, Fakharian E, Mohammadzadeh M. Epidemiology of Pediatric Burn Injuries in Isfahan, Iran. Arch Trauma Res. 2012;1(1):27-30.

11. Akther JM, Nerker NE, Reddy PS, Khan MI, Chauhan MK, Shahapurkar VV. Epidemiology of Burned Patients Admitted In Burn Unit of A Rural Tertiary Teaching Hospital. Pravara Med Rev. 2010;2(4):11-7.

12. Jain M, Gupta R, Singh L, Mishra A, Ahirwar SK, Urabinahatti KA, et al. Pattern of distribution and demographic profile of burn injuries with assessment of various factors affecting morbidity and mortality in Vindhya region, SGM Hospital Rewa, Madhya Pradesh, India. J Evol Med Dent Sci. 2016;5(30):1532-6.

13. LIAT - HgCr - UFSC. Queimaduras, particularidades em crianças [cited 2013 Oct 21]. Available from: http://liat.ufsc.br/arquivo1.pdf

14. Biscegli TS, Benati LD, Faria RS, Boeira TR, Cid FB, Gonsaga RAT. Perfil de crianças e adolescentes internados em Unidade de Tratamento de Queimados do interior do estado de Sao Paulo. Rev Paul Pediatr. 2014;32(3):177-82.

15. Aragao JA, Aragao MECS, Filgueira DM, Teixeira RMP, Reis FP. (2012). Estudo epidemiológico de crianças vítimas de queimaduras internadas na Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital de Urgência de Sergipe. Rev Bras Cir Plást. 2012;27(3):379-82.

16. Millan LS, Gemperli R, Tovo FM, Mendaçolli TJ, Gomez DS, Ferreira MC. Estudo epidemiológico de queimaduras em crianças atendidas em hospital terciário na cidade de Sao Paulo. Rev Bras Cir Plást. 2012;27(4):611-5.

17. Leao CEG, Andrade ES, Fabrini DS, Oliveira RA, Machado GLB, Gontijo LC. Epidemiologia das queimaduras no estado de Minas Gerais. Rev Bras Cir Plást. 2011;26(4):573-7.

18. Elsous A, Ouda M, Mohsen S, Al-Shaikh M, Mokayad S, Abo-Shaban N, et al. Epidemiology and Outcomes of Hospitalized Burn Patients in Gaza Strip: A Descriptive Study. Ethiop J Health Sci. 2016;26(1):9-16.

19. Coutinho BBA, Balbuena MB, Anbar RA, Anbar RA, Almeida KG, Almeida PYNG. Perfil epidemiológico de pacientes internados na enfermaria de queimados da Associaçao Beneficente de Campo Grande Santa Casa/MS. Rev Bras Cir Plást. 2010;25(4):600-3.

20. Guimaraes IBA, Martins ABT, Guimaraes SB. Qualidade de vida de pacientes com queimaduras internados em um hospital de referência no nordeste brasileiro. Rev Bras Queimaduras. 2013;12(2):103-7.

21. P Júnior GF, Vieira ACP, Alves GMG. Avaliaçao da qualidade de vida de indivíduos queimados pós alta hospitalar. Rev Bras Queimaduras. 2010;9(4):140-5.









Recebido em 27 de Dezembro de 2016.
Aceito em 21 de Março de 2017.

Local de realização do trabalho: Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital Padre Albino, Catanduva, SP, Brasil.

Conflito de interesses: Os autores declaram não haver.


© 2024 Todos os Direitos Reservados