809
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo Original

Qualidade de vida dos pacientes com sequelas de queimaduras atendidos no ambulatório da unidade de queimados do Hospital Regional da Asa Norte

Quality of life of outpatients with burn sequelae from burn unit of Hospital Regional da Asa Norte

João Lucas Farias do Nascimento Rocha1; Paola Borges Eckstein Canabrava2; José Adorno3; Maria de Fátima de Novais Gondim4

RESUMO

OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida dos pacientes atendidos no ambulatório da Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte.
MÉTODOS: Estudo quantitativo, do tipo transversal, com pacientes queimados atendidos em ambulatório. Os dados foram coletados por meio dos questionários de caracterizaçao sociodemográfica e do Burn Specific Health Scale-Revised (BSHS-R) para avaliar a qualidade de vida, aplicados no período de agosto a dezembro de 2013.
RESULTADOS: A amostra foi composta por 71 pacientes ambulatoriais. Trinta e sete (52,1%) eram do sexo masculino e 34 (47,9%), do sexo feminino. Os agentes causais mais comuns foram chama aberta (18,3%) e álcool (16,9%). Os domínios mais comprometidos na BSHS-R foram afeto e imagem corporal (23,2 pontos) e sensibilidade da pele (17,3 pontos).
CONCLUSAO: A queimadura afeta de forma consistente a qualidade de vida da vítima, influenciando, principalmente, os domínios relacionados à imagem corporal e sensibilidade da pele. A reabilitaçao do paciente com sequelas (estéticas e/ou funcionais) é importante para manutençao e melhora da qualidade de vida desses pacientes.

Palavras-chave: Queimaduras. Qualidade de Vida. Unidades de Queimados. Ambulatório Hospitalar.

ABSTRACT

OBJECTIVE: To evaluate the quality of life of outpatients from Burns Unit of Hospital Regional da Asa Norte.
METHODS: Quantitative study, cross-sectional, with burned outpatients. Data were collected through questionnaires of socio-demographic characteristics and the Burn Specific Health Scale-Revised (BSHS-R) to assess the quality of life, applied in the period from August to December 2013.
RESULTS: The sample was composed by 71 outpatients. Thirty-seven (52.1%) were male and 34 (47.9%), female. The most common causative agents were open flame (18.3%) and alcohol (16.9%). The domains most affected in BSHS-R were affect/body image (23.2 points) and skin sensitivity (17.3 points).
CONCLUSION: The burning consistently affects the quality of life of the victim, affecting, primarily, the domains body image and skin sensitivity. The rehabilitation of patients with aesthetics and/or functional sequelae is important for maintaining and improving the quality of life of these patients.

Keywords: Burns. Quality of Life. Burn Units. Outpatient Clinics, Hospital.

INTRODUÇAO

As queimaduras sao feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, os quais atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruiçao parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas como tecido celular subcutâneo, músculos, tendoes e ossos1.

As queimaduras sao consideradas problemas de saúde pública no Brasil e no mundo devido a sua alta incidência, morbidade e mortalidade, além da elevada onerosidade que trazem ao sistema de saúde pública2,3. No Brasil, aproximadamente 1 milhao de pessoas envolvem-se em queimaduras por ano, sendo as consequências desses acidentes as mais variáveis, desde simples lesoes cutâneas, passando por sequelas físicas e psicológicas, podendo levar até à morte4,5. De todos esses acidentados, aproximadamente 10% irao procurar atendimento hospitalar e cerca de 0,25% falecerao direta ou indiretamente pelas lesoes provenientes de tais acidentes5.

Apesar dos avanços no tratamento dos pacientes queimados, com reduçao marcante na mortalidade desses indivíduos, as sequelas resultantes desse tipo de injúria ainda sao bastante prevalentes, levando a um comprometimento considerável da qualidade de vida das vítimas de queimaduras2,5.

Considerando-se o conceito de qualidade de vida adotado pela Organizaçao Mundial de Saúde, o qual engloba cinco dimensoes (saúde física, saúde psicológica, nível de independência, relaçoes sociais e meio ambiente)6, percebe-se que os pacientes vítimas de queimaduras podem apresentar comprometimentos em qualquer uma dessas dimensoes6,7.

As vítimas de queimaduras consideram que as modificaçoes decorrentes desse tipo de trauma resultam em prejuízo à qualidade de vida, devido às desvantagens experimentadas no cotidiano7,8. Dentre essas dificuldades, estao: dificuldades laborais; tempo gasto para os cuidados com a queimadura; limitaçoes físicas; mudança da autoimagem; prejuízo causado na relaçao com os familiares; impedimento da realizaçao de atividades cotidianas e de lazer; perda da autonomia8. Do ponto de vista psicossocial, o paciente queimado se vê alijado dos padroes de exigência da beleza física e da sua própria exigência interna, inconformando-se com a cicatriz cutânea, a qual interfere em sua autoimagem, o que influencia na retomada de suas atividades cotidianas7,8.

A avaliaçao da qualidade de vida é hoje considerada parte da história clínica do paciente, sendo defendida como uma variável tao importante quanto a sobrevida ou a taxa de mortalidade, constituindo-se em um tópico de interesse para a pesquisa nas áreas médicas e psicossocial9. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar a qualidade de vida dos pacientes atendidos no ambulatório da Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte.


MÉTODO

Realizou-se um estudo de abordagem quantitativo, do tipo descritivo e transversal, desenvolvido no ambulatório da Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, DF.

O Hospital Regional da Asa Norte é um dos centros do país especializados no atendimento a queimados. É um serviço de referência no atendimento às vítimas de queimaduras na regiao Centro-Oeste e atende uma média de 150 pacientes todos os meses. O centro recebe pacientes de todo o Distrito Federal e entorno, além de pessoas de outros estados como Minas Gerais, Bahia e Sao Paulo10.

Participaram do estudo pacientes queimados que se encontravam em acompanhamento no ambulatório do Hospital Regional da Asa Norte, no período de agosto a dezembro de 2013. Os participantes foram abordados por meio de entrevista semiestruturada, sendo aplicados: o questionário específico para queimaduras Burn Specific Health Scale- Revised (BSHS-R), adaptado e validado para ser aplicado no Brasil11; e questionário de caracterizaçao para avaliaçao da condiçao socioeconômica. As entrevistas foram realizadas após a alta hospitalar, durante seguimento ambulatorial.

O BSHS-R tem 31 itens, organizados em seis domínios: habilidades para funçoes simples, sensibilidade da pele, afeto e imagem corporal, tratamento, trabalho e relaçoes interpessoais. Cada item da BSHS-R pode variar sua pontuaçao de 1-5, e a pontuaçao total varia entre 31 e 155; na versao utilizada no Brasil, quanto maior a pontuaçao, pior o estado de saúde do paciente11.

Para inclusao no estudo, os pacientes deveriam preencher os seguintes critérios: ter sofrido queimadura há mais de 2 meses, realizar acompanhamento no ambulatório da Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte no período de agosto de 2013 a dezembro de 2013, ter mais de 12 anos de idade, e concordar com a pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram excluídos da pesquisa os pacientes que nao preencheram algum dos critérios de inclusao.

Para a análise descritiva, utilizou-se o software Statistical Package for Social Science (SPSS) versao 22.0. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e o coeficiente de alfa de Cronbach. O coeficiente alfa de Cronbach é uma ferramenta estatística utilizada para medir a confiabilidade do tipo consistência interna de uma escala. O valor mínimo aceitável para o alfa é de 0,712.

Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundaçao de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS/SESDF) sob parecer número 313.306.


RESULTADOS

Foram recolhidos os dados de 71 participantes, dos quais 37 (52,1%) eram do sexo masculino e 34 (47,9%), do sexo feminino. A idade variou entre 12 e 68 anos, sendo a média de 36,2 anos. Em relaçao ao estado civil, 35 (49,3%) eram solteiros, 30 (42,3%) casados e seis (8,5%) divorciados. Em relaçao ao nível de escolaridade, a maioria apresentava primeiro grau incompleto (29,6%), seguido de segundo grau completo (25,4%) (Tabela 1).




Os principais agentes etiológicos foram chama aberta (18,3%), álcool (16,9%), escaldadura (15,5%) e contato (14,1%). Mais da metade (62%) sofreu queimaduras em menos de 20% da superfície corporal. O tempo da primeira internaçao hospitalar após a queimadura variou de 0 a 730 dias, sendo a média de 40 dias. Os principais locais atingidos foram membros superiores (27,8%), membros inferiores (19,1%) e tronco (19,1%). O tempo decorrido da queimadura até a aplicaçao do questionário variou de 2 meses a 482 meses, sendo a média 53,6 meses e a moda 3 meses. Entre os participantes, 43 (60,6%) apresentaram sequelas estéticas e funcionais e 28 (39,4%) apenas sequelas estéticas (Tabela 2).




Os domínios afeto e imagem corporal e sensibilidade da pele apresentaram predomínio para a resposta "descreve-me muito bem", demonstrando uma alta pontuaçao e, portanto, comprometimento desses domínios. Já os domínios habilidades para funçoes simples, tratamento e relaçoes interpessoais apresentaram baixa pontuaçao. O domínio trabalho apresentou uma pontuaçao considerável, sendo a média de 12,1 no total de 20 pontos. A média da pontuaçao total da BSHS-R foi de 76,26 (DP=27,09), sendo a pontuaçao mínima observada 33 e a máxima observada 137 (Tabela 3).




No questionário aplicado, o valor do alfa de Cronbach foi de 0,929, mostrando alta consistência interna na versao aplicada na amostra estudada.


DISCUSSAO

O tratamento das queimaduras tem evoluído ao longo dos anos, se desenvolvendo muito nas últimas décadas13,14. Este progresso no tratamento das queimaduras deve-se a diversos fatores como o aprimoramento de pesquisas na área; desenvolvimento de técnicas cirúrgicas para a fase aguda; e o melhor conhecimento da fisiopatologia da queimadura15.

Isso oferece melhor suporte na fase clínica de reposiçao de líquidos, tratamento de infeçoes, suporte nutricional, fisioterapia precoce, aliado ao estabelecimento de melhor rotina de curativos especiais e outras coberturas temporárias, como, por exemplo, curativo com pele de cadáver, ainda muito preconizado, tem contribuído no progresso das lesoes térmicas com progressivo aumento na taxa de sucesso15-17.

Cirurgicamente, o tratamento precoce com desbridamento, autoenxerto, uso de pressao negativa e matrizes de regeneraçao dérmica modificou positivamente o prognóstico dos pacientes na sobrevida e a diminuiçao de sequelas e o uso de curativos sintéticos e semissintéticos matrizes de regeneraçao dérmica mudaram positivamente o prognóstico dos pacientes8,11,17. Aliado a isso, a avaliaçao da qualidade de vida incorpora-se cada vez mais as propostas terapêuticas instituídas no tratamento de pacientes queimados, mostrando nítidos benefícios em relaçao à evoluçao do paciente17.

Apesar de a maioria dos serviços de referência no tratamento de pacientes queimados ser feita desde o ingresso do paciente na Unidade de internaçao ou a nível ambulatorial, em alguns serviços, num primeiro momento de atendimento ao paciente queimado, o aspecto físico é colocado em primeiro plano, deixando a análise psicossocial do paciente para um segundo momento9,18.

Vale lembrar que poucas sao as doenças que trazem sequelas tao grandes quanto as queimaduras, pois, mesmo com a sobrevivência física e o processo de reepitelizaçao, as cicatrizes, contraturas e distorçao da própria imagem resultam, com frequência, em problemas de adaptaçao a nova realidade9,11,16.

No serviço onde foi realizado o presente estudo trabalham clínicos, pediatras, intensivistas, cirurgiao plástico, anestesista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos auxiliares de serviços diversos, além de psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas, pedagogo e assistente social. Isso mostra que a atençao holística ao paciente queimado é valorizada neste centro1.

Os resultados da pesquisa corroboram achados de outros estudos brasileiros realizados em diferentes serviços de atendimento a pacientes vítimas de queimaduras7,9,16,19. A idade dos pacientes analisados está em consonância com a literatura19, com predomínio de indivíduos entre 21 e 40 anos (47,7%). O predomínio do sexo masculino e da baixa escolaridade na amostra é verificado em diversos estudos7,16,19.

Quanto ao agente etiológico, verificou-se que chama aberta e álcool foram os agentes mais envolvidos nesse tipo de trauma, o que também foi descrito por outros pesquisadores9,16,19. Com relaçao à superfície corporal queimada, a maioria dos indivíduos entrevistados teve menos de 20% de superfície corporal atingida, o que também é verificado no estudo de Junior et al.16, diferindo do estudo de Guimaraes et al.19, no qual a maioria dos pacientes teve mais de 20% de superfície corporal queimada. No estudo de Junior et al.16 as principais áreas atingidas pela queimadura foram face, tronco e braço, já no presente estudo essas áreas foram membros superiores, membros inferiores e tronco.

Na avaliaçao do BSHS-R para a amostra analisada, constatouse que os domínios afeto, imagem corporal e sensibilidade da pele foram os mais comprometidos, corroborando de estudo prévio16. Os domínios menos comprometidos foram habilidades para funçoes simples, tratamento e relaçoes interpessoais.

No domínio afeto e imagem corporal a maioria dos entrevistados mostra-se preocupada com a alteraçao da própria imagem, porém essa preocupaçao está centrada nao apenas na autopercepçao, como também na percepçao dos outros indivíduos sobre a aparência do paciente queimado. Aliado a isso, os resultados mostram que boa parte desses pacientes apresenta comprometimento psicológico, o que é esperado, já que a queimadura é um processo agudo que distorce a imagem e desconstrói a rotina da vítima18.

A pele queimada é uma estrutura agredida e desprotegida, mais suscetível a agressoes e mais sensível17, o que explica o fato de a maior parte dos pacientes revelarem comprometimento no domínio sensibilidade da pele.

Com relaçao ao domínio habilidades para funçoes simples, a maior parte da amostra analisada nao revela grande comprometimento, o que pode ser justificado pelo fato de os pacientes já terem passado por um período de adaptaçao para essas atividades, já que a amostra analisada sofreu o acidente há no mínimo 2 meses da data da entrevista. Outro ponto favorável à preservaçao da funcionalidade dos pacientes é o fato de a maioria deles terem sofrido pequenas queimaduras.

O domínio trabalho revela comprometimento considerável, o que pode ocorrer devido às sequelas funcionais decorrentes da queimadura, já que 60,6% dos indivíduos entrevistados possuem comprometimento funcional. Este fato pode levar a vítima de queimadura a sentir-se disfuncional, prejudicando sua qualidade de vida, especialmente no aspecto financeiro.

Já os domínios tratamento e relaçoes interpessoais exibem pouco comprometimento. O primeiro revela que a aderência ao tratamento nao é um obstáculo para a recuperaçao do paciente queimado. Já o segundo mostra que a maior parte dos pacientes nao apresenta problemas com a família e o ciclo social, o que facilita a recuperaçao psicossocial do paciente.

A maioria dos estudos realizados analisa a qualidade de vida dos pacientes ainda internados em Unidades de queimados16,19, porém o presente estudo dedicou-se à análise desse aspecto após a alta desses pacientes, pois a atençao ao paciente queimado deve ser crônica para que haja sucesso na reabilitaçao dos mesmos. Isto poderia justificar o fato de que os participantes da presente pesquisa apresentem maiores alteraçoes nos domínios afeto e imagem corporal, já que a maior parte dos pacientes envolvidos na pesquisa necessita de acompanhamento ambulatorial, devido ao maior comprometimento funcional e/ou psicossocial.


CONCLUSAO

Os resultados da pesquisa mostram que a queimadura afeta de forma consistente a qualidade de vida da vítima, principalmente com relaçao aos domínios relacionados à imagem corporal, afeto e sensibilidade da pele. Dessa maneira, conclui-se que a reabilitaçao do paciente com sequelas (estéticas e/ou funcionais) é extremamente importante para manutençao e melhora da qualidade de vida dos mesmos.

Tendo em vista que a queimadura é um dos maiores traumas físicos e emocionais que o ser humano pode vir a sofrer, mostra-se necessária a incorporaçao da análise da qualidade de vida dos pacientes vítimas de queimaduras, nao só no tratamento emergencial, mas também durante o seguimento ambulatorial destes pacientes.


REFERENCIAS

1. Lima Junior EM, Barbosa RC, Teixeira PRO, Melo FRF. Balneoterapia. In: Maciel E, Serra MC, eds. Tratado de queimaduras. 1a ed. Sao Paulo: Atheneu; 2004. p.421-30.

2. Cruz BF, Cordovil PBL, Batista KNM. Perfil epidemiológico de pacientes que sofreram queimaduras no Brasil: revisao de literatura. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(4):246-50.

3. Rybarczyk MM, Schafer JM, Elm CM, Sarvepalli S, Vaswani PA, Balhara KS, et al. Prevention of burn injuries in low- and middle-income countries: A systematic review. Burns. 2016; pii: S0305-4179(16)30077-8. [Epub ahead of print]

4. Ricci FPFM, Gonçalves AC, Zampar AC, Gomes AD, Guirro ECO, Fonseca MCR. Perfil epidemiológico dos pacientes com queimadura em membros superiores atendidos em uma Unidade de Queimados terciária. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(1):10-3.

5. World Health Organization. Facts about injuries: burn. [Acesso 2014 Jan 23]. Disponível em: www.who.int/mipfiles/2014/burns1.pdf. 23/01/2014

6. Minayo MCS. Qualidade de vida como um valor existencial. Ciênc Saúde Coletiva. 2013;18(7):1868-8.

7. Elsherbiny OE, Salem MA, El-Sabbagh AH, Elhadidy MR, Eldeen SM. Quality of life of adult patients with severe burns. Burns. 2011;37(5):776-89.

8. Echevarria-Guanilo ME, Gonçalves N, Farina JA, Rossi LA. Avaliaçao da qualidade de vida relacionada à saúde no primeiro ano após a queimadura. Esc Anna Nery. 2016;20(1):155-66.

9. Souza TJA. Qualidade de vida do paciente internado em uma unidade de queimados. Rev Bras Cir Plást. 2011;26(1):10-5.

10. Secretária do Estado de Saúde do Distrito Federal. Regional de Saúde da Asa Norte. [Acesso 2013 Ago 18]. Disponível em: http://www.saude.df.gov.br/sobre-a-secretaria/hospitais-e-regionais/500-regional-de-saude-da-asa-norte.html

11. Ferreira E, Dantas RA, Rossi LA, Ciol MA. The cultural adaptation and validation of the "Burn Specific Health Scale-Revised" (BSHS-R): version for Brazilian burn victims. Burns. 2008;34(7):994-1001.

12. Almeida D, Santos MAR, Costa AFB. Aplicaçao do coeficiente alfa de cronbach nos resultados de um questionário para avaliaçao de desempenho da saúde pública. In: 30º Encontro Nacional de Engenharia de Produçao. 12 a 15 outubro de 2010. Sao Paulo: ABEPRO; 2010.

13. Harbin KR, Norris TE. Anesthetic management of patients with major burn injury. AANA J. 2012;80(6):430-9.

14. Pishnamazi Z, Asiabar AK, Karimavi MH, Zaeri F, Zadeh RN. Quality of life Burn Patients. Payesh. 2012;11(1):103-10.

15. Peck MD. Epidemiology of burns throughout the World. Part II: intentional burns in adults. Burns. 2012;38(5):630-7.

16. Júnior GFP, Vieira ACP, Alves GMG. Avaliaçao da qualidade de vida de indivíduos queimados pós-alta hospitalar. Rev Bras Queimaduras. 2010;9(4):140-5

17. Piccolo NS. The 2002 Everett Idris Evans Memorial Lecture. Burn care in Brazil: ideas from the past, trends of the present, and hopes for the future. J Burn Care Rehabil. 2002;23(6):385-400.

18. Guimaraes MA, Silva FB, Arrais A. A atuaçao do psicólogo junto a pacientes na Unidade de Tratamento de Queimados. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(3):128-34.

19. Guimaraes IBA, Martins ABT, Guimaraes SB. Qualidade de vida de pacientes com queimaduras internados em um hospital de referência no nordeste brasileiro. Rev Bras Queimaduras. 2013;12(2):103-7.









Recebido em 12 de Abril de 2016.
Aceito em 10 de Julho de 2016.

Local de realização do trabalho: Hospital Regional da Asa Norte, Brasília, DF, Brasil.

Fontes de financiamento: nenhuma

Conflitos de interesse: nenhum


© 2024 Todos os Direitos Reservados