601
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Resumos do IX Congresso Brasileiro de Queimaduras (Parte I)

Resumos do IX Congresso Brasileiro de Queimaduras (Parte I)

A IMPORTANCIA DO ENFERMEIRO NO PRIMEIRO ATENDIMENTO A PACIENTES QUEIMADOS EM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MOVEL

ORDEM:
001

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO

AUTORES: ZAMBERLAN, CLAUDIA; MARTINS, ELENICE S.; MOURA, LENIZE N.; PLACIDO, SIMONE

OBJETIVO: Realizar uma análise sobre os principais cuidados com as queimaduras e a importância do primeiro atendimento á pacientes queimados em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de caráter qualitativo. Os dados foram obtidos por intermédio de um questionário com questoes norteadoras que contemplem os objetivos do estudo, foi realizado juntamente com os profissionais Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Os mesmo sao funcionários que integram junto ao hospital de médio porte da rede pública - Hospital Casa de Saúde, localizado em Santa Maria, regiao central do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado entre Maio /Julho de 2013, a pesquisa está vinculada ao projeto "Cuidados de enfermagem na prevençao e tratamento de feridas". Aprovado pelo Comitê de Ética do Centro Universitário Franciscano, sob Registro CONEP Nº 1246 / 408-2011-2.
RESULTADOS: A maior ocorrência dos acidentes com queimaduras ocorre nas residências das vítimas e muitas vezes envolve a participaçao de crianças e idosos devido as sua menor capacidade de reaçoes e limitaçoes físicas. As queimaduras mais frequentes sao as decorrentes de choque elétrico escaldamentos (como água fervente) a maior incidência de queimaduras, sao as de acidentes de moto, causando escoriaçoes e que de certa forma sao consideradas queimaduras. É realizada assepsia, punçao venosa para infusao de soluçao fisiológica 0,9% e administraçao da analgesia para dor, apos esse procedimento é efetivado a limpeza da área afetada com soluçao fisiologia 0,9%, aplicaçao compressas úmidas, ataduras quando necessário, e nao é utilizado nenhum produto como pomadas e gel. Cabe ressaltar a importância do primeiro atendimento ate a chegada do paciente ao hospital e a importância do enfermeiro no tratamento inicial da lesao com queimadura é fundamental e indispensável.
CONCLUSAO: Por meio desse estudo concluímos que os acidentes com queimaduras acometem criança, jovens, adultos e idosos podendo acontecer em casa no trabalho ou ate mesmo na rua. Com isso, determina que a equipe que faz o atendimento com essas vitima tenham um amplo conhecimento e um treinamento especializado. Nao só a enfermagem, mas todos os profissionais da saúde tem um papel indispensável para um bom resultado com o paciente vitima de queimadura, e que isso é um desafio multidisciplinar, exigindo sempre um melhor conhecimento e aprimoramento.




A INSULINA TOPICA ACELERA O REPARO TECIDUAL DE LESOES POR QUEIMADURA DE SEGUNDO GRAU EM RATOS DIABÉTICOS

ORDEM:
002

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA DO INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA DO INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFISICA DO INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

AUTORES: AZEVEDO, FLAVIA F.; REIS, JULIANA P.; MOREIRA, GABRIELA V.; SOARES, MAYARA S.; TEIXEIRA, CAIO J.; CARVALHO, CARLA R. O.; MELO LIMA, MARIA H.

Queimaduras sao ferimentos que apresentam resposta inflamatória atenuada, tornando o processo de cicatrizaçao ainda mais comprometido quando associada ao DM. O uso tópico de insulina tem sido utilizado no tratamento de feridas em seres humanos e ratos demonstrando aceleraçao da cicatrizaçao e evidências da participaçao desse hormônio nos eventos celulares e moleculares da reconstruçao tecidual.
OBJETIVO: Avaliar o reparo tecidual em queimaduras de 2º grau em ratos diabéticos em uso de insulina tópica.
MÉTODO: Após aprovaçao do CEUA-UNICAMP (2581-1) ratos machos diabéticos, induzidos por estreptozocina, foram divididos em dois grupos: diabético placebo (DP) e diabético insulina (DI). Os animais foram anestesiados com cl. de ketamina 1% e cl. de xilasina 2% (1:1), para realizaçao da queimadura, utilizando-se um molde metálico de 1cm2, aquecido à 120ºC, exposto na pele do dorso de cada animal, durante 20 segundos. Após a lesao foi administrado cl. de tramadol (IM) (15mg/Kg) e paracetamol (VO) (40mg/Kg) (d0-d5). Extraída a pele da área das feridas nos 7, 14 e 26 dias pós-lesao, para análise histológica (H&E) e avaliaçao do fechamento da ferida e infiltrado inflamatório, imunoistoquímica (α-SMA) para identificaçao de novos vasos sanguíneos e Picrosirius red para análise das fibras colágenas tipo I e III.
RESULTADOS: No 7 dia, observamos um elevado recrutamento de células inflamatórias no DI, enquanto no DP foram observadas escassas células inflamatórias na área da injúria (p<0,05). A partir do 14 dia, o grupo DI apresentou maior porcentagem de reepitelizaçao (p<0,05) e menor área da ferida (p<0,05), quando comparado ao grupo DP. Neste período, no grupo DI foi notória a persistência do infiltrado inflamatório (p<0,05), assim como presença de novos vasos sanguíneos em relaçao ao DP (p<0,05). No 26 dia, houve um decréscimo das células inflamatórias na área da lesao e reepitelizaçao da ferida no DI, enquanto que no DP a área da ferida nao apresentou reepitelizaçao e houve aumento da celularidade local (p<0,001). Neste período foi observado presença de fibras colágenas tipo I no DI enquanto no DP, fibras colágenas tipo III delgadas e dispostas desordenadamente. Area da ferida no 26 dia: DI 0.0 mm ± 0.1, DP 5.2 mm ± 0.5 (p<0,01).
CONCLUSAO: O tratamento com insulina tópica em queimaduras de 2º grau foi capaz de reverter o parâmetro atenuado das células inflamatórias, diminuindo a cronicidade da fase inflamatória e favorecendo angiogênese e colagênesena cicatrizaçao.




ALIMENTAÇAO ADEQUADA: BENEFICIOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDAVEL

ORDEM:
003

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

AUTORES: NOGUEIRA, S.M.M.; ALVES, R.F.; SILVA, R.G.; GUIMARAES, C.L.F.; BATISTA, J.D.L; SOUSA, F.M.P.

OBJETIVO: Este trabalho tem como Objetivo demonstrar de que modo a alimentaçao influencia na qualidade de vida do idoso de maneira a contribuir para um envelhecimento saudável com menos transtornos físicos e/ou psicológicos.
METODOLOGIA: A pesquisa trata-se de uma revisao bibliográfica descritiva de caráter qualitativo elaborada em agosto de 2014, a qual se adotou como fonte de dados a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo utilizado os descritores "benefícios da alimentaçao" e "envelhecimento saudável". Os critérios de inclusao foram: artigos disponíveis na íntegra, gratuitos, em português e que estivessem em consonância com a temática abordada. A partir dos artigos selecionados traçamos um perfil do que seria envelhecer de maneira ativa e saudável através da alimentaçao.
RESULTADOS: Mesmo como aumento de informaçoes, pensamentos e os avanços tecnológicos, envelhecer é um desafio e para que esse processo aconteça com vitalidade e segurança é preciso cuidados. O estado nutricional é um fator chave para o envelhecimento saudável, pois qualquer alteraçao pode conduzir ao aparecimento de várias doenças que provocam uma maior morbimortalidade na pessoa idosa. A partir da análise dos artigos observou-se que a alimentaçao está relacionada diretamente ao processo de envelhecimento saudável, visto que, o tipo de dieta ao longo da vida contribui e influencia na qualidade de vida do idoso. Segundo Almeida (2008), o surgimento de doenças crônicas nao transmissíveis, inclusive as cardiovasculares, diabetes mellitus, cálculos biliares, cáries dentárias, distúrbios gástricos, enfermidades ósseas e nas articulaçoes relaciona-se ao tipo de alimentaçao ingerida pelo idoso, nao só nessa fase, mas ao longo de toda sua vida. Esses problemas refletem a necessidade de modificaçoes no consumo de alimentos que conduzem a restriçoes alimentares e um preparo especial das refeiçoes no âmbito da família.
CONCLUSAO: Diante dos Resultados obtidos é relevante destacar que sao inúmeros os benefícios que a alimentaçao pode trazer para o envelhecimento adequado na vida do ser humano. Deixando claro que as mudanças de hábitos alimentares devem também estar associadas à prática de exercícios físicos, sendo incorporadas desde cedo, ainda na infância, para ao longo da vida garantir corpo e mente saudáveis e chegar a terceira idade com vitalidade, alcançando uma maior e melhor qualidade de vida.

Descritores: Alimentaçao; Envelhecimento; Saúde.




OFICINAS PROMOVEM MOTIVAÇAO PARA O USO DE PROTOCOLO NAS EMERGENCIAS POR QUEIMADURAS

ORDEM:
004

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE GUARAPUAVA - PARANA

AUTORES: BORBA, EVANDRO DE; CEBULSKI, RITA RIBEIRO; XAVIER, AUDINÉIA MARTINS; BITTENCOURT, FRANCO NERO CUNHA; LOURENÇO, ARLENE MARIA; SCHIMILOSKI, LEONI APARECIDA; NEITZKE,THAISA DE BRITO

OBJETIVO: Incentivar a utilizaçao da cartilha para tratamento de emergência das queimaduras do Ministério da Saúde, junto aos profissionais de enfermagem dos municípios da 5ª. Regional de Saúde do Estado do Paraná.
RELATO DE CASO: Os Resultados benéficos na restauraçao de tecidos pelo uso do curativo de quatro camadas convencional, junto aos pacientes vítimas de queimaduras de 2º grau, assistidos por enfermeiros da rede pública de saúde de Guarapuava, cidade polo da 5ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, motivou a divulgaçao deste trabalho por um grupo de enfermeiros atuantes nas unidades de urgência e emergência. Foi realizado um convite por intermédio da sede da 5ª Regional de Saúde aos enfermeiros que atuam nos 20 municípios que compoe esta regional e sequencialmente agendado os encontros para a realizaçao das oficinas. No período de agosto a dezembro de 2013 foram realizadas oficinas que capacitou profissionais de enfermagem destes municípios. As oficinas contemplaram a participaçao de 300 profissionais de enfermagem, que se comprometeram em multiplicar as informaçoes nos seus locais de trabalho. O enfoque de temática trabalhada foi sugerir açoes com base na cartilha do Ministério da Saúde para tratamento de feridas com o curativo de quatro camadas convencional, também contemplou-se conteúdos sobre o tratamento imediato de emergência nos casos de queimaduras, terapêuticas utilizadas, prevençao, os critérios de transferência de pacientes para unidades de tratamento de queimados e outros.
CONCLUSAO: Considera-se que houve boa adesao dos municípios nas oficinas realizadas.

REFERENCIAS

Ministério da Saúde. Cartilha para Tratamento de Emergência das Queimaduras. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 20 p.

Moser H, Pereima RR, Pereima MJL. Evoluçao dos curativos de prata no tratamento de queimaduras de espessura parcial. Ver Bras Queimaduras. 2013;12(2):60-67.

Rocha FS, Sakai RL, Simao TS, Campos MH, Pinto DCS, Mattar CA, et al. Avaliaçao comparativa do uso de hidroalginato com prata e o curativo convencional em queimaduras de segundo grau. Ver Bras Queimaduras. 2012;11(3):106-110.




ALTERNATIVAS NO TRATAMENTO DO EPICANTO MEDIAL - REVISAO DE LITERATURA E RELATO DE CASO

ORDEM:
005

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL

AUTORES: MENEGUZZI, KARINA; NETO, FRANCISCO CS; SILVA, LUIZA GC; VIERA, THOMAZ F; UEBEL, CARLOS O; OLIVEIRA, MILTON P

OBJETIVOS: O Objetivo deste trabalho é realizar uma discussao sobre as opçoes de tratamento na reconstruçao palpebral e de epicanto medial através da apresentaçao de casos e revisao da literatura.
RELATO DE CASO: Paciente de 22 anos, masculino, procedente de Pelotas. Vem encaminhado ao Serviço de Cirurgia Plástica da PUC/RS com história de queimadura por fogo há cerca de 10 anos. Ao exame físico apresenta extensa área corporal queimada, com deformidades importantes em maos e queixas em relaçao à dificuldade visual devido à retraçao cicatricial em canto medial. Foi tratado com procedimento de epicantoplastia proposto por Anderson em 19893. O paciente teve boa evoluçao pós-operatória, sem complicaçoes imediatas. No pós-operatório imediato foi manejado com pomada para proteçao ocular devido ao ectrópio secundário ao edema.
CONCLUSAO: A reconstruçao de pálpebras em pacientes queimados está longe de ser um procedimento simples, e repetidas operaçoes sao a regra, e nao a exceçao. A técnica a ser escolhida deve ser individualizada de acordo com o caso e a experiência do cirurgiao com a técnica. Queimaduras de pálpebras representam um desafio para cirurgioes reconstrutivos. As queimaduras envolvendo os tecidos palpebrais estao vulneráveis às forças de contraçao da ferida e cicatriz, sendo as margens orbitais ósseas os vetores da contraçao. A profundidade da queimadura depende da intensidade e duraçao do calor exposto; assim como da espessura da derme-epiderme envolvida. As sequelas de queimaduras palpebrais sao, também, mais significativas quando comparadas a exposiçoes similares em outros locais. O ectrópio cicatricial é a sequela tardia mais comum, deixando o globo, córnea e conjuntiva ocular desprotegidos, e é frequentemente associado com o surgimento de uma cobertura sobre a área epicântica medial. A cicatriz da queimadura contrai gradualmente, levando à retraçao e eversao das pálpebras. A proteçao normal da superfície ocular torna-se comprometida, levando a subseqüente exposiçao crônica da córnea e ceratite. Existem diversas opçoes para o tratamento do ectrópio cicatricial. Uma das mais simples é o enxerto de pele. Entretanto, sabe-se que o grau de contraçao de um enxerto de pele pode variar consideravelmente, podendo contrair a até um quarto do seu tamanho original. Em 1989, Anderson descreveu um retalho chamado por ele de "five-flap Z-plasty" para correçao do canto medial. A técnica é composta por uma dupla zetaplastia, semelhante à descrita por Lessa e Sebatiá em 1984, acrescentado de uma incisao horizontal na uniao das zetaplastias, em direçao à linha média, e, com isso, criando outro retalho em V-Y associados a dupla zetaplastia, possibilitando o avanço medial do canto, caso necessário.




ALTERNATIVAS A HEMOTRANSFUSAO NO TRATAMENTO DE PACIENTE TESTEMUNHA DE JEOVA

ORDEM:
006

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UFCSPA

AUTORES: MIRENDA, H. A.; ELY, PEDRO BINS; PASE, PABLO FAGUNDES; WEBER, ES; MARTINS, ALM; PERINI, D. C.; ARAUJO, T. B.; FLORES, L. F. C. T.

OBJETIVO: Alguns procedimentos cirúrgicos têm a transfusao sanguínea como um recurso terapêutico indispensável. Porém uma parcela de pacientes recusa tal recurso por motivos religiosos. O Objetivo do trabalho é revisar medidas de preservaçao de hemácias e relatar o caso de uma paciente Testemunha de Jeová que sofreu queimadura por chama e passou por quatro procedimentos de desbridamento sem necessidade de hemotransfusao.
RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 39 anos, branca, 45% da superfície corporal queimada por chama pela explosao de botijao de gás. Maior parte das queimaduras foi de terceiro grau (incluindo membros superiores e inferiores) e uma parte de segundo grau (face). Após transferência do hospital de Estrela, é internada no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, onde fica por 46 dias com 32% de superfície corporal com queimaduras de segundo grau. O primeiro desbridamento é feito com o hemograma mostrando hemoglobina 10g/dL e hematócrito 31%. Dois dias após recebeu 4000 unidades de eritropoetina subcutânea e ferro 50% (2,5 ml em 100 ml de soro fisiológico). Quatro dias após o primeiro, é realizado um segundo procedimento de desbridamento com curativo e passou a receber eritropoietina subcutânea 8000 unidades de 2/2 dias e ferro endovenoso 200 mg (2 ampolas) de 3/3 dias.
CONCLUSAO: É imperativo que se saiba de alternativas à hemotranfusao no manejo de pacientes grandes queimados e que nao aceitam receber elementos de sangue heterólogos. Neste caso foi possível realizar diversos desbridamentos cirúrgicos mantendo nível de hemoglobina da paciente entre 9,3-10 g/dL com o uso EPO e ferro.




ANALISE COMPARATIVA DA QUANTIFICAÇAO DE COLAGENO NA CICATRIZAÇAO DE FERIDAS POR QUEIMADURAS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DIABÉTICOS TRATADOS COM LASER DE BAIXA POTENCIA E ULTRASSOM

ORDEM:
007

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

AUTORES: FANTINATI, MARCELO S.; FANTINATI, ADRIANA M.M.; SANTOS, BRUNO F.; MEDONÇA, DIEGO E.O.; REIS, JULIANA C.O.; ARAUJO, LORRANE C.; BARBOSA, DEYSE A.; LINO JUNIOR, RUY S.

OBJETIVOS: Comparar a quantidade de colágeno na cicatrizaçao de feridas por queimaduras em modelos experimentais diabéticos tratados com laser de baixa potência e ultrassom.
METODOLOGIA A realizaçao deste projeto obedeceu às normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório e foi submetido e aprovado sob o protocolo nº 007/12 pela Comissao de Ética no Uso de Animais/CEUA-PRPPG-UFG. Trata-se de um estudo de delineamento experimental comparativo com uma amostra de 60 ratos Wistar, sendo que 15 animais pertenciam ao grupo nao diabético controle (GC), 15 ao grupo diabético nao tratado (GDNT), 15 ao grupo diabético tratado com ultrassom (GTU), e 15 ao grupo diabético tratado com laser (GTL), 15 ao grupo nao diabético tratado com laser (GNDTL), 15 ao grupo diabético tratado com laser (GDTL). Os animais foram induzidos a diabetes com estreptozotocina Os animais foram submetidos a queimadura de 3º grau. Os animais do GTU receberam Ultrassom SONOMED V 4150, modo pulsado, 3 MHz, 100 Hz, 20% e dose 0,5 W/cm2. Os animais do GTL receberam tratamento com laser de baixa potência da marca LASERMED 4098® com emissor GaAlAs MOCVD 650 nm 12 mW (classe 3b) continuo, com dosagem energética de 3 J/cm2 até o sétimo dia e 6 J/cm2 nos dias restantes, em dias alternados durante o período experimental proposto Nos dias experimentais propostos, isto é, aos 14, 21 e 30 dias após a induçao da lesao, cinco animais de cada subgrupo foram eutanasiados para a quantificaçao do colágeno através do software Image J® versao 1.3.1. As diferenças observadas foram consideradas significantes quando p<0,05.
RESULTADOS: No GC a quantificaçao de colágeno foi de 10,169% no 14º dia; 10,277% no 21º dia e 10,236% no 30º dia. No GTU a quantificaçao de colágeno foi de 12,724% no 14º dia; 20, 593% no 21º dia e 20,968% no 30º dia. No GTL a quantificaçao de colágeno foi de 12,860% no 14º dia; 12,897% no 21º dia e 10,236 no 30º dia. O GTL apresentou maior síntese de colágeno no 14º dia quando comparado ao GTU, porém nao foi estatisticamente significativo (p<0,852). No 21º e 30º dia o GTU apresentou maior quantidade de colágeno quando comparado ao GTL valores estes estatisticamente significativos (p<0,001)
CONCLUSAO: O ultrassom se mostrou um recurso mais eficaz na cicatrizaçao de feridas no 21º e 30º dias da lesao por queimaduras por aumentar a quantidade de colágeno reestabelecendo de forma mais rápida a integridade tecidual.

Descritores: Colágeno. Diabetes. Queimaduras.




ANALISE COMPARATIVA QUANTIFICAÇAO DE COLAGENO EM FERIDAS POR QUEIMADURAS DE 3º GRAU EM MODELOS EXPERIMENTAIS TRATADOS COM LASER DE BAIXA POTENCIA E ULTRASSOM

ORDEM:
008

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

AUTORES: SANTOS, BRUNO F.; FANTINATI, MARCELO S.; REIS, JULIANA C.O.; FANTINATI, ADRIANA M.M.; BARBOSA, DEYSE A.; ARAUJO, LORRANE C.; MEDONÇA, DIEGO E.O.; LINO JUNIOR, RUY S.

OBJETIVOS: Comparar a quantidade de colágeno na cicatrizaçao de feridas por queimaduras em modelos experimentais tratados com laser de baixa potência e ultrassom.
METODOLOGIA: A realizaçao deste projeto obedeceu às normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório e foi submetido e aprovado sob o protocolo nº 007/12 pela Comissao de Ética no Uso de Animais/CEUA-PRPPG-UFG.Trata-se de um estudo de delineamento experimental comparativo com uma amostra de 45 ratos Wistar, sendo que 15 pertenciam ao grupo controle (GC), 15 ao grupo tratado com ultrassom (GTU) e 15 ao grupo tratado com laser (GTL). Os animais foram anestesiados utilizando medicaçao Ketamina 10% e Xilazina 2% intraperitoneal, soluçao 0,01ml/g e submetidos a queimadura por escaldo com água quente acima de 96ºC por 14 segundos para induçao de queimaduras de 3º grau. Os animais do GTU receberam Ultrassom SONOMED V 4150, modo pulsado, 3 MHz, 100 Hz, 20% e dose 0,5 W/cm2. Os animais do GTL receberam tratamento com laser de baixa potência da marca LASERMED 4098® com emissor GaAlAs MOCVD 650 nm 12 mW (classe 3b) continuo, com dosagem energética de 3 J/cm2 até o sétimo dia e 6 J/cm2 nos dias restantes, em dias alternados durante o período experimental proposto Nos dias experimentais propostos, isto é, aos 14, 21 e 30 dias após a induçao da lesao, cinco animais de cada subgrupo foram eutanasiados para a quantificaçao do colágeno através do software Image J® versao 1.3.1. As diferenças observadas foram consideradas significantes quando p<0,05.
RESULTADOS: No GC a quantificaçao de colágeno foi de 10,169% no 14º dia; 10,277% no 21º dia e 10,236% no 30º dia. No GTU a quantificaçao de colágeno foi de 12,724% no 14º dia; 20, 593% no 21º dia e 20,968% no 30º dia. No GTL a quantificaçao de colágeno foi de 12,860% no 14º dia; 12,897% no 21º dia e 10,236 no 30º dia. O GTL apresentou maior síntese de colágeno no 14º dia quando comparado ao GTU, porém nao foi estatisticamente significativo (p<0,852). No 21º e 30º dia o GTU apresentou maior quantidade de colágeno quando comparado ao GTL valores estes estatisticamente significativos (p<0,001).
CONCLUSAO: O ultrassom se mostrou um recurso mais eficaz na cicatrizaçao de feridas no 21º e 30º dias da lesao por queimaduras por aumentar a quantidade de colágeno reestabelecendo de forma mais rápida a integridade tecidual.




ANALISE DE EXCISOES TANGENCIAIS REALIZADAS PARA TRATAMENTO DE QUEIMADURAS DE FASE AGUDA NO PERIODO DE DOIS ANOS NO HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMAO (HIJG).

ORDEM:
009

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMAO, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

AUTORES: MEDEIROS, ACS; BAUNGRATZ, MM; PEREIMA, MJL

OBJETIVO: Correlacionar o número de internaçoes de crianças com diagnóstico de queimadura com o número de crianças que realizaram excisao tangencial(ET) como tratamento inicial no Hospital Infantil Joana de Gusmao (HIJG) no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2013.
MÉTODOS: trata-se de um estudo retrospectivo, quantitativo, realizado a partir da coleta de dados de prontuários armazenados no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico do HIJG (SAME). Foram analisados os prontuários de todas as crianças internadas por queimadura neste período. As identificadas com diagnóstico de lesao de espessura total (3º grau) foram submetidas a ET e cobertura cutânea.
RESULTADOS: No ano de 2012, internaram-se 128 pacientes queimados que preenchiam os critérios de internaçao da Unidade de Queimados do HIJG. Destes, 12 tiveram diagnóstico de queimadura de espessura total e foram submetidos a tratamento cirúrgico com ET do tecido queimado e cobertura cutânea com enxerto de pele autólogo ou com matriz de regeneraçao dérmica, totalizando 14 procedimentos, enquanto que no ano de 2013, foram internados 117 pacientes e 10 deles foram submetidos ao tratamento cirúrgico, totalizando 18 procedimentos.
CONCLUSAO: A ET foi o tratamento de escolha nas queimaduras de espessura total com uma média de dois procedimentos em cada paciente e uma diminuiçao do tempo de internaçao e da incidência de complicaçoes infecciosas como sepse e/ou falência de múltiplos órgaos e sistemas nesses pacientes.




ANTIBIOTICOTERAPIA EM CRIANÇAS QUEIMADAS: REVISAO DE LITERATURA DOS ULTIMOS DEZ ANOS

ORDEM:
010

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL

AUTORES: FREITAS, MANUELA S.; MORAES, REBECA Z.C.; DANTAS, LIVIA M.S.; MACHADO, MARCELLA M.; RODRIGUES, TASSIA M.C.; FREMPONG, ROSANA F. S.; BORGES, KENYA S.; CINTRA, BRUNO B.

Apresentaçao preferencial: pôster ou oral.
OBJETIVO: Analisar os estudos acerca da antibioticoterapia e infecçoes em crianças vítimas de queimaduras.
MÉTODO: Revisao da literatura, realizada nas bases de dados PubMed, Cochrane Library, Science Direct e Scielo. Os principais critérios de inclusao utilizados foram: Revisoes sistemáticas do uso de antibióticos em infecçoes de crianças queimadas; Artigos clínicos/ ensaios do uso de antibióticos em crianças queimadas; Publicaçao nos últimos dez anos. Utilizou-se os descritores em inglês "infection", "antibiotic", "burns", "children" e seus equivalentes em espanhol e português no DecS.
RESULTADOS: Foram encontrados 141 artigos, apenas 26 seguiam os critérios de inclusao e exclusao. Os Resultados foram subdivididos em 4 categorias para analise, podendo um único artigo participar de mais de uma categoria: Trataram sobre formas de infecçoes em crianças queimadas (19), infecçoes de pele e sepse corresponderam a 19,15% das abordagens, cada um; já infecçoes por cateter venoso, oculares, de vias aérea e aparelho geniturinário estiveram presentes em 4,25% dos estudos. Estudos cepas de microorganismos em infecçoes de crianças queimadas (16), Staphylococcus aureus constituiu 29,62% dos estudos; seguido de Pseudomonas aeruginosa 25,92%; Klebsiellapneumoniae, Acinetobacter baumannii, Escherichia coli, Streptococcus Beta Hemolítico do grupo A, constituíram cada um 7,40% dos estudos. Antibiótico utilizado em infecçoes de queimaduras em crianças (17), 26,31% dos estudos fizeram uso ou apontaram Polimixina E como antibioticoterapia eficaz; seguido de estudos que demonstraram a eficácia de Antibióticos tópicos, Betalactâmicos e Aminoglicosídeos 10,52%, cada. Posicionamento sobre profilaxia de infecçao em crianças vítimas de queimaduras (10), 50% mostrou-se favorável ao uso de antibioticoterapia profilática, contra 50% discordante da profilaxia.
CONCLUSAO: Infecçao continua sendo uma das principais causas de mortalidade em crianças gravemente queimadas, sendo infecçoes de pele e sepse os principais destaques da literatura analisada. A revisao sugere grande variabilidade de micoorganismos responsáveis pelas infecçoes. Nao há consenso sobre a antibioticoterapia a ser utilizada, tampouco, sobre a profilaxia antibiótica. Fazem-se necessários outros estudos para contribuir e facilitar o tratamento profilático ou precoce dessas complicaçoes, contribuindo para reduzir a morbidade e mortalidade dos pacientes.

Descritores: Queimaduras, Infecçao, Antibióticos, Crianças




USO DO CURATIVO COM PRESSAO NEGATIVA EM FERIMENTO EXTENSO CAUSADO POR FASCEITE NECROTIZANTE

ORDEM:
011

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL UNIVERSITARIO - UFSC

AUTORES: VENTURA, LUIZA.; DO NASCIMENTO, ALEXANDRA SQ.; LEE, KUANG H.; GRANGEIRO, LEANDRO S.; SEIDEL, WILLIAM.; LEONARDI, DILMAR.; ELY, JORGE B.

Este trabalho tem por objetivo relatar caso clinico de um paciente idoso e desnutrido com ferida complexa em coxa esquerda devido a uma fasceíte necrotizante. Foi submetido a colocaçao de curativo com pressao negativa durante o período de 3 semanas, tendo apresentado melhora do aspecto da lesao, até a realizaçao de enxertia local. Apresentamos uma revisao da literatura a respeito das indicaçoes e orientaçoes atuais com relaçao ao uso do curativo com pressao negativa.




UTILIZAÇAO DE CURATIVO BIOLOGICO COMPOSTO DE COLAGENO, ALGINATO E NITRATO DE CÉRIO 2,2% ,EM PACIENTES QUEIMADOS.

ORDEM:
012

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: INSTITUTO IVO PITANGUY, CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DO HOSPITAL MUNICIPAL SOUZA AGUIAR

AUTORES: MONTANO,ROBERTA DE A. B.; LIMA, JOSÉ ALDARI DE O.

OBJETIVO: Avaliar a eficácia e aplicabilidade do curativo biológico Colzen® que possui em sua constituiçao: Colágeno do tipo I, Alginato e Nitrato de Cério a 2,2%, em pacientes queimados. Com o Objetivo de observar suas propriedades, tanto na fase aguda, como nas fases subsequentes, compreendendo desde feridas mais simples até aquelas com perda e exposiçao de estruturas especializadas.
MÉTODO: Foi utilizado o Colzen® nas feridas de 7 vítimas de queimaduras, destes foi aplicado o curativo biológico diretamente sobre a feridas agudas por queimaduras de 2º grau, também sobre queimaduras de 3ºgrau com perda de substância e exposiçao de estruturas nobres,além do uso em fasciotomia e áreas doadoras de enxerto cutâneo.
RESULTADOS: As aéreas com queimadura de 2º grau superficial foram completamente reepitelizadas em 72h sem sofrimento ou infecçao. As feridas por queimadura de 3º grau e com fasciotomia apresentaram tecido de granulaçao de boa qualidade, agilizando o processo de autoenxertia e protegendo estruturas nobres como músculos e tendoes, antes completamente expostos.
CONCLUSOES: Foi aplicado o curativo biológico Colzen® nas lesoes por queimaduras produzidas por diversos agentes. Observou-se que houve uma boa resposta terapêutica, principalmente, naquelas de segundo grau superficial e profundo. A evoluçao para a cura se deu de forma célere. As lesoes mostraram-se com bom aspecto. A ausência de infecçao aparente e a umidade balanceada contribuíram para a regeneraçao dos tecidos. Os curativos subsequentes ocorreram, em média, a cada três dias sem causar nenhum dano local.Houve uma boa aceitaçao por parte do paciente apesar da ardência provocada, logo após a aplicaçao do curativo biológico,que durava em torno de quinze minutos e que cediam com o uso de analgésicos comuns.




ASSISTENCIA A PACIENTES PORTADORES DE NECROLISE EPIDERMICA TOXICA (NET)

ORDEM:
013

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL

AUTORES: CRUZ, L.G.B.; COHEN, V. D.

INTRODUÇAO: NET é uma reaçao adversa grave idiossincrático que afeta em geral 1,8 casos por milhao de pessoas por ano. Sua taxa de mortalidade é muito elevada, atingindo entre 25 e 70% de acordo com diversos autores.
OBJETIVO: descrever o caso de cinco pacientes que apresentaram NET relatando a assisntencia clinica e cirúrgica durante a internaçao.
MÉTODO: Foram assistidos cinco pacientes portadores de NET os quais foram transferidos para Unidade de Terapia Intensiva com cuidados especiais. Esses pacientes apresentavam idade entre 6 e 60 anos, com comprometimento de área corporal de 79% em uma paciente HVI + que apresentou reaçao a antiretroviral, 88% em um portador de mielomeningocele que desenvolveu NET por dipirona, 70% em um pós operatório de cirurgia cardíaca que estava sob tratamento com Alupurinol, 59% em uma portadora de leucemia, a qual desenvolveu a doença pelo uso de ciprofloxacino e 70% um paciente com broncopneumonia que recebeu metoclopamina.
RESULTADOS: Todos esses pacientes foram acompanhados na unidade de terapia intensiva e tiveram as trocas de curativos realizada no centro cirúrgico sob sedaçao. Optamos pela utilizaçao de cobertura de silicone associado a prata a fim de prevenir infecçao. O ácido linoleico foi associado com tela de silicone e aplicado para estimular o tecido de granulaçao. Duas pacientes receberam matriz dérmica em áreas nobres, como as maos, pálpebras e mamilos. A média hospitalizaçao foi de 33 dias.
CONCLUSAO: O TEN é uma doença grave e o diagnóstico precoce é extremamente importante. A utilizaçao de novas tecnologias é essencial para a sobrevivência do paciente.




ASSISTENCIA AMBULATORIAL MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE COM QUEIMADURA NA PERSPECTIVA DA REABILITAÇAO

ORDEM:
014

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL UNIVERSITARIO DE SANTA MARIA

AUTORES: TIMM, AMB; DURGANTE, V.L.; OURIQUE, A.A.B.; LEAL, T.C.; CERVI, A.L.

INTRODUÇAO: O trauma por choque elétrico de alta voltagem pode causar injúrias, desde lesoes superficiais a extensas de partes moles, neuromusculares e vasculares (1). As pessoas acometidas por choque elétrico devem ser tratadas por equipe interdisciplinar para prevenir as sequelas físicas, motoras e psicológicas decorrentes das lesoes.
OBJETIVO: Relatar a assistência ambulatorial de enfermeiros e fisioterapeutas ao paciente com queimaduras por choque elétrico.
RELATO DE CASO: Queimadura elétrica de alta voltagem em indivíduo de 26 anos, masculino, com lesoes de 2º e 3º grau no tórax anterior e posterior direito e parte do esquerdo, MSD e dorso do pé E, totalizando 42,5% de superfície corporal queimada. A primeira avaliaçao ambulatorial foi em julho de 2013, após 35 dias de internaçao hospitalar. As lesoes apresentavam extensas áreas de esfacelo, pontos de granulaçao, exsudato em grande quantidade e áreas cicatrizadas. Inicialmente utilizou-se coberturas de hidrofibra com prata no tecido desvitalizado e TCM no epitélio. Posteriormente a membrana de celulose. Ficou internado até novembro de 2013 para desbridamento e enxerto, retornando ao ambulatório para acompanhar lesoes e cicatrizes hipertróficas. Iniciou tratamento com fisioterapia respiratória e dermato funcional, sendo utilizado manobras miofaciais, ventosas e alongamentos.
DISCUSSAO: As queimaduras requerem tratamentos específicos conforme o tipo e profundidade para restauraçao do tecido de revestimento de forma a minimizar consequências funcionais e estéticas. Realizados pela equipe de enfermagem os curativos com retençao de umidade associada à prata, tem importante atividade antimicrobiana, além de reduzirem a perda de água e a dor (2). O tratamento fisioterapêutico acompanha o paciente em todas as fases da recuperaçao, prevenindo complicaçoes pulmonares, deformidades e contraturas até a completa maturaçao das cicatrizes, além de acompanhamento das reconstruçoes estéticas e funcionais (3). Identifica-se a importância do atendimento multiprofissional na recuperaçao funcional das pessoas com queimaduras para melhorar a aparência das cicatrizes e a eficiência do movimento.1. Oliveira RA, Bersan ML, Dupin AE, Viel DO, Silva PV, Leao CEG, et al. Abordagem de queimadura elétrica em membro superior.
RELATO DE CASO: Rev Bras Queimaduras. 2013;12(3):187-1912. Moser H, Pereima RR, Pereima MJL. Evoluçao dos curativos de Prata no tratamento de queimaduras de espessura parcial. RevBras Queimaduras.12(2):60-7,2013.3. Costa AP, et al. A importância da Liga Acadêmica de Queimaduras. Rev Bras Queimaduras. 2009; 8(3):101-5.




ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇAO DE DIETA ENTERAL CONTINUA EM GRANDES QUEIMADOS:RELATO DE EXPERIENCIA

ORDEM:
015

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA, CENTRO UNIVERSITARIO ESTACIO DO CEARA

AUTORES: AGUIAR, G.A.F; LEONTSIINIS, C.M.P; DIAS, M.A.T.; BRITO, M.E.M

OBJETIVOS: Descrever a assistência de enfermagem na terapia enteral contínua em pacientes vítimas de queimaduras, discorrer sobre o perfil clínico dos pacientes submetidos a terapia nutricional contínua.
METODOLOGIA: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em um Centro de Tratamento de Queimados-CTQ no Estado do Ceará,na qual atende vítimas de acidentes por queimaduras prestando serviço de alta complexidade. O percurso metodológico se deu a partir da implementaçao da terapêutica enteral contínua em grandes queimados internados no CTQ. Participaram do estudo todos os pacientes que foram submetidos à sondagem naso entérica para administraçao da dieta enteral contínua no período de março a julho de 2014. O acompanhamento dos pacientes se deu através de um diário de campo onde os enfermeiros do serviço registravam o momento da sondagem,dados de identificaçao do paciente, características da queimadura, complicaçoes e o tempo de permanência com a terapia.Foram excluídos do estudo os pacientes que estavam em dieta enteral intermitente. Os dados foram compilados e colocados em quadros por categorias: Adultos,crianças; complicaçoes e dificuldades encontradas na administraçao da dieta enteral contínua e analisados de acordo com a literatura pertinente sobre o tema. Os participantes da pesquisa tiveram garantido os direitos assegurados pela resoluçao 466/12 do Conselho Nacional de Saúde/ Ministério da Saúde, tendo assinado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
DISCUSSAO: Compete ao enfermeiro assumir o acesso ao trato gastrointestinal através de sonda incluindo a administraçao de dietas enterais contínuas,para o paciente vítima de queimaduras, essa terapia oferece dieta hipercalórica e hiperprotéica adequada para minimizar o catabolismo protéico e a perda nitrogenada. Os pacientes submetidos a essa dieta sao monitorizados por toda a equipe de enfermagem e permaneceram com a sonda nasoenterica durante o período de internaçao hospitalar,a sondagem é realizada durante a balneoterapia anestésica pelo enfermeiro após avaliaçao de Superfície Corporal Queimada-SCQ e profundidade da lesao pela equipe interdisciplinar.Participaram do estudo 19 pacientes,destes 6 eram crianças.A faixa etária foi de 2 a 61 anos de idade, com SCQ entre 15% e 65 % de queimaduras de segundo e terceiro grau.Três pacientes foram a óbito e os demais permaneceram em dieta enteral contínua por um período aproximado de 30 dias. As principais complicaçoes observadas foram náuseas e vômitos e em crianças distensao abdominal, a dificuldade de movimentaçao do paciente,pois a dieta é administrada em bomba de infusao restringindo o mesmo ao leito também foi observada,porém os episódios diarréicos diminuíram e a cicatrizaçao das queimaduras e o ganho de peso foram evidenciados. As trocas de sonda foram diminuídas, por ocorrer menos obstruçao.
CONCLUSAO: A implementaçao da dieta enteral contínua otimizou a administraçao da terapia enteral pela equipe de enfermagem,permitindo um acompanhamento sistematizado das complicaçoes,possibilitando melhor fornecimento de nutrientes aos pacientes grandes queimados.




ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇAO DE QUEIMADURAS POR RADIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CANCER DE MAMA: REVISAO BIBLIOGRAFICA

ORDEM:
016

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

AUTORES: NOGUEIRA, S.M.M.; SILVA, R.G.; GUIMARAES, C.L.F.; SOUSA, F.M.P.; BATISTA, J.D.L; ALVES, R.F.

OBJETIVO: Elucidar sobre os cuidados a serem adotados para prevenir a ocorrência de queimaduras, durante o procedimento de radioterapia no tratamento do câncer de mama.
METODOLOGIA: A pesquisa realizada é uma revisao bibliográfica desenvolvida no mês de agosto de 2014, tendo como fonte de obtençao das informaçoes a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo utilizado os descritores "radioterapia" e "queimaduras". Os critérios para inclusao dos artigos foram: a disponibilidade na íntegra, em português, realizado há menos de 7 anos e que estivessem em consonância com a temática. Após o refinamento a amostra resultou em 5 artigos. A partir disso, realizou-se leitura inicial e uma análise crítica dos mesmos, a respeito do tema.
RESULTADOS: Dos artigos analisados, observou-se que todos foram publicados recentemente entre 2008 e 2014. A radiodermite, conhecida como queimaduras da pele, é um efeito adverso do tratamento radioterápico que pode ser prevenido ou minimizado por meio de orientaçoes e intervençoes prévias às pacientes, familiares e acompanhantes sobre os cuidados com a pele. A equipe de enfermagem, que possui um contato direto com as usuárias, deve estar preparada para fornecer as informaçoes completas e específicas. Durante a análise dos artigos constatou-se que os produtos tópicos mais indicados, sao os corticosteroides tópicos e a calêndula, sendo usados simultaneamente ao início do tratamento para um maior efeito. Dentre as indicaçoes a serem feitas observou-se que as pacientes devem evitar o uso de sutias, aumentar a ingesta hídrica, nao utilizar cremes antes do procedimento, usar tecidos de algodao, nao usar a força do jato de água diretamente na pele irradiada, evitar a exposiçao solar e utilizar cremes hidratantes a base de Aloe Vera duas vezes ao dia.
CONCLUSAO: A partir do estudo, constatou-se que o tratamento oncológico é um processo complexo, composto por múltiplas etapas, em um ritmo sequencial, que leva em conta fatores associados à própria patologia e às características do indivíduo. Justificando assim a importância da assistência de Enfermagem, no que confere a abordagem de informaçoes acerca das medidas a serem tomadas, para prevenir a radiodermatite. Ademais, sugere-se a necessidade de pesquisas mais abrangentes na área, com o Objetivo de elaborar protocolos de cuidados relacionados à prevençao e ao manejo adequado das lesoes para que possam ser seguidos por instituiçoes que buscam melhor qualidade na assistência a mulheres com câncer de mama.

Descritores: Radioterapia. Queimaduras. Prevençao.




CHECK LIST PRÉ-OPERATORIO: PREVENINDO QUEIMADURAS EM TRANS-OPERATORIO

ORDEM:
017

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO - UNIFRA

AUTORES: MARTINS E.S.R; ZAMBERLAN C; DIENFENBACK G.D; MARINHO M.G.R; SILVA M.L.M; COSTENARO R.G.S; CASSOL, E.N.

OBJETIVO: Sendo assim, esse trabalho tem por objetivo salientar a importância de um checklist pré-operatório, visando à prevençao de queimaduras em trans-operatório.
METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, que durante atividade teórico práticas desenvolvidas dentro de uma unidade cirúrgica, observouse a importância de proporcionar ao paciente um ambiente seguro.
RESULTADOS: O uso de medidas preventivas diminui o índice de complicaçoes e lesoes decorrentes do uso de alguns aparelhos em ambiente cirúrgico. Corroborando com a NR32 o uso de adornos favorece a infecçao, mas em ambientes cirúrgicos o uso de adornos metálicos podem acarretar lesoes na pele, do tipo queimaduras de caráter irreversíveis pelo uso de eletrocautério (MOREIRA, 2010). A eletrocirurgia baseia-se na passagem de uma corrente elétrica de auto frequência pelos tecidos alvos (AFONSO et al., 2010). Os metais sao condutores de eletricidade, portanto os pacientes que fazem uso de adornos metálicos (correntes, anéis, pulseiras, piercings e botoes metálicos), esses podem oferecer uma alteraçao do caminho da saída da corrente elétrica do paciente produzindo queimaduras. O check list constará de um protocolo com questoes objetivas visando à praticidade e resolutividade rápida da açao, que será realizado na entrada do paciente ao ambiente cirúrgico. Neste protocolo incluirá a figura de um corpo humano com várias regioes do corpo destacadas em locais de possíveis sítios de adornos. Ao lado deste, alternativas como "sim", "nao" e "ok" depois da inspeçao.
CONCLUSAO: Certamente, essas medidas irao contribuir de maneira expressiva na prevençao de queimaduras em centro cirúrgico, pois durante os estágios pode-se perceber que a equipe de enfermagem no centro cirúrgico por muitas vezes estao sobrecarregadas com atividades inerentes a sua competência e por muitas vezes banalizando ou desconsiderando a importância de um cuidado preventivo, evitando assim danos ao paciente. O enfermeiro de centro cirúrgico exerce uma funçao primordial dentro do ambiente cirúrgico, pois seu conhecimento é essencial, minimizando os riscos oferecidos ao paciente desde sua entrada ao centro cirúrgico até o retorno de sua unidade cirúrgica.

REFERENCIAS:

MOREIRA, C., Eletrocautério na cesarea: complicaçoes na ferida cirúrgica. Dissertaçao (Mestrado) Programa de pós-graduaçao em tocoginecologia. Campinas SP, 2010. AFONSO, C.T., SILVA, A.L., FABRINI, D.S., AFONSO, C.T., CORTES, M.G.W., SANT'ANNA, L.L. Risco do uso do eletrocautério em pacientes portadores de adornos metálicos. ABCD Arq Bras Cir Dig, 183186, Belo Horizonte, MG, 2010.




ASSISTENCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE QUEIMADO: UM RELATO DE CASO

ORDEM:
018

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL DE PRONTO-SOCORRO DE PORTO ALEGRE, PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM URGENCIA E EMERGENCIA - PRIMURGE

AUTORES: CARDOSO, E.; MOREIRA, P.; CONY, K; PORTO DA ROSA, M.; SOARES, M.

INTRODUÇAO:Pacientes com trauma térmico grave exigem cuidados de alta complexidade (2) que requerem atençao constante e diferenciada por parte dos profissionais de saúde (3). A atuaçao de uma equipe multiprofissional pode unir conhecimentos e esforço na busca de uma recuperaçao plena em tempo oportuno, com consequente melhora para qualidade de vida do paciente.
OBJETIVO: Relatar a experiência de uma equipe de residentes de um Programa de Residência Multiprofissional ao prestar cuidados de forma interdisciplinar a um paciente queimado.
RELATO DO CASO: Rapaz de 14 anos, vítima de queimaduras, foi transferido de um hospital do interior para o HPS dois dias depois do acidente. No momento da chegada apresentava lesoes de queimaduras de 2º e 3º graus , em 24% da superfície corporal, com queimaduras em membros superiores, tórax e coxas, curativo com sulfadiazina de prata 1%. Sinais vitais estáveis, recebendo hidrataçao por acesso venoso periférico. No mesmo dia da chegada foi realizado desbridamento e enxertia conforme indicaçao de cada lesao. Os curativos passaram a ser realizados com coberturas atraumáticas, propiciando um ambiente adequado para a reepitelizaçao, úmido e protegido do meio externo para a restauraçao do epitélio (4). O monitoramento das lesoes e o conhecimento quanto ao risco de infecçao pela enfermeira e a troca de informaçoes entre as profissionais, subsidiou a nutricionista a adequar a dieta às necessidades nutricionais do paciente, a fim de minimizar o catabolismo protéico, melhorar a resposta imunológica e o processo de cicatrizaçao (6). A fisioterapia foi fundamental para manutençao da funçao pulmonar, prevençao de déficits músculo-esquelético-cutâneo, preservaçao da funcionalidade (5) e atuou mais facilmente ao partilhar momentos dos procedimentos de enfermagem, como higiene corporal, otimizando analgesia.
CONCLUSAO: Nao podemos afirmar que o trabalho multidisciplinar teve interferência direta no tempo ou mesmo na qualidade da recuperaçao, pois nao foi realizado nenhum estudo com esse Objetivo, entretanto, podemos afirmar que, a troca de conhecimentos entre as três profissionais envolvidas enfermeira, fisioterapeuta e nutricionista, propiciou maior segurança nas tomadas de decisao e consequentemente qualificou os cuidados, parte fundamental na recuperaçao dos pacientes queimados.

REFERENCIAS

1 Noble J, Gomez M, Fish JS. Quality of life and return to work following electrical burns. Burns. 2006;32(2):159-64.

2 Duarte MLC, Noro A. Humanizaçao: uma leitura a partir da compreensao dos profissionais da enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2010;31(4):685-92.

3 Pereima MJL. Particularidades das queimaduras em crianças. Disponível em: http://www.liat.ufsc/arquivoI.pdf. Acesso em: 14/08/2014.

4 Leao, CEG et al. Atendimento ao Queimado. UTQ - Professor Ivo Pitanguy. MG, 2013.

5 Waitzberg, Dan. Nutriçao oral, enteral e parenteral na prática clínica. 4º ediçao 2009.




MEMBRANAS DE HIDROGEL COM NANOPARTICULA DE PRATA NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS: ESTUDO DE CASO

ORDEM:
019

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, UFT, BRASIL, INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS PORTO, ITPAC-PORTO, BRASIL, INSTITUTO DE PESQUISAS E ENERGÉTICAS E NUCLEARES, IPEN/USP, BRASIL

AUTORES: CARDOSO, TR; VICENTINI, AB; VICENTINI, CB; VARCA, GHC; OLIVEIRA, MJA; LUGAO, AB

INTRODUÇAO: As queimaduras correspondem a um grande problema de saúde pública, pela gravidade de suas lesoes, grande número de complicaçoes associadas e pelas sequelas relevantes que marcam o paciente queimado. A membrana de hidrogel com nanopartícula de prata é um material de baixo custo, que pode ser usado no tratamento de queimaduras pela sua capacidade de manter a umidade, permeabilidade a gases e reduçao da carga biológica da ferida, tratando a infecçao local e evitando a disseminaçao sistêmica.
OBJETIVO: Demonstrar a aplicabilidade das novas tecnologias em curativos de baixo custo no tratamento de queimaduras, como as membranas de hidrogel com nanoprata desenvolvidas pelo Instituto de Energia Nuclear (IPEN).
MÉTODO: Trata-se de um estudo de caso de uma queimadura de 20 grau, causada por alimento quente na regiao da mao direita e parte do abdome, tratado com curativos de membranas de hidrogel com nanoprata (±80 nm) a base de Polivinilpirrolidona (10%) reticulados e esterilizado por radiaçao gama. Este estudo foi realizado sem custos ao paciente, autorizado pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal do Tocantins com o protocolo 161/2013.
RESULTADOS: A avaliaçao inicial ocorreu 2 dias após o acidente, quando o paciente procurou a Unidade Básica de Saúde. A ferida apresentava tecido de granulaçao, flictemas e pequena área de tecido inviável, friável ao retirar a cobertura com gazes e dolorida com escala visual analógica (EVA) de 8. O tratamento foi iniciado com limpeza da ferida com soluçao salina, debridamento mecânico e cobertura com membrana de hidrogel com nanoprata. O paciente foi orientado a manter o curativo oclusivo e retornar após 2 dias. No primeiro retorno após o início do tratamento a queimadura já apresentava melhora significativa, sem sangramento ao retirar a membrana de hidrogel e ausência de dor à manipulaçao (EVA 0). A ferida apresentava presença de tecido granulaçao em seu leito e tecido epitelizado nas bordas. Após 5 dias de tratamento a regiao queimada apresentava tecido epitelizado em toda sua extensao.
CONCLUSAO: Membrana de hidrogel com nanoprata sao curativos experimentais e para o caso estudado demonstrou ser a uma boa alternativa de tratamento por reduzir sensivelmente a dor da queimadura, prevenir a infecçao e diminuir o tempo de reparaçao tecidual.




ATENDIMENTO INICIAL AO QUEIMADO: FORMAÇAO ACADEMICA E CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

ORDEM:
020

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA

AUTORES: MESCHIAL, WILLIAM C.; OLIVEIRA, MAGDA L.F.

OBJETIVO: Verificar a vivência e o conhecimento de estudantes de cursos de graduaçao em Enfermagem sobre o atendimento inicial ao queimado (AIQ) em unidades de urgência.
MÉTODO: Realizou-se um estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa, com 107 estudantes matriculados no último semestre dos cursos de graduaçao em enfermagem da regiao Metropolitana de Maringá. Aplicou-se um questionário modular, estruturado e autoaplicável a. com questoes sobre caracterizaçao sócio-demográfica; situaçao escolar; interesse pessoal e contato prévio com o AIQ e conhecimento sobre o AIQ. Os dados foram submetidos à análise descritiva e teste de associaçao qui-quadrado, com nível de significância p< 0,05, utilizando-se o software Epi Info 7®.
RESULTADOS: A maioria dos estudantes de enfermagem eram mulheres (90,7%), na faixa etária de 20 a 24 anos (63,6%), brancas (63,6%) e solteiras (82,2%). Dessa populaçao 94,4% residiam na zona urbana, 63,8% possuía renda familiar mensal situada entre três e sete salários mínimos e 46,2% possuíam vínculo empregatício remunerado. Quanto à vivência dos alunos no atendimento à vítima de queimaduras, mais de 94% informou que o AIQ foi abordado teoricamente em disciplinas da graduaçao, porém 81,6% consideraram essa abordagem insuficiente; quanto a relaçao teórico-pratica da abordagem, 47,7% participaram de atividades teóricas extracurriculares, porém apenas 28,0% realizaram atividades práticas do AIQ. A totalidade dos alunos considerou importante a abordagem desse tema na graduaçao e 38,7% o considerou extremamente importante para a prática profissional, mas 41,1% possuíam pouca ou nenhuma afinidade com esse tema. Em relaçao ao conhecimento, verificou-se que apenas 22,4% dos estudantes apresentaram conhecimento considerado satisfatório. Houve associaçao entre conhecimento satisfatório e pertencer à instituiçao pública (OR= 3,1; p= 0,01444), ter realizado assistência de enfermagem no atendimento inicial a vítimas de queimaduras (OR= 3,6; p= 0,006530) e ter presenciado o atendimento inicial ao queimado (OR= 2,7; p= 0,03431).
CONCLUSAO: As lacunas na formaçao acadêmica indicadas pelos estudantes de enfermagem e o desconhecimento dos mesmos sobre o atendimento inicial ao queimado revelam a necessidade de (re) pensar estratégias de ensino que promovam melhorias referentes ao conhecimento desses acadêmicos.




ATUAÇAO DA FISIOTERAPIA EM UM CASO DE TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR APOS QUEIMADURA POR CHOQUE ELÉTRICO

ORDEM:
021

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL DE PRONTO-SOCORRO DE PORTO ALEGRE, PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM URGENCIA E EMERGENCIA - PRIMURGE

AUTORES: CARDOSO, E.; FIGUEREDO, T.; ROCKENBACH, P.; DAL PRA, A.; PORTO DA ROSA, M.

OBJETIVO: Relatar a atuaçao da fisioterapia em um caso de traumatismo raquimedular após queimadura por choque elétrico.
RELATO DO CASO: Paciente C.I.L., sexo masculino, 42 anos, chega ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre no dia 2 de maio de 2014, proveniente de um hospital do interior do Rio Grande do Sul por queimadura elétrica de alta voltagem. Teve a entrada da corrente na cabeça e a saída no membro inferior direito. O paciente chegou sedado, intubado e com queimaduras de 2º e 3º graus nas regioes da cabeça, pescoço e tronco. Necessitou de ventilaçao mecânica invasiva durante 5 dias. Foi diagnosticado com tetraplegia e no segundo mês de internaçao e desenvolveu miosite ossificante nos músculos adutores do quadril esquerdo. Foi realizada cirurgia para enxertia de membro inferior direito, com área doadora do membro contralateral. O quadro clínico apresentado pelo paciente nos primeiros cinco dias de internaçao no HPS, mostrou a necessidade de instituir terapêutica de desobstruçao brônquica, de prevençao de atelectasias e de otimizaçao da relaçao ventilaçao/perfusao, assim como de manutençao da amplitude de movimento articular. Destacaram-se os procedimentos: posicionamento funcional, vibraçao e ou compressao torácica, hiperinsuflaçao manual e tosse (manualmente ou mecanicamente assistida). Dentre os recursos terapêuticos utilizados para expansao ou reexpansao pulmonar na assistência ao pacientes durante esse período, destacam-se: posicionamento, hiperinsuflaçao manual, hiperinsuflaçao com o ventilador e ajuste da PEEP. Em uma fase mais posterior da internaçao, com o paciente sem sedaçao e mais alerta e consciente, ele foi retirado do leito para a poltrona diariamente. Assim que o quadro clínico permitiu, foi encorajado a realizar exercícios ativo-assistidos, ativos e resistidos. Lançou-se mao também de órteses tornozelo-pé e coxins abdutores de quadril a fim de se evitar contraturas e deformidades. A conduta inicial para o tratamento da miosite foi conservadora, realizou-se alongamentos dos músculos adutores e traçao manual do quadril para alívio da dor. O paciente evoluiu de força grau 0 para 4 em membros superiores para 3 em membros inferiores, obteve controle de tronco regular, ortostase com auxílio, e transferência mais ativa para poltrona. Durante a internaçao, com vistas à alta hospitalar, a equipe de fisioterapia buscou planejar e executar açoes que garantisse a continuidade do acompanhamento em ambiente ambulatorial. Para tanto, após 45 dias de hospitalizaçao, ele foi orientado quanto aos cuidados e referenciado para acompanhamento ambulatorial de fisioterapia em uma clínica de sua cidade.
CONCLUSAO: A fisioterapia tem papel fundamental para incremento da força muscular e da independência funcional nesse perfil de paciente.

Descritores: Fisioterapia. Queimadura elétrica. Traumatismo da medula espinhal

REFERENCIAS

LIMA JR, E.M.; NOVAES, F.N.; PICCOLO, N.S.; SERRA, M.C.V.F. Tratado de Queimaduras no Paciente Agudo. 2ª Ediçao. Sao Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirao Preto: Atheneu, 2009.

O'SULLIVAN, S.B.; SCHMITZ, T.J. Fisioterapia: avaliaçao e tratamento. 5.ed. Sao Paulo: Manole, 2007.

KISNER, C. COLBY, LYNN. Exercícios Terapêuticos - Fundamentos e Técnicas,. Ed. Manole, SP, 5ª ed, 2009.

GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. J. Fisioterapia Dermato Funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3ª ed., Barueri, Sao Paulo: ed. Manole, 2004.

MOFFAT, Marilyn; HARRIS, Katherine B. Fisioterapia do sistema tegumentar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

SAMPOL, Antônio V. Manual de prescriçao de órtese e prótese. Rio de Janeiro: Aguia Dourada, 2010.




AVALIAÇAO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE ADULTOS E IDOSOS COM ULCERAS VENOSAS PELA ESCALA DE KATZ APOS ORIENTAÇOES FORNECIDAS DURANTE A VISITA DOMICILIAR

ORDEM:
022

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENFERMEIRA. MESTRANDA DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE., UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. DOUTORA. PROFESSORA ADJUNTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. DOCENTE DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE.

AUTORES: JOAQUIM, FABIANA L.; CAMACHO, ALESSANDRA CONCEIÇAO L.F.

INTRODUÇAO: A avaliaçao da capacidade funcional permite averiguar a independência do indivíduo ao realizar atividades básicas e instrumentais. Realizar esta avaliaçao na visita domiciliar (VD) é uma oportunidade para obter informaçoes adicionais sobre condiçoes de vida, dinâmica familiar e estilo de vida do paciente, possibilitando ao enfermeiro promover orientaçoes voltadas à superaçao da condiçao clínica, projetando a recuperaçao efetiva e consequentemente melhora da qualidade de vida deste sujeito.
OBJETIVO: Comparar o efeito das orientaçoes realizadas durante a VD na capacidade funcional de adultos e idosos com úlceras venosas pela escala de KATZ.
MÉTODO: Estudo observacional, transversal e quantitativo. Cenário: domicilio de pacientes que se encontram em atendimento no Ambulatório de Reparo de Feridas do Hospital Universitário Antônio Pedro /UFF. Participantes: 8 adultos e 8 idosos portadores de úlceras venosas. Instrumentos: protocolo da unidade e as escala de KATZ-EIAVD com dados tratados estatisticamente. A pesquisa foi aprovada pela Comissao de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, em consoante à Declaraçao de Helsinki, sob o número 506.332.
RESULTADOS: Participaram 16 pacientes, 62,5% mulheres e 37,5% homens. No quesito faixa etária 50% sao adultos e 50% idosos. No item transferência, 62,5% dos adultos e 100% dos idosos conseguiam realizar as atividades referentes a este domínio sem o auxílio de objetos como bengala e andador. Após as orientaçoes o quantitativo passou a ser 75% adultos, mantendo-se a porcentagem referente a idosos. Houve também melhora no item continência. Antes das orientaçoes 50% dos adultos e 62,5% dos idosos apresentavam controle esfincteriano completo e após as orientaçoes este valor passou a ser de 87,5% adultos, mantendo-se a porcentagem referente aos idosos.
CONCLUSAO: As orientaçoes melhoram a capacidade funcional, principalmente dos adultos que demonstraram na pesquisa maior dependência em detrimento dos idosos. O grau de dependência apresentado pelos adultos tende a gerar preocupaçao em preocupaçao em virtude das atividades laborais que os participantes deste grupo podem estar executando.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Ulcera Varicosa; Visita Domiciliar.




AVALIAÇAO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE ADULTOS E IDOSOS COM ULCERAS VENOSAS PELO Indice de TINETTI APOS ORIENTAÇOES FORNECIDAS DURANTE A VISITA DOMICILIAR

ORDEM:
023

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENFERMEIRA. MESTRANDA DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. , UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. DOUTORA. PROFESSORA ADJUNTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. DOCENTE DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE.

AUTORES: JOAQUIM, FABIANA L.; CAMACHO, ALESSANDRA CONCEIÇAO L.F.

INTRODUÇAO: A avaliaçao da capacidade funcional permite averiguar a independência do indivíduo ao realizar atividades básicas e instrumentais. Realizar esta avaliaçao na visita domiciliar (VD) é uma oportunidade para obter informaçoes sobre condiçoes de vida, dinâmica familiar e estilo de vida do paciente, possibilitando ao enfermeiro promover orientaçoes voltadas à superaçao da condiçao clínica, projetando a recuperaçao efetiva e consequentemente melhora da qualidade de vida deste sujeito.
OBJETIVO: Comparar o efeito das orientaçoes realizadas durante a VD na capacidade funcional de adultos e idosos com úlceras venosas pelo Indice de TINETTI.
MÉTODO: Estudo observacional, transversal e quantitativo. Cenário: domicilio de pacientes que se encontram em atendimento no Ambulatório de Reparo de Feridas do Hospital Universitário Antônio Pedro /UFF. Participantes: 8 adultos e 8 idosos portadores de úlceras venosas. Instrumentos: protocolo da unidade e Indice de TINETTI com dados tratados estatisticamente. A pesquisa foi aprovada pela Comissao de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, em consoante à Declaraçao de Helsinki, sob o número 506.332.
RESULTADOS: Participaram 16 pacientes, 62,5% mulheres e 37,5% homens. Após orientaçoes e posterior reavaliaçao do Indice de TINETTI 50% dos adultos e 56,25% dos idosos apresentaram melhoras percentuais. Nos adultos as melhoras sao observadas nos itens equilíbrio sentado; levantando; assim que se levanta; girando 360º; sentando; início da marcha; comprimento dos passos e continuidade dos passos, enquanto que nos idosos os itens que tiveram melhora na resposta foram equilíbrio sentado; levantando; tentativas de levantar; assim que se levanta; equilíbrio em pé; olhos fechados; sentando; início da marcha e direçao.
CONCLUSAO: As orientaçoes melhoram a capacidade funcional, mas os adultos tendem a apresentargrau de dependência maior em detrimento dos idosos gerando preocupaçao em virtude das atividades laborais que os participantes deste grupo podem estar executando.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Ulcera Varicosa; Visita Domiciliar.




AVALIAÇAO DA EFETIVIDADE DO USO DO GEL DE PAPAINA A 2% EM ULCERA VENOSA: RELATO DE CASO

ORDEM:
024

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

AUTORES: BARRETO, BRUNA MF; SILVEIRA, ISABELLE A; OLIVEIRA, BEATRIZ GRB; SANTOS, MARCELA SH; OLIVEIRA, ARETHA P; RODRIGUES, ANA LUIZA S

OBJETIVO: avaliar a efetividade do Gel de Papaína a 2% no processo de reparo tecidual em uma úlcera de etiologia venosa.
MÉTODO: Relato de caso.
RESULTADOS: M.S.O.P., sexo feminino, 53 anos, apresentando úlcera venosa em face Antero medial do terço médio do membro inferior esquerdo. A efetividade da papaína foi avaliada ambulatorialmente, uma vez por semana em um período de 90 dias através do tipo de tecido encontrado no leito da lesao, do tamanho da lesao em cm2, da característica e quantidade do exsudato e da presença de odor. Na primeira avaliaçao (visita 1), a distribuiçao do tipo de tecido encontrado no leito da lesao ocorreu da seguinte forma: Granulaçao: 1-25%; Epitelizaçao: 1-25%; Esfacelo: 76-100%; Necrose: 0%; o tamanho da lesao era de aproximadamente 26 cm2; o exsudato era seroso e em pequena quantidade; e a lesao estava sem odor. Na última avaliaçao (visita 12), a distribuiçao do tipo de tecido era: Granulaçao: 26-50%; Epitelizaçao: 51-75%; Esfacelo: 0%; Necrose: 0%; o exsudato era serosanguinolento e em pequena quantidade e a lesao permaneceu sem odor.
CONCLUSAO: Mediante esses achados inferiu-se que na úlcera venosa tratada com Gel de Papaína a 2% houve queda significativa no tecido de esfacelo, demonstrando que a papaína foi efetiva como desbridante. E um aumento significativo no tecido de granulaçao e epitelizaçao do leito do início para o final do tratamento indicando que o tratamento utilizado favoreceu o processo de reparo tecidual. Percebeu-se também uma taxa de reduçao significativa, aproximadamente 16,75 cm2. O gel de papaína nao acarretou aumento da exsudaçao das lesoes, um dado importante, uma vez que o retardo da cicatrizaçao pode estar relacionada com úlceras altamente exsudativas. Desde a visita 1 até a visita 12, a ferida nao apresentou odor fétido, evidenciando que nao houve sinas de infecçao, achado relevante, visto que o odor é um indicativo de proliferaçao de bactéria e infecçao.

Descritores: Ulcera varicosa; Efetividade; Papaína; Enfermagem




AVALIAÇAO DO MANEJO DA DOR EM PACIENTES QUEIMADOS DO HOSPITAL DE URGENCIA DE SERGIPE

ORDEM:
025

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL, HOSPITAL DE URGENCIA DE SERGIPE (HUSE), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL

AUTORES: MORAES, REBECA Z.C.; FREMPONG, ROSANA F.R.; SOUZA, IURE C.; CARVALHO, GUSTAVO G.; FREITAS, MANUELA S.; RODRIGUES, TASSIA M.C.; ANDRADE, MONALLISA L.; CINTRA, BRUNO B.; BORGES, KENYA S.

OBJETIVOS: Avaliar o controle da dor em pacientes vítimas de queimaduras internados no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), analisando o comprometimento na qualidade de vida, correlacionando-o com fatores sócio-demográficos, clínicos e terapêuticos.
MÉTODO: Estudo transversal que avaliou 10 pacientes queimados, internados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). O questionário (Inventário Breve de Dor - IBD) analisou variáveis sociodemográficas, característica da dor, momento de inicio do manejo da dor, prescriçao analgésica e tratamentos nao intervencionistas (nao-farmacológico) para o controle da dor. A quantificaçao da dor foi realizada através da Escala Analógica Visual da Dor (EAV) e o IBD avaliou interferência da dor na qualidade de vida dos pacientes.
RESULTADOS: Os pacientes tinham entre 18 e 43 anos, com prevalência do sexo masculino (70%). 20% foram vítimas de queimaduras de terceiro grau, 80% de segundo grau. A etiologia mais frequente das queimaduras foi chama direta 50%. Desde o primeiro atendimento hospitalar, fora iniciada analgesia em 80% (à admissao). 60% dos pacientes avaliados relata piora do quadro álgico após curativos como padrao de dor. Nao houve tratamento adequado da dor no pré-hospitalar. Para os pacientes, a dor limitou as atividades gerais em maior ou menor intensidade (100%), bem como o modo de apreciar a vida (90%). No segundo dia, a intensidade da dor variou de 02 pontos pela escala EVA (20%) a 05 (20%). 40% tiveram dor 04 pela escala EVA e 20% de 05. O percentual de alívio variou de 60% a 100%. A analgesia mais frequentemente empregada foi Tramadol, em apenas 30% dos pacientes foram utilizados opiáceos fortes. Apenas30% dos pacientes relataram ter recebido tratamento nao farmacológico para dor. 40% relatou que a equipe médica ou a equipe de enfermagem explicaram sobre a dor. Nao foi utilizada a escala EVA, ou outra escala.
CONCLUSAO: O manejo da dor em pacientes vítimas de queimaduras ainda consiste num desafio. A decisao terapêutica nao levou em consideraçao a utilizaçao da EAV. Houve uma padronizaçao da quantidade e dos tipos de analgésicos utilizados, tal fato demonstra que nao foram consideradas as necessidades individuais de cada paciente. Nao houve tratamento nao-farmacológico adequado. O manejo analgésico no tratamento de queimaduras foi considerado insatisfatório e inadequado nesse estudo.

Descritores: Queimaduras, Dor, Tratamento.




SISTEMATIZAÇAO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO AS LESOES POR QUEIMADURAS DE 2º. GRAU NA REDE BASICA DE SAUDE DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA - PR

ORDEM:
026

AREA: PREFERENCIALMENTE POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE GUARAPUAVA - PARANA

AUTORES: BORBA, EVANDRO DE; CEBULSKI, RITA RIBEIRO; XAVIER, AUDINÉIA MARTINS; BITTENCOURT, FRANCO NERO CUNHA; LOURENÇO, ARLENE MARIA; SCHIMILOSKI, LEONI APARECIDA; NEITZKE,THAISA DE BRITO

OBJETIVO: Sistematizar a assistência de enfermagem no tratamento de feridas decorrentes de queimaduras de 2º Grau.
RELATO DE CASO: O atendimento ao paciente queimado sempre foi um desafio para o profissional de enfermagem, que busca melhores Resultados junto a lesao tratada, quanto a reduçao da dor e da infecçao e sobretudo a restauraçao tecidual. Os curativos que incorporam a prata como modalidade terapêutica nas suas diversas apresentaçoes se constituem na nova geraçao de tratamento de queimaduras de 2º grau. O tratamento habitual da queimadura de segundo grau superficial ou profunda, com o uso de sulfadiazina de prata 1% associado a gaze, complementado por uma camada de algodao hidrófilo e faixa crepe é denominado curativo de quatro camadas convencional. Considerando o número significativo de casos de queimaduras de 2º grau atendidos nas unidades de saúde do município de Guarapuava no ano de 2013, verificou-se a necessidade de unificar este tipo de atendimento. Desta forma, mediante a realizaçao de capacitaçoes junto as equipes de enfermagem atuantes nas unidades da rede básica de saúde, firmou-se a sistematizaçao quanto a assistência prestada aos pacientes com feridas decorrentes de queimaduras de segundo grau, utilizando-se como base de referência a cartilha para tratamento de emergência das queimaduras recomendada pelo Ministério da Saúde (MS/2012). Entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014 foram atendidos 36 casos de queimaduras de segundo grau. Deste casos foram tratadas 68 lesoes superficiais e 35 profundas com o uso do curativo de quatro camadas convencional. O curativo de quatro camadas foi realizado da seguinte forma: limpeza do local com soro fisiológico e retirada de tecidos danificados, uma camada de sulfadiazina de prata a 1%, folhas de gaze estéril, algodao hidrófilo e finalizaçao com faixa de crepe. As trocas dos curativos foram realizadas à cada 12 horas. A evoluçao das lesoes atendidas foram acompanhadas por registro de fotos à cada troca de curativo.
CONCLUSAO: Nos casos de lesoes profundas a restauraçao ocorreu num período 15 a 21dias, e os casos de queimaduras superficiais restauraram-se entre 10 a 15 dias. Considera-se que a experiência prática com uso do curativo de quatro camadas convencional no tratamento de feridas superficiais e ou profundas por queimaduras de segundo grau, resultou benefícios na restauraçao de tecidos a um custo financeiro acessível as unidades de saúde.

REFERENCIAS

Ministério da Saúde. Cartilha para Tratamento de Emergência das Queimaduras. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 20 p.

Moser H, Pereima RR, Pereima MJL. Evoluçao dos curativos de prata no tratamento de queimaduras de espessura parcial. Ver Bras Queimaduras. 2013;12(2):60-67.

Rocha FS, Sakai RL, Simao TS, Campos MH, Pinto DCS, Mattar CA, et al. Avaliaçao comparativa do uso de hidroalginato com prata e o curativo convencional em queimaduras de segundo grau. Ver Bras Queimaduras. 2012;11(3):106-110




BENEFICIOS DA REABILITAÇAO DERMATO-FUNCIONAL NA EXPANSIBILIDADE TORACICA DO PACIENTE QUEIMADO: RELATO DE CASO

ORDEM:
027

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO CESMAC - MACEIO-AL-BRASIL

AUTORES: SANTOS, CINTIA PAULINO; SILVA, PATRICIA NOBRE C.; MEDEIROS, SARA KARLA F.; COSTA, CINTHIA MARIA X.; PALMEIRA, MICHELLE S. R.

OBJETIVO: Demonstrar os benefícios que as técnicas utilizadas pela fisioterapia dermato-funcional promovem na expansibilidade torácica em uma vítima de queimaduras.
RELATO DE CASO: Paciente do gênero feminino, 30 anos, vítima de queimadura por fogo em face, cervical anterior, tronco ântero-lateral e membros superiores, há 1 ano e 3 meses. A época foi tratada com enxertia de pele, porém algumas regioes cicatrizaram por segunda intençao, resultando numa extensa área de cicatrizes patológicas, restringindo assim a mobilidade cervical, torácica e de membros superiores, especificamente em nível de articulaçao glenoumeral, contribuindo desta forma para a alteraçao da mecânica respiratória e consequentemente reduzindo expansibilidade torácica, em virtude da presença de fibroses cicatriciais. Foi submetida a sessoes de fisioterapia, realizadas 3 vezes por semana, durante 6 meses, fazendo uso de recursos e técnicas utilizadas para reabilitaçao dermato-funcional como ultra-som, vacuoterapia, massoterapia, cinesioterapia. Os procedimentos investigativos utilizados para avaliar a expansibilidade torácica foram a cirtometria torácica, manuvacuometria e espirometria. Podendo-se observar que na cirtometria houve ganho de 2 centímetros (cm) no coeficiente axilar e 1 cm no coeficiente xifóide e subcostal, a manuvacuometria apresentou melhora na força da musculatura inspiratória de 12 cmH2O e de musculatura expiratória de 9 cmH2O e na espirometria a Capacidade Vital Forçada (CVF) melhorou em 8%, o Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo (VEF1) 3% e o Pico de Fluxo Expiratório (PFE) 7%.
CONCLUSAO: Acredita-se que a proposta terapêutica tenha sido eficaz, pois promoveu aumento na expansibilidade torácica confirmada pela toracometria, manuvacuometria e espirometria.

Descritores: Reabilitaçao, Queimaduras, Cicatrizes, Espirometria, Mecânica Respiratória.




CAPACITAÇAO SOBRE IMUNIZAÇAO PARA AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE: RELATO DE EXPERIENCIA

ORDEM:
028

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

AUTORES: NOGUEIRA, S.M.M.; SILVA, R.G.; GUIMARAES, C.L.F.; BATISTA, J.D.L; SOUSA, F.M.P.; BATISTA, J.D.L; ALVES, R.F.

OBJETIVO: O relato de experiência objetiva enfatizar a importância da educaçao permanente para agentes comunitários de saúde (ACS) acerca das atividades de imunizaçao com o intuito de fortalecer seu papel na promoçao da saúde e prevençao de agravos.
METODOLOGIA: O estudo consiste em um relato de experiência, vivenciado por alunas de enfermagem e o enfermeiro/preceptor, integrantes do Programa Nacional de Reorientaçao da Formaçao Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e Programa de Educaçao pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande-PB, fruto da realizaçao de uma capacitaçao através de roda de conversas promovida na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Malvinas V, localizada na cidade de Campina Grande-PB, como parte das atividades de educaçao em saúde do Pró-Saúde/PET-Saúde. Participaram da capacitaçao um total de 7 ACS. Inicialmente realizou-se o acolhimento dos agentes de saúde, seguindo com a divisao de duas equipes para a construçao do calendário vacinal objetivando compreender o conhecimento prévio dos mesmos. Para a abordagem da temática foi feita exposiçao oral, com utilizaçao de cartazes ilustrativos e distribuiçao de apostilas informativas. Ao iniciar a apresentaçao do tema previsto foi explanado aspectos conceituais sobre a vacinaçao contemplando os seguintes tópicos: esquema vacinal, dose, idade, validade, doenças prevenidas.
RESULTADOS: Na realizaçao do calendário os ACS obtiveram êxito, só tiveram dificuldade em relaçao a idade de algumas vacinas. Observou-se o interesse dos ACS na temática abordada, visto que os mesmos envolveram-se nas discussoes levantadas, compartilharam experiências vivenciadas na comunidade e obtiveram esclarecimento de suas dúvidas. Dessa forma, houve a aquisiçao de novos conhecimentos, bem como o aprofundamento daqueles já existentes.
CONCLUSAO: Tal atividade forneceu aos ACS novas ferramentas para o exercício profissional, contribuindo de forma positiva para o aprimoramento do serviço prestado à comunidade. Quanto ao PET-Saúde, este permitiu uma interaçao entre serviço, comunidade e ensino; cujos efeitos se fizeram presente em todos os integrantes da equipe de saúde. No âmbito do ensino, o programa possibilitou um contato real com o profissional e com a saúde pública, mais especificamente com a atençao básica. Dessa forma, almeja-se a formaçao de um profissional mais qualificado propiciando assim uma melhor assistência prestada à comunidade.

Descritores: Imunizaçao; Educaçao Em Saúde; Agentes Comunitários de Saúde.




CARACTERIZAÇAO DAS QUEIMADURAS ELÉTRICAS EM UM CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS

ORDEM:
029

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

AUTORES: GIULI, A.; ITAKUSSU, YUKIMI E.; ANAMI, TOKUSHIMA E.; HOSHINO, AYUMI A.; KAKITSUKA, EMI E.; TRELHA, SALMASO C.

INTRODUÇAO: As queimaduras elétricas provocam lesoes devastadoras, ocorre destruiçao tecidual e necrose em grande parte internamente, apesar das lesoes aparentemente pequenas na superfície. Quando comparadas a outras etiologias, as lesoes elétricas têm alta morbidade e baixa mortalidade.
OBJETIVOS: Caracterizar as vítimas de queimaduras elétricas atendidas no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário de Londrina (CTQ/HU/UEL).
MÉTODOS: Estudo transversal realizado no período de agosto de 2007 a fevereiro de 2014, utilizando-se do banco de dados do setor. Para análise da normalidade dos dados utilizou-se o teste Shapiro-Wilk. Os parâmetros investigados foram sexo, idade, superfície corpórea queimada, tempo de internaçao, desfecho e realizaçao ou nao de amputaçao.
RESULTADOS: Um total de 71 indivíduos foram internados por queimadura elétrica neste período, todos eram sexo masculino, com média de idade de 34 + 12 anos. A mediana do tempo de internaçao foi de 19 (10 - 37) dias e 63 tiveram alta por melhora. A amputaçao foi necessária em 9 pacientes.
CONCLUSOES: Foi verificado neste estudo o predomínio das queimaduras elétricas em homens, em idade produtiva, com necessidade de tempo de internaçao alta.

Descritores: Queimaduras, Epidemiologia, Centros de queimaduras.




CARACTERIZAÇAODOS PROTOCOLOS REFERENTES A FERIDAS: REVISAO INTEGRATIVA

ORDEM:
030

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENFERMEIRA. MESTRANDA DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE., UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENFERMEIRA. MESTRANDA DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE., UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. DOUTORA. PROFESSORA ADJUNTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. DOCENTE DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE. , UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. DOUTORA. PROFESSORA TITULAR DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. DOCENTE DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE. , UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENFERMEIRA. MESTRANDA DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.

AUTORES: JOAQUIM, FABIANA L.; NOGUEIRA, GLYCIA A.; CAMACHO, ALESSANDRA CONCEIÇAO L.F.; OLIVEIRA, BEATRIZ G.R.B.; SANTOS, LIVIA S.F.

INTRODUÇAO: A avaliaçao da ferida representa uma atividade complexa que requer do profissional adoçao de protocolos.
OBJETIVO: Analisar as produçoes científicas sobre a implantaçao de protocolos a portadores de feridas crônicas.
MÉTODO: Estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, sendo realizada uma busca nas bases de dados LILACS, BDENF e PUBMED, em março de 2014, tendo como descritores: protocolos de enfermagem, úlcera e cicatrizaçao de feridas. Os critérios de inclusao do presente estudo foram: artigos indexados nas bases de dados mencionadas e publicados na íntegra em periódicos nacionais e internacionais; compreendidos entre o período de 2004 a 2014 e disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol.
RESULTADOS: Foram encontrados 10 artigos completos, predominando estudo descritivo exploratório (30%), sem identificaçao da abordagem (60%), no ano de 2013 (30%), em português (80%), a etiologia da ferida que prevaleceu foi a úlcera por pressao (40%), tendo como enfoque: fatores de risco, Escala de Braden e eficácia das intervençoes (30%) e deabrangência hospitalar (90%).
CONCLUSAO: Apesar da estrutura dos protocolos analisados contemplarem dados importantes, nota-se a necessidade de conduzir a assistência pautada no processo de enfermagem que norteia todo o cuidado a ser prestado ao paciente.

Descritores: Protocolos de Enfermagem; Ulcera; Cicatrizaçao de Feridas.




COMENTARIOS SOBRE A TÉCNICA DE ESCAROTOMIA EM QUEIMADURAS DAS EXTREMIDADES

ORDEM:
031

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRAO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO

AUTORES: BARROS, MARIO EDUARDO P.M.; HETEM, CRISTINA M.C.; FARINA JR, JAYME A.

OBJETIVO: Revisar a literatura relativa à escarotomia, com ênfase no posicionamento das incisoes a serem feitas nos membros.
MÉTODOS: Pesquisamos o assunto em 3 fontes: 1. Pub Med sob os termos "Escharotomy", "Burns" e "Technique"; 2. Livros de cirurgia plástica da biblioteca da Divisao de Cirurgia Plástica da instituiçao onde trabalhamos e de nossa biblioteca particular; 3. algumas fontes acessadas através do Google, sob os termos "Escharotomy" e "Burns".
RESULTADOS: A absoluta maioria dos trabalhos indica escarotomia para queimaduras circulares de espessura total. Poucos autores consideram a possibilidade de realizar o procedimento também em queimaduras parciais profundas.As incisoes devem ser feitas através do tecido necrótico, atingindo o subcutâneo. Quase todos os autores recomendam que estas incisoes sejam feitas na borda radial e, se ainda for necessário, também na borda ulnar. Inúmeros trabalhos apontam para os riscos de lesao de estruturas vasculonervosas ou tendíneas profundas, principalmente o nervo ulnar.
DISCUSSAO: A escarotomia deve ser feita em queimaduras de terceiro grau circulares nos membros, pois a escara inelástica impede a distensao da pele pelo edema, o que resulta em compressao dos vasos sanguíneos e tendência à síndrome compartimental.Todavia, nao vemos motivos para que essas incisoes sejam feitas ao longo das bordas lateral e medial dos membros, como recomendado por praticamente todos os autores consultados. Sempre que se indica uma escarotomia, isso significa que naquela regiao a pele foi queimada em toda a sua espessura, pois só assim ela se torna inelástica. Se a pele foi queimada em toda a sua espessura, frequentemente incluindo necrose do tecido subcutâneo adjacente, ela vai posteriormente ser substituída por enxerto de pele. Assim, nao existe a possibilidade de, no local das incisoes, resultarem cicatrizes que, posicionadas em outros locais dos membros que nao as suas bordas medial e lateral, apresentem posteriormente hipertrofia ou retraçoes através de articulaçoes comprometidas.Pensamos ainda que a probabilidade de lesao de estruturas profundas é pequena, desde que as incisoes se limitem à espessura da pele queimada. Todavia, se esta possibilidade existe, ela é justamente maior quando se faz incisao na borda medial do membro superior, por causa da proximidade do nervo ulnar na regiao do cotovelo.
CONCLUSAO: A escarotomia é procedimento simples, que consiste em incisar a pele queimada inelástica que acomete circularmente o membro e dificulta a circulaçao sanguínea. Deve ser realizada por qualquer profissional que conheça a técnica. As incisoes podem ser feitas em qualquer local no membro. Insistir no posicionamento das incisoes nas bordas lateral e medial do membro é desnecessário e contraproducente, colaborando para a criaçao de conceitos errôneos sobre queimaduras e, de certa forma, podendo desencadear a ocorrência de complicaçoes.




COMPARATIVO DA CAPACIDADE FUNCIONAL COM A ESCALA DE KATZ DE ADULTOS E IDOSOS COM ULCERAS VENOSAS

ORDEM:
032

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENFERMEIRA. MESTRANDA DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE., UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. DOUTORA. PROFESSORA ADJUNTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. DOCENTE DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE., UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ACADEMICA DE ENFERMAGEM DO 6º PERIODO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. BOLSISTA PIBIC, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENFERMEIRA. MESTRE EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE PELA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ACADEMICA DE ENFERMAGEM DO 6º PERIODO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. BOLSISTA FAPERJ.

AUTORES: JOAQUIM, FABIANA L.; CAMACHO, ALESSANDRA CONCEIÇAO L.F; SILVA, ELAINE A.; SANTOS, RENATA C.; MORAIS, ISABELA M.

INTRODUÇAO: Devido às alteraçoes fisiológicas da pele os adultos e idosos tornam-se suscetíveis ao desenvolvimento de úlceras venosas sendo a Enfermagem um ramo de atuaçao com intervençoes fundamentadas em evidências científicas. Objeto de estudo: comparativo da capacidade funcional de adultos e idosos com úlceras venosas.
OBJETIVO: Comparar a capacidade funcional de pacientes adultos e idosos com úlceras venosas com a escala de Katz.
MÉTODO: Estudo observacional-transversal com abordagem quantitativa. Local de pesquisa foi o Ambulatório de Reparo de Feridas do HUAP/UFF. Sujeitos do estudo foram os adultos e idosos com úlceras venosas. Instrumentos de coleta de dados foram: Protocolo de pesquisa e a Escala de Katz. Dados tratados estatisticamente e respostas categorizadas em banco de dados. A pesquisa foi aprovada pela Comissao de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, em consoante à Declaraçao de Helsinki, sob o número n.º128.921.
RESULTADOS: 35 pacientes, 57,1% mulheres, e mais da metade dos entrevistados foram pacientes idosos (60%). Valores da Escala de Katz, itens banho 100% de adultos nao precisa de auxílio e na amostragem idosa 95,2% nao precisa de assistência; no item vestuário adultos e idosos 14,3% veste-se sem assistência, recebendo auxílio somente para amarrar os sapatos; nos itens higiêne pessoal, transferência e alimentaçao adultos e idosos nao precisam de assistência e no item continência, 14,3% de adultos e 38% dos idosos requerem assistência com ocorrência ocasional. Podemos perceber que o grau de dependência de idosos é maior em detrimento da amostragem adulta. No entanto, equivale ressaltar que os sujeitos adultos ainda assim possuem um grau de dependência preocupante em virtude das atividades laborais que poderiam estar executando.
CONCLUSAO: Percebemos, entao, através dessas comparaçoes, que nao há diferença entre a populaçao adulta e idosa, no que se refere à atividade de vida diária. Ambos precisam de assistência em pelo menos uma atividade do seu cotidiano, o que reflete algum tipo de impacto no processo de autocuidado deste sujeito portador de úlcera venosa. É possível a prevençao de complicaçoes que possam levar a amputaçao precoce e os instrumentos de pesquisa podem assegurar excelente comunicaçao entre os membros da equipe assistencial, pacientes e familiares garantindo acessibilidade e continuidade no tratamento.

Descritores: Cicatrizaçao; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem.




COMPARATIVO DA CAPACIDADE FUNCIONAL COM A ESCALA DE LAWTON DE ADULTOS E IDOSOS COM ULCERAS VENOSAS

ORDEM:
033

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENFERMEIRA. MESTRANDA DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. DOUTORA. PROFESSORA ADJUNTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. DOCENTE DO MESTRADO ACADEMICO EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ACADEMICA DE ENFERMAGEM DO 6º PERIODO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. BOLSISTA PIBIC., UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENFERMEIRA. MESTRE EM CIENCIAS DO CUIDADO EM SAUDE PELA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NITEROI, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ACADEMICA DE ENFERMAGEM DO 6º PERIODO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. BOLSISTA FAPERJ.

AUTORES: JOAQUIM, FABIANA L.; CAMACHO, ALESSANDRA CONCEIÇAO L.F.; SILVA, ELAINE A.; SANTOS, RENATA C.; MORAIS, ISABELA M.

INTRODUÇAO: Em virtude das alteraçoes fisiológicas da pele os adultos e idosos tornam-se suscetíveis ao desenvolvimento de úlceras venosas sendo a Enfermagem um ramo de atuaçao com intervençoes fundamentadas em evidências científicas. Objeto de estudo: comparativo da capacidade funcional de adultos e idosos com úlceras venosas nas atividades instrumentais de vida diária.
OBJETIVO: Comparar a capacidade funcional de pacientes adultos e idosos com úlceras venosas com a escala de Lawton.
MÉTODO: Estudo observacional-transversal com abordagem quantitativa. Local de pesquisa foi o Ambulatório de Reparo de Feridas do HUAP/UFF. Sujeitos do estudo foram os adultos e idosos com úlceras venosas. Instrumentos de coleta de dados foram: Protocolo de pesquisa e a Escala de Lawton. Dados tratados estatisticamente e respostas categorizadas em banco de dados. A pesquisa foi aprovada pela Comissao de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, em consoante à Declaraçao de Helsinki, sob o número n.º128.921.
RESULTADOS: Dos 35 pacientes participantes deste estudo, 57,1% sao do sexo feminino, e mais da metade dos entrevistados foram pacientes idosos (60%). Nos valores da Escala de Lawton, podemos constatar que 4,8% dos idosos foi completamente incapaz de fazer compras e preparar qualquer de suas refeiçoes. No item relacionado ao uso do telefone 91,4% dos sujeitos foram capazes de ver os números, discar, receber e fazer ligaçoes sem ajuda. No item viagens 37,1% dos sujeitos nao consegue viajar sem que estejam acompanhados. Nos itens compras e preparo de refeiçoes observamos que somente um (2,8%) sujeito foi completamente incapaz de fazer compras e preparar qualquer refeiçao.Quando se refere ao trabalho doméstico, a maioria dos sujeitos 74,3% sao capazes de realizar somente o trabalho doméstico leve. No item medicaçoes 88,6% sao capazes de gerenciar a dose e horário. No item dinheiro os sujeitos sao capazes de administrar suas necessidades de compras, pagamento de constas, bem como preenchimentos de cheques sozinhos, totalizando 71,4%. Os dados confirmam que a clientela idosa possui um grau de capacidade funcional inferior em detrimento da clientela adulta.
CONCLUSAO: É possível a prevençao de complicaçoes que possam levar a amputaçao precoce e os instrumentos de pesquisa podem assegurar excelente comunicaçao entre os membros da equipe assistencial, pacientes e familiares garantindo acessibilidade e continuidade no tratamento. É importante o engajamento institucional que aceitem e estimulem a participaçao dos familiares na reabilitaçao dos pacientes.

Descritores: Cicatrizaçao; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem.




ASSOCIAÇAO DO USO DE HEPARINA SODICA SPRAY E AGE NO TRATAMENTO DE QUEIMADURA POR ATRITO EM ADULTO

ORDEM:
034

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

AUTORES: PICOLOTTO, ALINE; SANSEVERINO, MARCELA M; GASPERI, PATRICIA D

Os acidentes envolvendo motociclistas vêm crescendo gradativamente, sendo uma das principais consequências as queimaduras causadas pelo atrito decorrente do contato com o asfalto. Atualmente vem se propondo a utilizaçao de Heparina Sódica Spray para o tratamento de queimaduras, uma vez que a mesma apresenta poder analgésico, angiogênico e anti-inflamatório; diante disto traçamos como objetivo relatar a experiência do uso da Heparina Sódica Spray no tratamento de queimaduras por atrito em um paciente adulto. Os dados foram coletados em um serviço ambulatorial vinculado a uma instituiçao de ensino superior da regiao serrana do Rio Grande do Sul, no ano de 2013. Paciente do sexo masculino, 36 anos, vítima de acidente motociclístico, apresentando lesoes em membros superiores, palma da mao esquerda e cotovelo direito e membro inferior esquerdo, regiao patelar, por atrito com asfalto. O tratamento com Heparina Sódica Spray perdurou por 11 dias, sendo realizado duas vezes ao dia. Após este período o paciente recebeu alta do serviço, sendo orientado a utilizar Acido Graxo Essencial nas lesoes; ao término de 20 dias o paciente retorna ao serviço com cicatrizaçao total das lesoes. No primeiro dia de tratamento as lesoes apresentavam tecido de granulaçao em toda extensao, bordas irregulares e secreçao serosa em média quantidade; realizado antissepsia com Soluçao Fisiológica 0,9% aquecida, utilizado Heparina Sódica Spray e protegido com gaze. Quando do retorno do paciente no turno da tarde, era realizado apenas a reaplicaçao da Heparina. No décimo dia a lesao apresentava epitelizaçao e crostas protetoras, sem presença de secreçao; o tratamento com Heparina Sódica Spray foi mantido, sendo desnecessário o uso da gaze protetora. Após este período o paciente passou a utilizar AGE em domicílio duas vezes ao dia sobre as lesoes, facilitando o desprendimento das crostas protetoras, culminando com a cicatrizaçao total das lesoes. Conclui-se com este estudo que a associaçao do uso de Heparina Sódica Spray e AGE mostrou-se eficaz no tratamento de queimaduras causadas por atrito propiciando uma cicatriz esteticamente aceitável.

REFERENCIAS

Oliveira TS, Moreira KFA, Gonçalves TA. Assistência de enfermagem com pacientes queimados. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(1):31-37. Acesso em: 24 jun 2014

TELES, Guilherme Gurgel do Amaral et al . Tratamento de queimadura de segundo grau superficial em face e pescoço com heparina tópica: estudo comparativo, prospectivo e randomizado. Rev. Bras. Cir. Plást., Sao Paulo , v. 27, n. 3, Sept. 2012 . Disponível em: . Acesso em: 24 jun 2014.




COMPLICATIONS RESULTING FROM THE USE OF CALCIUM ALGINATE DRESSINGS IN PATIENTS WITH RECESSIVE DYSTROPHIC EPIDERMOLYSIS BULLOSA (DREB)

ORDEM:
035

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CONSULTORIO PROPRIO, CONSULTORIO PROPRIO, CONSULTORIO PROPRIO

AUTORES: COHEN, V. D.

AIM: The aim of the study is to report 3 cases of complications of the use of calciumalginate dressings in patients with DREB.
METHOD: In a period of 3 months we received three patients with DREB who have beenusing the calcium alginate dressing in all lesions of their body for up to 4 weeks andshowed clinical complications (sepsis, dehydration, anemia) associated to local signs ofinfection. All patients were using calcium alginate dressing in all wounds and it waschanged every 4 or 5 days.
RESULTS: In all patients the dressing showed highly stuck in the wounds and in one case,it was stuck at the right knee and when it was removed, the patient had a heavy bleedingand had to be taken to the operating room. In two cases, it was infected with highlyamount of purulent exudate under a crust of lawyers of calcium alginate. One patientshowed clinical signals of sepsis at the admission. To patients showed dehydration andone anemia.
CONCLUSION: The health professional must be aware of the characteristics of eachdisease as well as the precise indication of each dressing. The incorrect indication cancause serious damage to the patient prolonging the pain and suffering. The use ofcalcium alginate dressing in DREB should be reevaluated.




CORRENTE DE ALTA FREQÜENCIA NA CICATRIZAÇAO DE ULCERA DIABÉTICA: RELATO DE CASO

ORDEM:
036

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO CESMAC - MACEIO-AL - BRASIL

AUTORES: SANTOS, CINTIA PAULINO; BOMFIM, IZABELLE Q. M.; GONÇALVES, CAMILA C.; MEDEIROS, SARA KARLA F.; PALMEIRA, MICHELLE S. R.

DATA: 30/10/2014 HORA: 12:00

OBJETIVO: Verificar a atuaçao da corrente de alta freqüência na cicatrizaçao de úlcera diabética.
RELATO DE CASO: Paciente do gênero masculino, 59 anos, portador de diabetes mellitus tipo I, apresentando úlcera neuropática plantar lateral esquerda há 2 anos, grau III de profundidade. Foi submetido a 2 aplicaçoes diárias da corrente de alta freqüência por um período de 6 semanas consecutivas e tempo de 15 minutos cada aplicaçao, sendo 10 minutos sob a forma de faiscamento com o eletrodo fulgurador na lesao e 5 minutos de aplicaçao direta com eletrodo redondo menor em sua adjacência. Durante o tratamento o paciente nao utilizava qualquer tipo de medicaçao oral ou tópica direcionada a auxiliar o processo de cicatrizaçao, e fazia uso dos Acidos Graxos Essenciais (AGE) durante a realizaçao do curativo. Quanto à glicemia capilar, foi avaliada uma vez ao dia antes das aplicaçoes. Os Resultados foram identificados através de procedimentos investigativos como perimetria da lesao, em sua maior altura e largura através de fita métrica, realizada uma vez por semana, e fotometria, analisada através do software Kinovea vídeo editor, realizada no início e ao final do tratamento. Pôde-se observar descompensaçao da glicemia durante o tratamento, e cicatrizaçao parcial da úlcera, com reduçao em 1,0 cm de sua altura e 0,7 de sua largura através da perimetria, e 0,96 cm na altura e 0,7 cm de largura através da fotometria.
CONCLUSAO: Considera-se a partir deste estudo, indícios de que o tratamento avaliado tem papel relevante na cicatrizaçao de úlceras diabéticas.

Descritores: Ulcera. Cicatrizaçao de Feridas. Ozônio.




CRIAÇAO E IMPLANTAÇAO DE PROTOCOLO PARA ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL DE PACIENTES COM QUEIMADURAS: RELATO DE EXPERIENCIA

ORDEM:
037

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL UNIVERSITARIO DE SANTA MARIA -RS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

AUTORES: TIMM, AMB; DURGANTE, VL; GRACIOLI, JC; PAULETTO, MR

As lesoes na pele por queimaduras podem ocorrer por agentes químicos, térmicos, elétricos ou por radiaçoes, classificadas em primeiro, segundo ou terceiro grau (1). É um desafio constante para os profissionais de saúde, atender vítimas de queimaduras. Uma das estratégias pode ser a aplicaçao de protocolos para tratamento e acompanhamento destas vítimas (2).
OBJETIVO: relatar a experiência de enfermeiras na criaçao e implantaçao de um protocolo para acompanhamento ambulatorial de pacientes com queimaduras.
RELATO DE EXPERIENCIA: Este protocolo foi implantado em um dos ambulatórios do Hospital Universitário de Santa Maria - RS - Brasil, para atender pacientes do Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidentes (CIAVA) em decorrência de uma catástrofe em Santa Maria. O CIAVA presta assistência multiprofissional, e conta com um grupo de pesquisa, no qual o protocolo faz parte do projeto CAAE: nº23676813.8.0000.5346. O protocolo foi aplicado a pacientes com lesoes e/ou cicatrizes por queimaduras. Este consiste no levantamento de dados de identificaçao e informaçoes do período crítico do atendimento, funcionalidade das áreas comprometidas, locais e características das cicatrizes, necessidade de malha compressiva, assim como dificuldades e a frequência do uso. Investigou-se também o uso dos cremes hidratantes, filtro solar, presença de infecçoes nas lesoes já existentes ou recorrentes e o uso de antibióticos sistêmicos. Além disso, identificou-se a possível necessidade e os locais de cirurgias reparadoras. E por fim, as regioes do corpo queimadas foram mapeadas e identificadas pela regra dos nove de Wallace e Pulaski, e pela tabela de Lund- Browder, após o preenchimento do protocolo realizou-se registro fotográfico. O protocolo foi aplicado na primeira consulta e após 40 dias.
CONCLUSAO: O tratamento de vítimas com queimaduras requer trabalho interdisciplinar para fornecer cuidado integral aos pacientes, seja na emergência ou pós alta. Os dados fornecidos pelo protocolo foram importantes para equipe multiprofissional do CIAVA traçar um plano de cuidados e de acompanhamento dos pacientes com lesoes e cicatrizes das queimaduras. Além disso, despertou a discussao multidisciplinar para o planejamento do cuidado de forma individualizada, qualificada e efetiva considerando os aspectos clínicos e psicológicos do paciente. 1 - Silva, RCLS; et al. Feridas: fundamentos e atualizaçoes em enfermagem. 3ª ediçao. Sao Caetano do Sul (SP): Editora Yendis, 2011. 2-Yurk, LK.; et al. Evidências no tratamento de queimaduras. Rev Bras Queimaduras. 2010;9(3):95-9.




APLICATIVOS RELACIONADOS A QUEIMADURAS, ENCONTRADOS A PARTIR DE BUSCAS SIMPLES REALIZADAS EM SMARTPHONES COMUNS.

ORDEM:
038

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL

AUTORES: DORIA, SYLVIA R. F.; CARVALHO, GUSTAVO G.; SILVA, SAULO H. L. M.; FILHO, GILMAR P.; ANDRADE, MONALLISA L.; DANTAS, LIVIA M. S.; BORGES, KENYA S.; CINTRA, BRUNO B.

OBJETIVO: Analisar a quantidade de aplicativos disponíveis em Smartphones, que estao relacionados diretamente, ou que fazem alguma referência à queimaduras, a partir de uma simples busca usando como palavra-chave, a palavra "Medicina". Além disso também foi verificado a quantidade de aplicativos que estavam relacionados diretamente à queimaduras, quando a pesquisa era feita com palavras-chaves mais específicas, como Parkland, Burn, Queimaduras e Wallace.
MÉTODO: Foram realizadas buscas em smartphones comuns, e os aplicativos encontrados foram selecionados entre os primeiros 500 Resultados disponíveis. As buscas foram divididas em duas etapas. A primeira, teve o Objetivo de encontrar aplicativos relacionados à queimaduras ou que faziam referência, a partir da palavra medicina. A segunda, teve o Objetivo de encontrar aplicativos relacionados diretamente à queimaduras, usando palavras específicas na busca, com Parkland, Burn, Queimaduras e Wallace.
RESULTADOS: Ao todo, foram encontrados 40 aplicativos diferentes nas duas buscas. Foi verificado que 10 (25%), estavam relacionados diretamente à queimaduras. Incluíam aplicativos para calcular porcentagem da área queimada, a hidrataçao de vítimas de queimaduras, tratamento de queimados e primeiros socorros em queimados. Os outros 30 aplicativos (75%), faziam referência à queimaduras. Aplicativos de drogas, calculadoras médicas e condutas em emergência, principalmente. Quando realizada a primeira etapa, pesquisada a palavra "Medicina", foram encontrados 24 aplicativos. Nenhum desses estava relacionado diretamente à queimaduras, mas faziam referência à elas em seu conteúdo. Na segunda etapa, quando pesquisados termos relacionados diretamente à queimaduras, apenas 10 aplicativos foram encontrados.
CONCLUSAO: Devido à grande quantidade de aplicativos pesquisados, observou-se que a quantidade de aplicativos encontrada foi muito pequena. A partir disso, foi constatada a dificuldade de encontrar informaçoes relacionadas à queimaduras dentro do conhecimento médico associado aos smartphones, que sao importantes aliados ao exercício da profissao médica na atualidade.

Descritores: Queimaduras, Aplicativos, Medicina, Emergência, Smartphones.




CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES QUEIMADOS

ORDEM:
039

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO

AUTORES: VIEIRA, F.C.; DALCIN, M.L.; CRUZ, N.L.; WEISHEIMER; DIEFENBACH, G.D.F; MARINHO, M.G; MARTINS, E.S.R.

OBJETIVO: Conhecer através da literatura quais os principais cuidados de enfermagem com pacientes queimados.
METODOLOGIA: Trata-se de uma revisao bibliográfica da literatura, onde a busca dos dados foi realizada no mês de agosto de 2014 em bases de dados online, livros, teses e dissertaçoes.
RESULTADOS: As queimaduras sao traumas decorrentes da transferência de energia de uma fonte de calor para o corpo, que pode ser térmica, química ou elétrica. Ocorrem lesoes no tecido de revestimento, podendo destruir total ou parcialmente a pele e seus anexos, podem atingir camadas mais profundas como tecido subcutâneo, músculos, tendoes e ossos (COELHO; ARAUJO, 2010). O tipo de queimadura vai depender do grau de comprometimento do tecido e da exposiçao do agente agressor, podendo levar o indivíduo a óbito ou ficar com sequelas irreversíveis, além do sofrimento físico e psicológico (ASSIS, 2010). Em decorrência da extensao e profundidade das lesoes podem ocorrer complicaçoes como: insuficiência cardíaca e edema pulmonar, infecçao da ferida da queimadura, infecçao renal aguda e síndrome da angústia respiratória, lesao visceral, infecçao da corrente sanguínea e pneumonia, sendo assim, um dos primeiros cuidados ao paciente queimado é a permeabilidade da via aérea, reposiçao de fluidos e controle da dor (SMELTZER e BARE, 2008). No hospital ou centro de queimados é dada a sequência ao tratamento com terapia de reposiçao hídrica, prevençao de infecçao, limpeza da ferida, terapia antibacteriana, troca de curativo, desbridamento (natural, mecânico, cirúrgico), enxerto, controle da dor e suporte nutricional (SMELTZER & BARE, 2008). A equipe de enfermagem deve prestar assistência na fase de emergência, monitorando a estabilizaçao física e psicológica do paciente, além de intervir nas necessidades psicológicas também da família, pois as queimaduras geram respostas emocionais variáveis (SILVA E CASTILHOS, 2010). O maior causador de estresse na equipe de enfermagem com queimados é o convívio com as queixas constantes de dor da clientela, manifestaçoes através de altos gritos, assim como alucinaçoes e delírios devido às medicaçoes sedativas (ARAUJO; COELHO, 2010).
CONCLUSAO: Analisou-se a importância do cuidado e assistência de enfermagem em pacientes com queimaduras. A atividade de enfermagem em uma unidade de queimados pode ser considerada um trabalho prazeroso frente à possibilidade de aprender e cuidar ou um trabalho composto de desgaste físico, mental e emocional.

REFERENCIAS

ARAUJO, S. T. C.; COELHO,J. A. B. Desgaste da equipe de enfermagem no centro de tratamento de queimados. Acta Paulisa de Enfermagem, Sao Paulo, v.23, n.1, 2010.

ASSIS, J.T.S.J. Conhecendo a vida ocupacional do paciente queimado por auto-agressao após a alta hospitalar. Dissertaçao de mestrado. Ribeirao Preto: Universidadede Sao Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto. 2010.

COELHO, J.A.B.; ARAUJO, S.T. C. Desgaste da equipe de enfermagem no centro de tratamento de queimados. Acta Paul Enferm. v. 23, n. 1, p. 60-4, 2010.

SILVA, R.M.A.;CASTILHOS, A.P.L.A identificaçao de diagnósticos de enfermagem em pacientes considerado grande queimado: um facilitador para implementaçao das açoes de enfermagem. Ver Bras Queimaduras. V.9, n.2,p.60-5. 2010.

SMELTZER, Suzanne C; BARE, Brenda G. Brunner & Suddarth Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan. 11ed. 4vol. 2008.




DELAYED STAR FLAP FOR NIPPLE RECONSTRUCTION IN BURNED BREAST.

ORDEM:
040

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: DISCIPLINA DE CIRURGIA PLASTICA E QUEIMADURAS DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA FMUSP

AUTORES: VANA, LPM; ALONSO,N; REIS, J; FONTANA, C

The reconstruction of nipple areola complex is the final stage of breast reconstruction. The most common technique used to do it involves local flaps.The nipple reconstruction in burned breast presents poor results. The main reason for that is the lost of the flaps due to the reduced vascularization of the burned skin.The aim of this study is to evaluate a two-stage nipple reconstruction, with a delayed star flap.Ten female patients had their nipple reconstructed in two surgical procedures under local anesthesia. No complications such as necrosis, dehiscence, infection or complete loss of the projection of the new nipple occurred. The average projection after surgery was 15.25mm and 18 months after reconstruction was 3mm, remaining stable. All patients were satisfied with the results. We conclude that the delayed technique gave security to the nipple reconstruction in burned breasts and maintained satisfactory minimum projection of the reconstructed nipple.




DIAGNOSTICO DAS PRODUÇOES NACIONAIS E INTERNACIONAIS SOBRE CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE QUEIMADO

ORDEM:
041

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

AUTORES: COSTENARO, DANIELA; PICOLOTTO, ALINE; DE GASPERI, PATRICIA; SANSEVERINO, MARCELO MENEGUZZO

Queimaduras sao lesoes causadas pelas mais diversas ordens e exigem um cuidado de enfermagem especializado e muitas vezes negligenciado na formaçao e práxis profissional. Diante disto, traçou-se como objetivos deste estudo identificar os cuidados de enfermagem com o paciente queimado e conhecer as produçoes nacionais e internacionais acerca do tema. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica, na qual a coleta de dados ocorreu durante os meses de março a abril de 2013 e foram utilizados artigos indexados nas bases de dados LILACS, BDENF, SciELO, PubMED e no periódico Revista Brasileira de Queimaduras. Foram utilizadas as palavraschave: queimadura and enfermagem / burn and nursing. Do total de 185 artigos encontrados, após a aplicaçao dos critérios de exclusao, selecionou-se como amostra 11 artigos. Com a análise da amostra evidenciou-se predominância de publicaçao no ano de 2011, no Brasil, em língua portuguesa, realizadas por enfermeiros com titulaçao de mestrado e utilizando como método de pesquisa os estudos descritivos. Em relaçao aos cuidados de enfermagem, identificou-se um total de 56 cuidados, os quais foram classificados por categorias, sendo as principais: Feridas e curativos a qual incluiu um total de 18 cuidados, com destaque para avaliaçao de sinais e sintomas de infecçao; Avaliaçao física contanto com 14 cuidados, em especial a avaliaçao de vias aéreas; Avaliaçao e controle da dor com 6 cuidados, com destaque para a avaliaçao da dor com escalas; Apoio psicológico evidenciada por 5 cuidados, em sua maioria direcionados ao apoio e encorajamento da equipe de saúde; Suporte nutricional salientada com 3 cuidados direcionados ao fornecimento adequado da alimentaçao e Avaliaçao hidro eletrolítica e Educaçao permanente, contanto com 2 cuidados cada, em especial os relacionados a reposiçao volêmica e preparo e treinamento da equipe. Diante dos dados analisados, percebeu-se uma déficit no número de estudos realizados com ênfase nos cuidados de enfermagem, evidenciando que este assunto ainda é pouco estudado pelos profissionais de enfermagem, assim como, percebeu-se que as produçoes estao limitadas a estudos descritivos e nao relacionados com inovaçoes e proposiçoes que visem qualificar o cuidado de enfermagem.

LEONARDI, Dilmar F. Lesao e curativos nas queimaduras. IN: NAZARIO, Nazaré O.; LEONARDI, Dilmar F. Queimaduras: atendimento pré-hospitalar. Palhoça: Unisul; 2012, 208p.

ROSSI, Lídia A. et al. Cuidados locais com as feridas das queimaduras. Revistas Brasileira de Queimaduras, 2010;9(2):54-9.

SILVA, Ana Cristina B.; PIZOL, Ambrosina L.D. Queimaduras. In: PRAZERES, Silvana J. Tratamento de feridas: teoria e prática. Porto Alegre: Moriá, 2009, 377p.

SILVA, Roberto C.L. et al. Feridas: fundamentos e atualizaçoes em enfermagem. Sao Caetano do Sul, SP: Yendis; 2011, 728p.




ASPESCTOS EPIDEMIOLOGICOS DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ESPECIALIZADA NO TRATAMENTO DE QUEIMADOS

ORDEM:
042

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL UNIVERSITARIO REGIONAL DO NORTE DO PARANA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

AUTORES: QUEIROZ, LUIZ F.T.; ANAMI, ELZA T.; ZAMPAR, ELIZANGELA F.; TANITA, MARCOS; CARDOSO, LUCIENNE T.Q.; GRION, CINTIA M.C.

OBJETIVO: Descrever os aspectos epidemiológicos dos pacientes vítimas de queimaduras e hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro de Tratamento Queimados (CTQ) do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (HURNP) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
MÉTODOS: Estudo longitudinal, retrospectivo, envolvendo pacientes admitidos na UTI do CTQ do HURNP, no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2012. Foram coletados dados demográficos, dados de diagnóstico, diagnóstico da extensao e causas das queimaduras, presença de complicaçoes, necessidade de intervençoes cirúrgicas específicas, além dos dados para o cálculo dos escores APACHE II (Acute Physiology and Chronic Health Evaluation), SOFA (Sequential Organ Failure Assessment), TISS-28 (Therapeutic Intervention Score System) e ABSI (Abbrevieted Burn Severity Index). Os dados foram coletados na admissao do paciente, assim como diariamente e até a alta da UTI. Foram analisados fatores de risco para morte e desempenho dos escores prognósticos para predizer mortalidade. O nível de significânciaadotado foi de 5%.
RESULTADOS: Foram analisados 293 pacientes no estudo, sendo 68,30% do gênero masculino, com mediana de idade de 38 anos (Intervalo interquatilico: 28-52), média de superfície corporal queimada de 26,60% ±18,05%. Os acidentes domésticos foram mais frequentes e ocorreram em 53,90% casos, sendo o fogo a causa mais comum em 77,10% dos pacientes. O álcool líquido foi o agente mais comum, aparecendo em 51,50% dos casos. O ABSI apresentou mediana de 7 e área sob a curva ROC de 0,890.Na análise multivariada a idade(p<0.001), o gênero feminino(p=0,02), a área de superfície corporal queimada (p<0,001), a ventilaçao mecânica (p<0,001) e a insuficiencia renal aguda (p<0,001) foram fatores independentes associados com pior prognóstico.A mortalidade na saída da UTI foi de 32,80% e a mortalidade hospitalar de 34,10%.
CONCLUSAO: A queimadura acometeu mais frequentemente homens adultos jovens em nosso estudo. A causa mais comum foi a chama direta, sendo o álcool líquido o agente acelerante mais frequente. Os pacientes apresentaram média de superfície corporal queimada elevadaeforamconsideradosgrandes queimados na maior parte da amostra. O escore ABSI apresentou o melhor desempenho em discriminar nao sobreviventes. A taxa de mortalidade hospitalar foi elevada.

Descritores: Queimaduras; Epidemiologia; Fatores de Risco; Mortalidade, índice de Gravidade de Doença.




EDUCAR É A MELHOR MANEIRA PARA PREVENIR

ORDEM:
043

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

AUTORES: SANTOS, EVELYN A.; BAZZAN, JÉSSICA S.; OLIVEIRA, THAIS D.; AMESTOY, SIMONE C.; FUCULO JUNIOR, PAULO R. B.; ROSSO, LUCAS H.; GUANILO, MARIA ELENA E.

Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na realizaçao de açoes de educaçao em saúde, com intuito de promover a prevençao de queimaduras nas escolas de ensino médio e fundamental da cidade de Pelotas. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem integrantes do Grupo de Pesquisa e Prevençao em Queimaduras (GEPQ), da Universidade de Federal de Pelotas (UFPEL), realizando atividades de prevençao de queimaduras em escolas públicas e abrigo para menores, com a finalidade de identificar as situaçoes seguras e as situaçoes de risco, de acordo com as características dos dois grupos alvo, crianças e adolescentes. Para as crianças foi proposto a confecçao de desenhos sobre o assunto, os quais foram apresentados ao final da atividade para a turma, discutindo e comentando suas interpretaçoes das situaçoes representadas nas ilustraçoes. Com os adolescentes foram elaboradas estratégias de prevençao, em forma de palestras e simulaçao, mostrando como proceder no atendimento de primeiros socorros. A atividade atingiu em sua totalidade 170 crianças, sendo 30 crianças acolhidas por um abrigo, e 140 crianças e adolescentes de escolas públicas, que foram abordadas no período de agosto a novembro de 2013. Foram realizados encontros semanais, cujas discussoes visaram estimular o diálogo sobre a melhor forma de prevençao de acidentes com queimaduras. A importância desta atividade está no fato das queimaduras representarem no nosso país um agravo significativo à saúde pública, a maior prevalência em residências envolvendo crianças. Ressalta-se a relevância em divulgar o conhecimento entre a populaçao sobre como proceder nos primeiros socorros, sendo este momento determinante para evoluçao da lesao, podendo assim a amenizar os danos. Acreditase que as atividades tiveram aceitaçao positiva entre o público, identificando com êxito, no final da atividade situaçoes seguras e de riscos. Tendo em vista que grande parte das ocorrências por queimaduras sao ocasionadas pela carência de informaçoes, e que o conhecimento é a melhor forma de prevenir e minimizar, assim a incidência de lesoes por queimaduras.




EFEITOS DO LASER DE BAIXA POTENCIA NA REPARAÇAO DA PELE DE RATO COM QUEIMADURA QUIMICA.

ORDEM:
044

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: FACULDADE DE MEDICINA DO ABC, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO PAULO

AUTORES: SANTOS, VNS; ABREU,LC; TEDESCO, RC; GUERRA, JL; BARBOSA,R

INTRODUÇAO: As queimaduras apresentam altas incidências e altas taxas de mortalidade no Brasil e no mundo, as quais à tornam um grande problema de saúde pública.
OBJETIVO: descrever os efeitos da aplicaçao do Laser alumínio, arseneto e índio (AlGAInP) sobre tempo da reparaçao tecidual em pele de ratos pós queimadura química.
MÉTODO: Realizou se um estudo experimental e prospectivo utilizando se 12 ratos fornecidos pelo Biotério Faculdade de Medicina ABC (FMABC-protocolo nº 001-2012). Os animais foram anestesiados com uma associaçao de Cetamina 50mg/Kg e Xilazina 10mg/Kg via Intraperitoneal previamente a realizaçao da queimadura. Após procedeu-se com a tricotomia bidigital em área de 6 cm x 3cm na regiao dorsal, sendo 1cm abaixo da quarta vértebra torácica lateralmente à esquerda. A seguir, realizaou-se a aplicaçao de ácido tricloroacético (ATA) 50% com volume de 0,2 ml. Utilizou-se a técnica ininterrupta de três passagens sobre a área demarcada. Os ratos foram separados aleatoriamente em gaiolas individuais. Para composiçao dos grupos, dividiu-se grupo (G1), controle composto por 6 animais que foram submetidos a queimadura com Acido Tricloroacético (ATA) e receberam a simulaçao de irradiaçao após 2 horas da lesao ou seja o aparelho desligado. A simulaçao da irradiaçao foi realizada de forma pontual, transcutâneo, perpendicular à pele do animal, em contato direto com a lesao usando uma ponteira de 2 cm, por 8 segundos cada ponto, a cada 2 cm totalizando 3 pontos em toda área de lesao por 10 dias consecutivos e em grupo (G2), composto por 6 animais que foram também submetidos a queimadura com ATA e receberam irradiaçao após 2 horas da queimadura com laser de AlGAInP (alumínio, arseneto e índio) de baixa intensidade. A irradiaçao foi realizada de forma pontual, transcutâneo, perpendicular à pele do animal, em contato direto com a lesao e ponteira de 2 cm, comprimento de onda de 632 nm, com dose de 2j, potência de 100mV a cada 2 cm de distância totalizando 3 pontos em toda área de lesao durante 10 dias consecutivos. Realizou-se o teste de ANOVA para medidas repetidas, seguido de pós teste de Newman-Keuls para dados naoparamétricos. Diferença estatística entre os dados foi considerada com valor de p< 0,05.
RESULTADOS: na avaliaçao macroscópica, pelo teste gabarito de Papel (Sasaki & Pangui, 1982), foi observado diferença em fraçao temporal, sendo que o Grupo nao tratado observou-se epitelizaçao com 32 dias e no grupo experimental, com a aplicaçao de Laser com 9 dias (p=0,0006).
CONCLUSAO: o processo de epitelizaçao foi mais rápido no grupo tratado com Laser alumínio, arseneto e índio (AlGAInP) em pele de ratos pós queimadura química.




EFEITOS DO LASER DE BAIXA POTENCIA NO PROCESSO DE CICATRIZAÇAO DE FERIDAS POR QUEIMADURAS INDUZIDAS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DIABÉTICOS

ORDEM:
045

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

AUTORES: SANTOS, BRUNO F.; FANTINATI, MARCELO S.; REIS, JULIANA C.O.; MEDONÇA, DIEGO E.O.; ARAUJO, LORRANE C.; BARBOSA, DEYSE A.; FANTINATI, ADRIANA M.M.; LINO JUNIOR, RUY S.

OBJETIVO: Avaliar o efeito do laser de baixa potência no processo de cicatrizaçao de feridas por queimaduras induzidas em modelos experimentais diabéticos.
MÉTODO: A realizaçao deste projeto obedeceu às normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório e foi submetido e aprovado sob o protocolo nº 007/12 pela Comissao de Ética no Uso de Animais/CEUA-PRPPG-UFG.Trata-se de um estudo de delineamento experimental com uma amostra de 100 ratos, sendo que 25 pertenciam ao grupo controle nao diabético (GCND), 25 ao grupo tratado nao diabético (GTND), 25 ao grupo controle diabético (GCD) e 25 ao grupo tratado diabético (GTD), os quais somente os animais dos grupos tratados receberam o laser de baixa potência LASERMED 4098® com emissor GaAlAs MOCVD 650 nm 12 mW (classe 3b) continuo, com dosagem energética de 3 J/cm2 até o sétimo dia e 6 J/cm2 nos dias restantes, em dias alternados durante o período experimental proposto. Os animais foram induzidos a diabetes com estreptozotocina. Os animais foram anestesiados utilizando medicaçao Ketamina 10% e Xilazina 2% intraperitoneal, soluçao 0,01ml/g e submetidos a queimadura por escaldo com água quente acima de 96ºC por 14 segundos para induçao de queimaduras de 3º grau. Nos dias experimentais propostos, isto é, aos 3, 7, 14, 21 e 30 dias após a induçao da lesao, cinco animais de cada subgrupo foram eutanasiados para acompanhamento dos parâmetros morfométricos utilizando o grau de contraçao das lesoes através do software Image J® versao 1.3.1. As diferenças observadas foram consideradas significantes quando p<0,05.
RESULTADOS: O GCND e GTND apesentou um maior grau de contraçao de feridas em relaçao aos grupos GTND e GTD, respectivamente (p<0,05). No GCD o grau de contraçao de fedidas foram: 1,0% (±0,2) no 3º dia; 10,6% (±0,6) no 7º dia; 54,1% (±1,2) no 14º dia; 80,9% (±1,0) no 21º dia e 88,2 (±2,7) no 30º dia. No GTD o grau de contraçao de feridas foram: 2,1 (±0,4) no 3º dia; 28,5 (±1,5) no 7º dia; 63,3 (±1,5) no 14º dia; 91,9 (±0,8) no 21º dia e 98,5 (±0,5) no 30º. Todos Resultados se mostraram estatisticamente significativos (p<0,05).
CONCLUSAO: O uso do laser de baixa potência na cicatrizaçao de feridas em animais diabéticos foi eficaz no processo cicatricial, reduzindo o tempo de fechamento da ferida nesta condiçao patológica.

Descritores: Queimaduras. Processo cicatricial. Diabetes Mellitus. Laser.




EPIDEMIOLOGIA DE PACIENTES PEDIATRICOS INTERNADOS EM UM CENTRO DE REFERENCIA DE TRATAMENTO DE QUEIMADURAS EM SANTA CATARINA

ORDEM:
046

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UFSC, HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMAO

AUTORES: VISONI, S; GRECCO MACHADO, R; JEREMIAS, T; RECK, M; TIBOLA, J; PEREIMA, M; TRENTIN, A

OBJETIVO: Analisar o perfil epidemiológico de pacientes queimados internados na unidade de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmao (HIJG) entre 2007 e 2009.
MÉTODO: Foi realizado um estudo retrospectivo no HIJG, onde foram analisados prontuários de crianças queimadas entre 2007 e 2009, quanto às seguintes variáveis: idade e sexo das crianças; agente causador, profundidade, extensao corporal, localizaçao corpórea, ambiente de ocorrência e necessidade de enxerto das queimaduras. Foram excluídos os prontuários ilegíveis ou com causas diferentes de queimaduras.
RESULTADOS: Foram analisados 174 prontuários no período deste estudo. Destes, 44,25% eram de pacientes do sexo feminino e 55,75% do sexo masculino. 29,9% das crianças estavam na idade pré-escolar (entre 2 e 6 anos). 71,3% dos casos ocorreram em casa, 4,6% na rua ou estradas, 1% em fazendas e 0,57% registrados em creches. O agente causador com maior número de ocorrências foram os líquidos aquecidos (58,62%), seguidos pelo álcool líquido (16,67%), fogo (6,90%) e pelos inflamáveis (6,90%). A maioria dos pacientes (62,6%) apresentou queimaduras de 2º grau, até 20% da SCQ (70%), e múltiplas regioes afetadas, sendo os membros superiores (24%), tronco (22,7%), cabeça e pescoço (21%) e membros inferiores (20,2%) os mais frequentes. O álcool líquido foi o agente que mais causou queimaduras compreendendo mais de 20% da SCQ (12 dos 30 casos), dentre todas as queimaduras com este agente, 72% levaram à necessidade de enxerto, o álcool ainda foi o maior responsável (34,92%) por queimaduras de 3º grau.
CONCLUSAO: O perfil epidemiológico das crianças queimadas internadas no HIJG neste período foi de um menino, em idade pré-escolar, que se queimou em casa, com líquidos aquecidos. A maior representatividade do álcool em grandes queimados, sua maior participaçao nas queimaduras de 3º grau, e sua relaçao com a necessidade de enxertos, deixa evidente a agressividade deste agente causador e a necessidade de açoes preventivas focadas neste.

Financiadores: MCTI/CNPq, PROEX/UFSC, Ministério da Saúde.




ESTRESSE LABORAL DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ATUANTE EM UM CENTRO DE REFERENCIA EM ASSISTENCIA A QUEIMADOS

ORDEM:
047

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

AUTORES: FUCULO JUNIOR, P. R. B.; BAZZAN, J. S.; ANTONIOLLI, L.; LONGARAY, T. M.; SANTOS, E. A.; AMESTOY, S. C.; ECHEVARRIA-GUANILO, M. E.; ROSSO, L. H.

Objetivou-se conhecer as situaçoes ou aspectos estressores vivenciados pela equipe de enfermagem atuante em um Centro de Referência em Assistência a Queimados. O estudo teve abordagem qualitativa. Foi realizado com técnicos de enfermagem e enfermeiros do quadro permanente do Centro de Referência em Assistência a Queimados, que atuavam diretamente na assistência aos pacientes. O estudo recebeu aprovaçao do Comitê de ética em Pesquisa, sob protocolo nº 008/2013 e foram atendidos os princípios éticos que constam na Resoluçao 466/12. A coleta de dados ocorreu após a assinatura do consentimento livre e esclarecido, por meio de entrevista semiestruturada, que foi realizada no período de setembro a novembro de 2013. Os dados foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Foram entrevistados dez profissionais de enfermagem, sendo quatro enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Destes, nove eram do sexo feminino. A partir da análise das falas emergiram quatro categorias: 1) estresse no cotidiano do cuidar, referindo-se as dificuldades na assistência em enfermagem para a promoçao da reabilitaçao dos pacientes queimados; 2) particularidades do cuidado, contemplando as singularidades no cuidado de adulto e criança; 3) influências da vida pessoal no ambiente de trabalho, isto é, as dificuldades de conciliar aspectos pessoais, vivências e experiências prévias com as responsabilidades profissionais; 4) situaçoes relacionadas ao trabalho, especialmente no que diz respeito à falta de reconhecimento, sobrecarga de trabalho e relaçao com colegas. A investigaçao demonstrou como maior gerador de estresse as relaçoes hierárquicas e interpessoais, principalmente o relacionamento entre os profissionais de diferentes turnos, devido às dificuldades encontradas durante o processo de trabalho e falhas na comunicaçao. Ainda, a remuneraçao insatisfatória, falta de reconhecimento diante das atividades assistenciais prestadas e sobrecarga de trabalho, sao referidos como causadores de estresse ocupacional. Conclui-se que os principais estressores identificados nas falas dos profissionais de enfermagem dizem respeito a situaçoes organizacionais e financeiras, sendo importante encontrar mecanismos para reivindicar melhores condiçoes de trabalho, evitando assim o adoecimento dos profissionais.




ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES VITIMAS DE QUEIMADURAS EM ÉPOCA JUNINA ATENDIDOS EM PRONTO-SOCORRO DE SERGIPE

ORDEM:
048

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL, HOSPITAL DE URGENCIA DE SERGIPE (HUSE), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL

AUTORES: MORAES, REBECA Z.C.; PEREIRA, RAISA O.; FREMPONG,ROSANAF.R.; RODRIGUES,TASSIAM.C.; FREITAS, MANUELA S.; CARVALHO, GUSTAVO G.; SANTANA, MOEMA M.C.; CINTRA, BRUNO B.; BORGES, KENYA S.

OBJETIVO: Caracterizar o perfil epidemiológico de pacientes vítimas de queimaduras nos festejos juninos, admitidos no setor de urgência do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
MÉTODOS: Estudo transversal, retrospectivo, utilizando dados de registros prontuários de pacientes vítimas de queimaduras, que deram entrada no setor de urgência do HUSE, no mês Junho de 2013 e Junho de 2014, correspondentes aos festejos juninos. Foram colhidas informaçoes relacionadas à idade, sexo, grau de profundidade da queimadura, regiao corporal acometida, agente causador, pedido de internaçao/alta hospitalar.
RESULTADOS: A amostra totalizou em 191 atendimentos. Destes, 22 casos cujos dados estavam incompletos foram excluídos. Das 169 ocorrências, 73,37% foram do sexo masculino e 26,63% do feminino. Quanto à faixa etária das queimaduras, 57,99% situavam-se na faixa de 1 a 19 anos, seguido de 37,87% na faixa de 20 a 59 anos. Em relaçao ao grau de profundidade das queimaduras, 1,78% dos pacientes obtiveram queimadura de 1º grau; 2,96% queimadura de 1º e 2º graus, simultaneamente; 69,23% queimadura de 2º grau; 2,37% queimadura de 2º e 3º graus simultaneamente e 23,67% queimadura de 3º grau. No que se refere à regiao corporal acometida, 72,78% dos queimados tiveram regioes dos seus membros superiores comprometidos, seguido de 19,53% foram atingidos na cabeça e pescoço. Os fogos de artifício foram responsáveis pelas queimaduras em quase 62,13% dos casos, seguido por líquido aquecido, em 19,53%, pelo fogo em 11,83%. Em última análise, 71,60% dos pacientes receberam alta hospitalar, 26,04% necessitaram de internamento na Unidade de Terapia de Queimados (UTQ).
CONCLUSAO: As queimaduras em épocas juninas continuam em números elevados. A maior parte delas ocorre em pacientes do sexo masculino, com idade entre 0-19 anos, causadas por fogos de artifício, provocando lesoes de 2º grau, principalmente, em membros superiores. O estudo mostrou que mais de 25% desses pacientes necessitaram de internaçao.

Palavras Chave: Pronto-Socorro, Queimadura, Epidemiologia.




ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES VITIMAS DE QUEIMADURAS POR LIQUIDOS AQUECIDOS NO HOSPITAL DE URGENCIAS DE SERGIPE NO PERIODO DE 2013 A 2014

ORDEM:
049

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE(UFS), HOSPITAL DE URGENCIAS DE SERGIPE

AUTORES: RODRIGUES, T. M. C.; CRUZ, M. T.; CORDEIRO, S. C.; CINTRA, B. B ; ANDRADE, M. L.; REIS, A.A.V.O.; FREITAS, M. S.; BORGES, K.S.

DATA: 31/10/2014 HORA: 08:00

FORMA DE APRESENTAÇAO PREFERENCIAL: ORAL

OBJETIVO: Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes queimados por líquidos aquecidos internados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE) no período de janeiro de 2013 a maio de 2014.
MÉTODO: Realizou-se um estudo retrospectivo, no qual foram analisados os registros em prontuário dos pacientes internados na UTQ do HUSE em 2013 e 2014. Foram analisados o grau da queimadura, a regiao queimada, o porte da queimadura e a ocorrência de óbito.
RESULTADOS: Dos 214 pacientes admitidos na unidade no período entre janeiro de 2013 e maio de 2014, 88 (41,1%) foram internados devido a queimaduras por líquidos quentes. Destes, 68 (77,3%) tinham até 5 anos de idade. Todas as queimaduras foram de segundo grau e ao observar o porte das mesmas, 9,1% foram de pequeno porte, 79,5% de médio porte e 11,4% de grande porte. Apenas um paciente foi a óbito. Analisando a regiao do corpo acometida, tivemos uma maior prevalência, respectivamente, de: membros superiores (47,7%), membros inferiores (47,7%), tronco (38,6%), tórax (29,5%), face (26,1%), abdome (17,0%), dorso (10,2%), genitália (10,2%), nádegas (9,1%) e pescoço (4,5%).
CONCLUSAO: O estudo demonstrou que crianças com até 5 anos sao as mais acometidas por queimaduras por líquidos aquecidos, principalmente nosmembros, porém grande parte das queimaduras sao de médio porte e cursam com baixa taxa de mortalidade.

Descritores: Queimaduras; mortalidade; epidemiologia; agentes agressores.




FATORES ESTRESSORES NA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS

ORDEM:
050

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: ENFERMEIRA. MESTRANDA PELO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇAO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS), ENFERMEIRA DA ASSOCIAÇAO DE CARIDADE SANTA CASA DO RIO GRANDE, ENFERMEIRA. DOUTORA EM ENFERMAGEM PELO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇAO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA E PROFESSOR PERMANENTE DO PPGENF DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ACADEMICO DE ENFERMAGEM DA UFPEL, ACADEMICO DE ENFERMAGEM DA UFPEL, ENFERMEIRA. DOUTORA EM CIENCIAS PELA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO (USP). DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

AUTORES: ANTONIOLLI, L.; LONGARAY, T.M.; AMESTOY, S.C.; FUCULO JR, P.R.B.; DE ROSSO, L.H.; ECHEVARRIAGUANILO, M.E.

Objetivou-se avaliar fatores estressores vivenciados pela equipe de enfermagem atuante em um Centro de Tratamento de Queimados no sul do Brasil, a partir de abordagem quantitativa, transversal. Participaram enfermeiros e técnicos de enfermagem, entrevistados de setembro a novembro de 2013. O estudo foi aprovado pelo Comitê de ética e Pesquisa da instituiçao, nº 008/2013. Para coleta de dados utilizou-se instrumento de caracterizaçao dos participantes quanto a dados sociodemográficos, e seçao de comentários livres relacionados ao instrumento aplicado e questionário validado para avaliaçao do estresse no trabalho da enfermagem (Inventário de Estresse entre Enfermeiros), avaliado em escala Likert (1 - 5), sendo, pontuaçao menor ou igual a 95 indicativa de baixo nível de estresse e maior que 95 indicativa de alto nível de estresse ocupacional. Os dados foram processados no programa Statistical Package for the Social Sciences, 18.0, realizadas análises descritivas e de tendência central. Foram entrevistados quatro enfermeiros e nove técnicos de enfermagem. A pontuaçao média de estresse da equipe de enfermagem é indicativa de elevado nível de estresse ocupacional (M=96,3); os enfermeiros apresentaram pontuaçao média alta para estresse ocupacional (M=112,75) e os técnicos de enfermagem pontuaçao baixa (M=89). Profissionais contratados há mais de três anos apresentaram pontuaçao indicativa de alto estresse ocupacional (M=101). Os dados sugerem que as relaçoes interpessoais envolvendo a equipe de enfermagem, outros profissionais, pacientes e familiares contribuiriam mais com manifestaçao de estresse (M=41,53). Os papéis estressores da carreira, como falta de reconhecimento e autonomia profissional, incentivo financeiro, impotência diante da impossibilidade de executar algumas tarefas, organizaçao institucional e ambiente físico também influenciariam no estresse (M=28,46). A realizaçao das rotinas de cuidado, como procedimentos de banho e curativos apresentaram-se como menores estressores (M=26,30). Entre os profissionais de enfermagem entrevistados diversos estressores afetam o desenvolvimento de suas atividades laborais, sendo que as situaçoes que demandam de habilidades, como a liderança e o convívio interpessoal destacam-se como maiores estressores. Considera-se importante que as instituiçoes possam propor açoes de suporte à saúde psicoemocional dos profissionais de enfermagem atuantes em serviços especializados, como o centro de tratamento de queimados.




FERIDAS CRONICAS E AS DORES DA ALMA

ORDEM:
051

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO - UNIFRA

AUTORES: RANGEL, R.F.; MARTINS E.S.R; COSTENARO R.G.S; BARRIOS, T.V.; FARIA, T.S.; FRAGOSO, G.L.; SILVA M.L.M

OBJETIVO: Relatar o caso de MS, que foi acompanhado durante grande parte de sua vida pelas dores da alma causada por ulceras varicosas.
METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência exploratório de caráter qualitativo realizado no ano de 2013.
DISCUSSAO: As feridas de MS surgiram após uma flebite que se manifestou no pós-operatório de uma apendicectomia, pois em décadas passadas os pacientes no pós-operatório permaneciam muito tempo acamados, sem movimentar-se e assim surgiam as complicaçoes vasculares. As feridas que insistiram em acompanhar MS durante grande parte de sua vida, eram vividas pela família como algo sofrido, muito triste, que causava muita dor e que ao amanhecer e ao anoitecer eram trocados os curativos. MS conseguiu se aposentar aos 35 anos, e mesmo assim, continuou trabalhando como agricultor. Assim MS vivia com muitas limitaçoes, e nos últimos anos em que as possibilidades de viajar, passear, ir a praia, surgiam com facilidade mas, as feridas o impossibilitava de usufruir destes sabores da vida. Vivemos numa sociedade que define regras e impoe verdades que muitas vezes nao podem ser seguidas e ao relacionarmos estas verdades com feridas crônicas, que liberam exsudato e que necessitam ser monitoradas continuamente podem ser sinônimo de preconceito ou de exclusao de muitos afazeres. MS sentia muita dor e permanecia constantemente com curativos, segurados por faixas e usava meias para que as mesmas ficassem fixas nos pés e pernas. A pessoa portadora de feridas pode viver continuamente repleta de dores, medos e autodesprezo e nestas situaçoes nem sempre o tratamento farmacológico resolve necessitando igualmente de carinho, reconhecimento, solidariedade e muita ajuda para a alma fortalecendo assim também sua autoestima (LASSALA, 2009).
CONCLUSAO: As feridas crônicas causam sofrimento, principalmente com relaçao as expectativas de melhora que a cada dia que passa fica mais distante. Por isso muitas vezes estao acompanhadas por dúvidas, angústias e ansiedade de vivenciar a melhora ou involuçao da ferida. Nestas situaçoes, percebe-se que para estes seres humanos uma lesao crônica nao se manifesta somente no físico, mas sim como um elemento que causa muita dor sem ser estimulado e as marcar da cicatriz que por ventura podem surgir, como surgiam em MS, pois sarava uma ferida e abria outra ao lado. Assim as marcas irreparáveis, fragilizavam cada vez mais MS e sao estas situaçoes que nos fazem acreditar que as feridas possuem alma.




HIDROTERAPIA - UMA ALTERNATIVA SIMPLES, BARATA E EFICAZ PARA OS CURATIVOS

ORDEM:
052

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL REGIONAL DE ARAGUAINA

AUTORES: FERIANI GUSTAVO; WILKE GABRIELA; TAVARES VIRGINIA CB; MERCES PATRICIA L; LIMA FRANCISCO A. N.

INTRODUÇAO: Nos últimos anos temos observado um aumento da sobrevida de pacientes com traumas complexos e feridas complexas (1). O termo feridas complexas tenta definir a dificuldade, a complexidade e a multidisciplinaridade no tratamento destes pacientes (1). A ferida crônica tem sido descrita como aquela que nao cicatriza espontaneamente no período de três meses (2). As feridas complexas mais comuns sao exemplificadas pelas úlceras por pressao, úlceras crônicas venosas, feridas nos membros inferiores em pacientes diabéticos, feridas extensas após necrose tecidual causada por infecçao local e feridas crônicas originadas por vasculites ou doenças autoimunes. Estabelecer o momento exato da cirurgia e fornecer uma cobertura estável e duradoura é o maior desafio. A hidroterapia é um conceito novo proposto pela Hartmann®. A idéia é simplificar o tratamento das feridas promovendo um ambiente úmido capaz de limpar o leito da lesao e ao mesmo tempo promover as condiçoes necessárias para o crescimento e proliferaçao celular no processo de cicatrizaçao.
OBJETIVO: Avaliar a eficácia da hidroterapia como opçao viável no tratamento de feridas complexas.
MÉTODO: Critérios de inclusao: pacientes portadores de feridas complexas agudas ou crônicas sem melhora com o tratamento convencional; dos sexos masculino e feminino. Utilizamos dois tipos de curativos da Hartmann®: Tender Wet® e Hidrotac®. O Tender Wet® foi aplicado diariamente por 5 dias tinha o Objetivo de promover a limpeza da lesao. Posteriormente, utilizamos o Hidrotac® a cada 3 a 7 dias. As avaliaçoes foram feitas com fotografias (utilizando réguas para medir a evoluçao do tecido de granulaçao), questionário numérico de dor durante o tratamento (para avaliar o conforto), quantificaçao de custos do tratamento, duraçao do tratamento até o fechamento total da ferida.
RESULTADOS: O uso de apenas dois tipos de curativos facilitou a abordagem das feridas, simplificando o fluxograma e permitindo maior agilidade na escolha das coberturas. Diminuiu a confusao e o erro na escolha do melhor produto para cada tipo de lesao. Promoveu melhora rápida e limpeza satisfatória do leito da lesao. Promoveu melhora do tecido de granulaçao, superficializaçao das lesoes profundas, cobertura adequada com melhora da dor, diminuiçao dos custos, menor número de visitas ao ambulatório e menor tempo de tratamento total até o fechamento total da lesao.
CONCLUSAO: A hidroterapia é uma alternativa simples, eficaz e mais barata no tratamento de feridas complexas.

REFERENCIAS

1. Ferreira MC, Tuma Jr P, Carvalho VF, Kamamoto F. Complex wounds. Clinics. 2006;61(6):571-8.

2. Harding KG, Morris HL, Patel GK. Science, medicine and the future: healing chronic wounds. BMJ. 2002;324:160-3.

3. Ramsey SD, Newton K, Blough D, McCulloch DK, Sandhu N, Reiber GE, et al. Incidence, outcomes, and cost of foot ulcers in patients with diabetes. Diabetes care. 1999;22:382-7.




IMPORTANCIA DO TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR NO PACIENTE GRANDE QUEIMADO - RELATO DE CASO

ORDEM:
053

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL UNIVERSITARIO - UFSC

AUTORES: WALTER, GUSTAVO P.; DO NASCIMENTO, ALEXANDRA SQ.; GRANGEIRO, LEANDRO S.; LEE, KUANG H.; FERRI, TIAGO A.; CRUZ, WILLIAM V.; ELY, JORGE B.

Relata-se o caso de um paciente que sobreviveu a lesao térmica ocupando uma área correspondente a45% de sua superfície corporal (Diagrama de Lund-Browder), com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Neste relato discutimos a importância que um Centro de Referência tem, em acompanhar os pacientes queimados desde a fase aguda até a reabilitaçao e reintegraçao social, com uma equipe multidisciplinar especializada. Evidenciamos a importância da fisioterapia nas suas várias áreas de abordagem, dos cuidados específicos da pele e da utilizaçao de malhas compressivas. Ainda a participaçao da equipe cirúrgica, com inúmeros desbridamentos sempre que oportunos, na tentativa da nao enxertia das regioes mais profundas.




USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ALIVIO DA DOR DE QUEIMADURAS: REVISAO INTEGRATIVA

ORDEM:
054

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, HOSPITAL UNIVERSITARIO POLYDORO ERNANI DE SAO THIAGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

AUTORES: ANTONIOLLI, L.; BAZZAN, J.S.; LEMOS, C.L.; BARTEL, T.E.; SABOIA, I.C.; AMESTOY, S.C.; PINHO, F.M.; LEONARDI, L.

OBJETIVO: Descrever, por meio de uma Revisao Integrativa, as evidências científicas acerca da utilizaçao da Realidade Virtual (RV) como técnica para aliviar a dor de pacientes queimados.
METODOLOGIA: As bases de dados Pubmed e Lilacs e a biblioteca virtual em saúde Scielo foram consultadas utilizando-se o operador boleano AND e os descritores controlados: Burns, Pain, Virtual reality exposure therapy e virtual reality, como descritor nao controlado. Adotou-se como limites: estudos realizados com seres humanos, publicados nos idiomas inglês, português ou espanhol, nos últimos 10 anos, e cujo objetivo fosse avaliar o efeito da RV no alívio da dor em queimaduras. Revisao narrativa, comentários de especialistas e cartas ao editor foram excluídos. Os estudos foram analisados e classificados de acordo com o Nível de Evidência (NE) forte (NE - I) e fraco (NE -VII). Ao total, 27 títulos e resumos foram avaliados segundo os critérios estabelecidos.
RESULTADOS: Foram selecionados 20 estudos, sendo, onze ensaios clínicos randomizados (NE-II), seis estudos nao experimentais (NE-VI), duas revisoes de literatura (NE-IV) e uma revisao sistemática (NE-I). Houve predomínio de publicaçoes no ano 2009 (cinco estudos), seguido pelos anos 2008 e 2010 com três estudos cada. Identifica-se que a Realidade Virtual vem sendo utilizada no cuidado ao paciente queimado em suas distintas fases de tratamento. Os resultados dos estudos sugerem efeitos favoráveis para a diminuiçao da dor durante a realizaçao de banho e troca de curativos (NE-I e II) e fisioterapia motora (NE-II). Em relaçao à tecnologia, a maior sofisticaçao dos equipamentos aumenta a capacidade do paciente imergir nas imagens, tirando o foco da dor e proporcionando alívio durante os procedimentos; e quando comparada a outras técnicas alternativas, como a hipnose, a RV teria melhor eficácia na diminuiçao da dor.
CONCLUSAO: De acordo com os Resultados dos ensaios clínicos randomizados, a distraçao com RV é efetiva para reduzir a dor no tratamento das queimaduras. Espera-se que novas pesquisas, com número representativo de participantes permitam conhecer a eficácia da RV imersiva na reduçao do desconforto associado a procedimentos ou em condiçoes de prurido crônico.

Descritores:Queimaduras, Realidade Virtual, Dor.




INNOVATIVE ASSOCIATION OF SOFT SILICONE TECHNOLOGY DRESSING AND NEGATIVE PRESSURE WOUND TERAPY (NPWT)

ORDEM:
055

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL 09 DE JULHO

AUTORES: CRUZ, L.G.B.

INTRODUCTION: Soft silicone dressing are one of the most recent innovative technology, promoting good results based on it's lower adherence characteristic and high capacity of absorption and exudate transfer. Aim: Evaluate the benefits of the association of the 3 soft silicone technology with NPWT.
METHOD: Description of the process and the effects of the association of NPWT with soft silicone technology in 30 wounds. 10 wounds with a soft silicone net pattern, 10 wounds with soft silicone absorbent transfer of exudate (porous) and 10 wounds with soft silicone foam dressing with silver, multiperforated in "V" shape by the team.
RESULTS: The use of the dressing with a net pattern promotes a development of granulation tissue with irregular pattern with small elevations looking like papules. It works well protecting bone and tendon. It cannot protect small structures as thin vessels and nerves. The soft silicone absorbent transfer of exudate can protect all kind of structure and promote the development of a flat and regular and homogenous granulation tissue. The use of soft silicone foam with silver seems to increase the effects of silver in treatment of infection. Promotes a formation of granulation tissue with V shaped irregularities of granulation tissue but this irregularities can be placed on the areas desired by the team, avoiding same structures.
CONCLUSION: The association of soft silicone dressing with NPWT promotes good results: covering important structures as vessels, nerves, bones or tendons. The use of soft silicone absorbent transfer exudate dressing promotes the development of a better pattern of the granulation tissue. In the treatment of high exudative infected wound the association of NPWT with soft silicone foam dressing with silver accelerate the resolution of the infection.




INOVAÇAO ASSOCIATIVA PARA PRESSAO NEGATIVA FERIDA DE TERAPIA (NPWT)

ORDEM:
056

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: HOSPITAL 09 DE JULHO

AUTORES: CRUZ, L.G.B.; COHEN, V. D.

INTRODUÇAO: O uso de NPWT é bem conhecido em todo o mundo. Infelizmente os diferentes dispositivos nao estao disponíveis para todos os países e, às vezes, o custo deste tratamento pode ser elevado.
OBJETIVO: Avaliar a eficiência do NPWT quando associada com diferentes curativos e outras tecnologias, com foco na reduçao de custos.
MÉTODO: Associaçao de uma soluçao de lavagem instilada no circuito do dispositivo NPWT imediatamente antes de remover o curativo; diferentes tipos de vedante (cola) durante o procedimento, curativos de baixa adesao com prata. Todos os pacientes foram submetidos à oxigenoterapia hiperbárica, pelo menos, dez sessoes.
RESULTADOS: Todas as associaçoes promoveram a resoluçao da infecçao, protegeram o novo tecido de granulaçao durante as mudanças, a melhorando da qualidade do tecido de granulaçao aumentando o tempo entre as trocas.
CONCLUSAO: O aumento da eficácia do tratamento de infecçao, o desenvolvimento de um tecido de granulaçao de melhor qualidade e aumentada a durabilidade dos curativos, fez de dias de tratamento diminuir, todos estes efeitos contribuem a reduçao dos custos de tratamento em aproximadamente 50%.




INSERÇAO DO TEMA ATENDIMENTO INICIAL AO QUEIMADO NO CURRICULO DE CURSOS DE GRADUAÇAO EM ENFERMAGEM

ORDEM:
057

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA

AUTORES: MESCHIAL, WILLIAM C.; OLIVEIRA, MAGDA L.F.

OBJETIVO: Verificar a inserçao do tema atendimento inicial ao queimado nos currículos de cursos de graduaçao em Enfermagem.
MÉTODO: Realizou-se um estudo documental, descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, com análise curricular e entrevista com quatro coordenadores de cursos de Graduaçao em Enfermagem, da regiao Metropolitana de Maringá. Os dados foram submetidos à análise documental e análise de conteúdo temática.
RESULTADOS: Verificou-se que o tema atendimento inicial ao queimado (AIQ) está explícito no currículo de dois dos quatro cursos analisados, nas disciplinas Urgência Pré-hospitalar e Atençao aos Clientes de Alto Risco, porém de forma incompleta. A partir das entrevistas com as coordenadoras de curso identificou-se uma abordagem diferenciada ao AIQ em relaçao àquela presente na matriz curricular, demonstrando a presença de um "currículo oculto". Dessa forma, embora o AIQ nao estivesse contemplado de forma explícita nos currículos, era abordado de forma teórica, principalmente na disciplina de Saúde do Adulto, e em campos de prática clínica, quando surgiam oportunidades de realizá-lo, indo de encontro com os interesses e necessidades de professores e alunos, com exceçao de uma das instituiçoes cuja coordenadora informou que os serviços de saúde onde os alunos realizam as atividades práticas e estágios curriculares nao atendiam a pacientes com esses agravos. As coordenadoras de curso reconhecem a importância epidemiológica das queimaduras e a necessidade de estruturar os cursos de graduaçao com esse tema, visto a demanda de cuidados que estes pacientes apresentam. Consideram a abordagem teórico-prática do atendimento inicial às vítimas de queimaduras fundamental e também complementar para a formaçao acadêmica em enfermagem e sentem a necessidade de uma adequaçao curricular, buscando atingir melhores Resultados no processo de ensino-aprendizagem nesta área.
CONCLUSAO: Diante do perfil epidemiológico nacional e local, é insuficiente a abordagem dada ao AIQ na formaçao acadêmica dos enfermeiros.




MODELO EDUCATIVO COM SEGUIMENTO POR TELEFONE PARA O AUTOCUIDADO PARA PESSOAS QUE SOFRERAM QUEIMADURAS: ENSAIO CLINICO CONTROLADO ALEATORIZADO

ORDEM:
058

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO

AUTORES: GONÇALVES, N; CIOL, MA; DANTAS, RAS; FARINA JUNIOR, JA; ROSSI, LA

OBJETIVOS: Avaliar o estado de saúde, autoeficácia percebida, retorno ao trabalho, ansiedade, depressao e estresse póstraumático de vítimas de queimaduras, segundo a participaçao em um modelo educativo para o auto cuidado na fase de reabilitaçao com seguimento por telefone ou o recebimento do cuidado preconizado no serviço de saúde , seis meses após a alta hospitalar.
MÉTODO: Ensaio clínico, controlado e aleatorizado, realizado na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto/USP. A amostra deste estudo foi composta por vítimas de queimaduras internada entre 2010 e 2012, aleatorizada para o Modelo Educativo para o autocuidado de vítimas de queimaduras na fase de reabilitaçao com seguimento por telefone (grupo intervençao) ou o cuidado conforme rotina da Unidade (grupo controle). O modelo educativo foi fundamentado no constructo de autoeficácia, presente na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura e composto por informaçoes verbais e escritas (em formato eletrônico e impresso) sobre o autocuidado, seguidas por ligaçoes telefônicas para reforço dos autocuidados após a alta hospitalar. Foram aplicados os instrumentos de caracterizaçao sociodemográfica e clínica, Burns Specific Health Scale Revised, Escala de autoeficácia percebida, escala de Ansiedade e Depressao Hospitalar e escala do Impacto do Evento. Foram realizadas análises descritivas de frequencia simples, dispersao, teste T de Student para amostras independentes, Qui-quadrado e análise covariância. O nível de significância adotado foi 0,05. Este estudo foi registrado sob o número NCT 01379495 e aprovado pelo comitê de ética em pesquisa local, consoante com a declaraçao de Helsinki.
RESULTADOS: Os grupos apresentaram-se semelhantes nas características sociodemográficas e clínicas e somente a idade apresentou diferença estatisticamente significante. Nao houve diferença significante entre os grupos em relaçao às medidas de estado de saúde, autoeficácia percebida, proporçao de retorno ao trabalho e depressao aos seis meses da alta hospitalar. A ansiedade foi estatisticamente menor no grupo de intervençao (p=0,03), bem como o estresse pós traumático (p=0,02).
CONCLUSAO: O modelo educativo com seguimento por telefone para vítimas de queimaduras é uma intervençao de fácil aplicaçao e promissora para promover o autocuidado de vítimas de queimaduras durante a fase de reabilitaçaom, especialmente diminuindo ansiedade e estresse pós-traumático.




MORTALIDADE EM QUEIMADOS NO SERVIÇO DA UTQ DO HOSPITAL DE URGENCIA DE SERGIPE NO PERIODO DE 2005 A 2014

ORDEM:
059

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL, HOSPITAL DE URGENCIA DE SERGIPE (HUSE), ARACAJU - SERGIPE, BRASIL

AUTORES: DORIA, SYLVIA R. F.; COSTA, NATHALIE S. S.; ANDRADE, MONALLISA L.; MORAES, REBECA Z. C.; SOARES, ANDERSON U. S.; CARVALHO, GUSTAVO G.; BORGES, KENYA S.; CINTRA, BRUNO B.

OBJETIVO: Descrever a mortalidade das vítimas de queimadura internadas na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE) no período de junho de 2005 a junho de 2014.
MÉTODO: Realizou-se um estudo retrospectivo, no qual foram analisados os registros dos pacientes que evoluíram a óbito feitos pela equipe de fisioterapia da UTQ do HUSE no período de junho 2005 a junho de 2014. Foram pesquisados o padrao de mortalidade e sua relaçao com as seguintes variáveis: sexo, idade, extensao da lesao e agente agressor.
RESULTADOS: Dentre as internaçoes do período, a evoluçao a óbito ocorreu em 2,98% , o que representa 67 queimados dentre os 2.246 internados na UTQ. A maioria dos óbitos era do sexo masculino e representa 64,2% da amostra. A faixa etária de 0 a 20 anos correspondeu a 17,91% do total de pacientes internados; de 20 a 40 anos, a 16,42%; de 40 a 60 anos, a 34,33%; de 60 a 80, a 17,91%; de 80 a 100, a 13,43%. A maioria dos óbitos está relacionada a queimadura de grande extensao (86,57%), seguida por média extensao (10,45%) e por pequena extensao (2,98%). Estas lesoes estao relacionadas com os seguintes agentes agressores: chama direta (43,28%); álcool (13,43%); líquido quente (10,44%); explosao (8,95%); gasolina (7,46%); elétrica (7,46%); síndrome de Steven Jonhson (3,07%); outros (5,97%).
CONCLUSAO: O estudo demonstrou uma alta prevalência óbitos em homens, com grande extensao da queimadura, na faixa etária de 40 a 60 anos e devido a queimaduras provocadas por chama direta. Ressalta-se, ainda, a importância dos estudos de políticas de educaçao continuada visando à prevençao.

Descritores: Queimaduras; mortalidade; epidemiologia; agentes agressores.




O OLHAR DO ACADEMICO DE ENFERMAGEM FRENTE A PREVENÇAO DE QUEIMADURAS POR ELETROCAUTÉRIO

ORDEM:
060

AREA: POSTER - SEM CONCORRER A PREMIAÇAO

INSTITUIÇAO: CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO - UNIFRA

AUTORES: MARTINS E.S.R; DIENFENBACK G.D; MARINHO M.G.R; SILVA M.L.M; COSTENARO R.G.S

OBJETIVO: Evidenciar a importância de Métodos preventivos de queimaduras por eletrocirurgia.
METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado no mês de agosto de 2014, durante as atividades teórico-práticas do curso de enfermagem, em uma unidade cirúrgica.
RESULTADOS: Utilizando medidas preventivas no pré-operatório cirúrgico consegue-se amenizar episódios de queimaduras por eletrocautério que poderiam ocasionar lesoes na pele causando queimaduras de caráter irreversíveis (MOREIRA, 2010). Salienta-se que é atribuiçao do enfermeiro a orientaçao ao paciente e circulante de sala cirúrgica a adoçao de medidas preventivas de queimaduras por eletrocautério tais como: retirar adornos metálicos (acessórios de metais), atentar para que nenhuma parte do corpo fique em contato com as partes metálicas da mesa cirúrgica, a colocaçao da placa neutra e o cuidado para evitar o acúmulo de líquidos antissépticos entre o paciente e o campo operatório, pois estes poderao tornar-se condutores de eletricidade (AFONSO et al., 2010). Observou-se que a avaliaçao pré-operatória realizada ao paciente que será submetido a uma eletrocirurgia é de extrema importância e de grande experiência acadêmica, pois mostra que pequenos gestos, que estao ao nosso alcance, podem minimizar lesoes de pele, principalmente queimaduras no período trans operatório.
CONCLUSAO: Durante atividades teórico práticas percebeu-se a importância do conhecimento e princípios da eletrocirurgia, estar atento sobre a manutençao do equipamento, investigaçao imediata diante qualquer suspeita minimizando possíveis riscos de queimaduras em pacientes, bem como salientar a importância da orientaçao dos riscos de acidentes por eletrocautério. Tudo isso nos leva a refletir, enquanto acadêmicos de enfermagem, sobre a responsabilidade do enfermeiro de centro cirúrgico, onde a capacitaçao permanente de sua equipe torna-se imprescindível para o bom andamento do serviço e bem estar do seu paciente.

REFERENCIAS:

AFONSO, C.T., SILVA, A.L., FABRINI, D.S., AFONSO, C.T., CORTES, M.G.W., SANT'ANNA, L.L. Risco do uso do eletrocautério em pacientes portadores de adornos metálicos. ABCD Arq Bras Cir Dig, 183-186, Belo Horizonte, MG, 2010.

MOREIRA, C., Eletrocautério na cesarea: complicaçoes na ferida cirúrgica. Dissertaçao (Mestrado) Programa de pós-graduaçao em tocoginecologia. Campinas, SP. 2010

© 2024 Todos os Direitos Reservados