99
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Faltam poucas semanas para o Congresso Brasileiro de Queimaduras em Gramado!

Missing a few weeks for the Brazilian Congress of Burns in Gramado!

Maurício José Lopes Pereima

Prezados associados,

Dando continuidade às atividades científicas da Sociedade Brasileira de Queimaduras, estamos disponibilizando mais um número de nossa Revista. Este veículo tem se mostrado como o mais importante meio de divulgaçao da informaçao científica de todos os aspectos relacionados à prevençao, diagnóstico, tratamento e reabilitaçao de queimados com artigos originais oriundos de diversos Estados e também da América Latina. Este rico acervo científico tem se traduzido pelo crescente acesso aos artigos da nossa Revista on-line, pelas citaçoes de artigos aqui publicados em outras revistas científicas, livros, e trabalhos científicos e pelo crescente número de Trabalhos de Conclusao de Curso e Teses de Mestrado de cursos da área da saúde que têm utilizado a Revista da SBQ como meio de divulgaçao da informaçao e validaçao das suas pesquisas entre seus pares. A indexaçao no LILACS, sem dúvida, traz um peso e uma credibilidade cada vez maior à revista, fato este que agradecemos ao apoio da nossa Diretoria e contribuiçoes de todos os associados.

Mas, além da revista, este ano teremos em outubro novamente o maior evento científico da nossa área de atuaçao: O IX Congresso Brasileiro de Queimaduras e o III Simpósio Internacional Wound Care, que serao realizados em Gramado, Rio Grande do Sul, no período de 28 de outubro a 1º de novembro. Participamos do planejamento da agenda científica e a Comissao Organizadora elaborou uma programaçao que contempla e atualiza a abordagem multiprofissional do queimado, desde a sua prevençao até a sua reabilitaçao e reinserçao na comunidade, escola e trabalho. Muitos convidados estrangeiros, principalmente aqueles vindos do Mercosul. Destaque especial também para o Simpósio Internacional Wound Care, no qual palestrantes internacionais apresentarao suas pesquisas de ponta, notadamente aquelas voltadas a células-tronco e engenharia de tecidos, dando também um caráter "high-tech" ao encontro. Além disso, também teremos como atividades agregadas ao Congresso, o Curso de Fisioterapia e Qualidade de Vida, o Curso Teórico-Prático de Enfermagem e Queimaduras e mais um CNNAQ. Imperdível.

Entretanto, a Comissao Organizadora conseguiu manter sigilo até o momento sobre a programaçao social e atividades de confraternizaçao. A inauguraçao do Natal Luz em Gramado, poucos dias antes do início do nosso Congresso, vai trazer um brilho especial ao nosso evento e, por se tratar de uma cidade eminentemente turística, tudo indica que em Gramado teremos um evento marcado também por muitas atividades de lazer e confraternizaçao, nas quais poderemos rever os amigos e desfrutar da gastronomia e hospitalidade gaúchas típicas da regiao.

Além destas atividades científicas que a SBQ apresenta, nao podemos deixar de citar outros eventos que têm marcado nossa Sociedade como uma entidade atuante na prevençao de queimaduras, como, por exemplo, as campanhas de prevençao de queimaduras desenvolvidas pelas regionais no último dia 6 de junho (Figura 1), com um impacto de mídia importante em diversas cidades, na divulgaçao e participaçao do Curso de Pós-graduaçao em Queimaduras da Faculdade Sao Camilo, nos muitos CNNAQs realizados este ano no Acre, Santa Catarina, Sao Paulo e Rio de Janeiro e o recente III Simpósio Carioca de Feridas, I Simpósio Carioca de Queimaduras e I Fórum de Epidermólise Bolhosa, um sucesso absoluto que agregou a SBQ a outras sociedades de especialidades coirmas, como a SOBENFeE e a SOBRATAF.


Figura 1 - Dr. Mauricio Pereima e a enfermeira Carolina Lunardi Cureau durante a Campanha de Prevençao de Queimaduras, em Florianópolis, SC, no dia 6 de junho de 2014



Novamente, nao percam o Congresso Brasileiro de Queimaduras em Gramado. A Comissao Organizadora promete muitas surpresas!

Nos vemos em Gramado!

Grande abraço,

Maurício José Lopes Pereima
Editor

© 2024 Todos os Direitos Reservados