Resumo
OBJETIVO: Identificar, na literatura científica, as ocupaçoes mais envolvidas com acidentes de trabalho por queimaduras.
MÉTODO: Foram consultadas as bases de dados LILACS e PUBMED e incluídos artigos publicados nos últimos dez anos, nos idiomas português, inglês e espanhol; realizados com seres humanos, sendo estes maiores de 19 anos e que na descriçao da amostra fizessem mençao aos casos que envolviam acidentes de trabalho com queimaduras. Identificaram-se 160 títulos e resumos. Após a aplicaçao dos critérios de inclusao, foram selecionados 36 para análises na íntegra.
RESULTADOS: Nos estudos analisados, o número de vítimas por acidentes laborais variou de um até 872. O sexo predominante foi o masculino, com idade entre 20 e 39 anos, e as ocupaçoes mais identificadas foram têxtil, eletricistas, soldadores, mecânicos, cozinheiros, garçons, encanadores.
CONCLUSOES: Os acidentes de trabalho envolvendo queimaduras ocorreram em ambientes distintos, tanto nos considerados saudáveis/seguros quanto nos ambientes nao saudáveis/inseguros ou de risco inerente à atividade e/ou funçao desempenhada, sendo estas as ocupaçoes que apresentaram maior risco de acidente de queimaduras: têxtil, eletricistas, soldadores, mecânicos, cozinheiros, garçons, encanadores. Nas atividades cotidianas, destaca-se a importância da educaçao permanente para os trabalhadores, sendo um importante meio para a reduçao de acidentes ocupacionais por queimaduras.
Palavras-chave: Queimaduras. Acidentes de Trabalho. Risco.