Resumo
INTRODUÇAO: Terapias farmacológicas nao têm conseguido um controle efetivo da dor na pessoa queimada nas três dimensoes da dor aquando os cuidados à ferida. Assim, a Terapia da Realidade Virtual (TRV) baseia-se numa abordagem tecnológica que isola a pessoa do mundo real, visualizando apenas um ambiente virtual.
OBJETIVO: Nesta Revisao Integrativa da Literatura pretende-se: identificar se a aplicaçao da TRV reduz a dor nas três dimensoes aquando os cuidados à ferida; verificar em que medida a aplicaçao da TRV reduz a dor em cada uma das três dimensoes de dor; verificar se a aplicaçao da TRV permite a reduçao de administraçao da analgesia opioide.
MÉTODO: Efetuou-se pesquisa em motores de busca online, num período temporal de dez anos por meio de descritores e critérios de inclusao predefinidos. Definiu-se como questao de investigaçao "Qual é a eficácia da aplicaçao da Terapia da Realidade Virtual na reduçao da dor nos cuidados à ferida à pessoa numa unidade de queimados?". Na consecuçao deste trabalho, teve-se como método os Sete Passos do Cochrane Handbook, sendo incluídos seis artigos.
RESULTADOS: Pela análise dos resultados, evidencia-se a reduçao da dor nas três dimensoes, na maioria dos estudos, quando associada a TRV a terapias farmacológicas.
CONCLUSOES: Propoem-se mais estudos randomizados controlados para definir os benefícios da TRV, comparativamente com terapias nao farmacológicas menos dispendiosas.
Palavras-chave: Terapia de Exposição à Realidade Virtual. Queimaduras. Ferimentos e Lesões/prevenção & controle. Dor. Unidades de Queimados