Resumo
OBJETIVO: Identificar produçoes de enfermeiros brasileiros acerca do tema queimaduras.
MÉTODO: Estudo bibliométrico. Foi realizada busca na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), com descritores de saúde "queimaduras" e "enfermagem". Foram considerados os estudos feitos por enfermeiros, voltados para açoes da Enfermagem e produzidos no Brasil. Foram excluídos: artigos que fugiam ao tema, duplicados, teses de mestrado/doutorado, artigos feitos por outros profissionais da saúde, artigos nao produzidos no Brasil. Cento e trinta estudos foram identificados, sendo 42 selecionados para a amostra final.
RESULTADOS: As publicaçoes encontradas foram no período de 1986 a 2015, com maior quantidade de produçoes nos anos de 2005, 2011 e 2014. Os estudos foram publicados em 13 periódicos, sendo a Revista Latino Americana de Enfermagem a de maior destaque (30,95%) e que enfermeiros doutores eram autores de maior número de publicaçoes (55,35%). A produçao e publicaçao de artigos apresentou maior concentraçao no estado de Sao Paulo (52,38%). A principal forma de abordagem foi a entrevista (52,38%). As principais categorias abordadas foram: assistência do enfermeiro, seguido de identificaçao de diagnósticos de paciente ou parte deles e vivências e manifestaçoes psicoemocionais.
CONCLUSAO: Destaca-se a importância de haver maior incentivo à pesquisa neste tema, com objetivo de melhorar a assistência e cuidado de enfermagem.
Palavras-chave: Queimaduras. Enfermagem. Cuidados de Enfermagem.