Resumo
INTRODUÇAO: Queimaduras sao traumas potencialmente graves, com elevados índices de morbimortalidade, constituindo um importante problema de saúde pública. As tentativas de autoextermínio por queimaduras têm aumentado muito nos últimos anos, devido a inúmeros fatores, como depressao, desesperança, desamparo e desespero.
OBJETIVO: Divulgar o perfil epidemiológico das tentativas de autoextermínio por queimaduras no estado de Minas Gerais.
MÉTODO: Foram analisados, retrospectivamente, os dados de 160 pacientes internados na Unidade de Tratamento de Queimados Prof. Ivo Pitanguy do Hospital Joao XXIII, em Belo Horizonte, no período de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2012.
RESULTADOS: A maioria dos pacientes (61,9%) pertencia ao sexo feminino, com idade média de 38,9 anos. O álcool foi responsável por 80% dos casos. A mortalidade foi de 44,5% e a superfície corporal queimada média foi de 41,3%.
CONCLUSAO: Com este estudo, traçamos o perfil epidemiológico dos pacientes que tentam autoextermínio com queimaduras, informando a respeito deste importante tema, além de ressaltarmos as implicaçoes e impacto dessas ocorrências no sistema de saúde.
Palavras-chave: Queimaduras. Perfil epidemiológico. Tentativa de suicídio. Suicídio. Saúde pública.