Resumo
OBJETIVO: Identificar as características epidemiológicas de pacientes vítimas de queimaduras internados em um Centro de Tratamento de Queimaduras da Bahia.
MÉTODO: Estudo epidemiológico retrospectivo, transversal, realizado em um hospital público de referência em queimaduras. Foram incluídos 112 pacientes adultos e idosos de ambos os sexos, por amostragem de conveniência, vítimas de qualquer tipo de queimadura. A amostra foi caracterizada quanto ao sexo, idade, comorbidades, à profundidade, localizaçao, etiologia e extensao da superfície corporal queimada (SCQ).
RESULTADOS: A maioria dos pacientes avaliados era do sexo masculino (58,9%, n=66), adultos (91,9%, n=103) e idosos (8,1%, n=9), previamente hígidos (77,7%, n=87) e entre aqueles com comorbidades, 21,4% (n=24) eram hipertensos e 6,3% (n=7) diabéticos. Cerca de 50% (n=53) dos pacientes tinham queimadura em graus diferentes, atingindo até 10% de SCQ. O principal agente etiológico foi queimadura por líquido quente (66%, n=74), com maior prevalência nos membros superiores (70,5%, n=79), seguida da regiao da cabeça (46,4%, n=52) e membros inferiores (45,5%, n=51).
CONCLUSAO: Houve predomínio de pacientes adultos, do sexo masculino, previamente hígidos, com queimadura de segundo grau, decorrente de algum líquido, acometendo principalmente os membros superiores e atingindo até 10% da SCQ. Programas educacionais contínuos em prol da prevençao sao necessários, pois muitos acidentes com queimaduras poderiam ser evitados.
Palavras-chave: Queimaduras. Epidemiologia. Unidades de Queimados.