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Aplicativos móveis para educação em saúde sobre o manejo de queimaduras: Revisão de escopo

Mobile applications for health education on the management of burns: Scoping review

Tamires Mendonça da Silva1; Paola Ramos Silvestrim2; Jéssica Taynara Moreira Oliveira Pereira3; Rosangela Aparecida Pimenta4

DOI: 10.5935/2595-170X.20230019

RESUMO

OBJETIVO: Mapear na literatura evidências sobre aplicativos para educação em saúde sobre o manejo das queimaduras.
MÉTODO: Revisão de escopo baseada nas recomendações do JBI. A busca foi realizada em fevereiro de 2023 nas bases de dados MEDLINE via PubMed, LILACS, Web of Science, Scopus, CINAHL, Embase e literatura cinzenta, com os descritores burns, burn patients, education, health education, mobile applications e smartphone.
RESULTADOS: A busca resultou em 341 estudos, sendo selecionados para a amostra final oito. Os Estados Unidos publicaram 3 (37,5%), Brasil, Inglaterra, Austrália, Irã e Taiwan um cada (12,5%). O desenvolvimento dos aplicativos foi direcionado para profissionais de saúde (25%), pacientes e cuidadores (50%) e população em geral (25%), abordando: primeiros socorros em queimadura; cuidados com a lesão e cuidados gerais pós-alta hospitalar; treinamento de definição de superfície corporal queimada e auxílio na tomada de decisão para cuidado tópico com queimaduras.
CONCLUSÕES: O uso de tecnologias na área de educação em saúde é um campo em crescimento e a construção de material sobre cuidados na ocorrência de queimaduras pode ser benéfica para diminuir a inconsistência de informações, favorecendo o manejo adequado.

Palavras-chave: Queimaduras. Educação em Saúde. Tecnologia da Informação. Aplicativos Móveis.

ABSTRACT

OBJECTIVE: To map evidence in the literature on applications for health education on the management of burns.
METHODS: Scope review based on JBI recommendations. The search was realized during February 2023, on the MEDLINE via PubMed, LILACS, Web of Science, Scopus, CINAHL, EMBASE databases and grey literature with the descriptors burns, burn patients, education, health education, mobile application and smartphone.
RESULTS: The search resulted in 341 studies, which eight where related to the final sample. The United States of America published 3 (37.5%), Brazil, England, Australia, Iran and Taiwan one each (12.5%). The development of apps were directed to healthcare professionals (25%), patients and caregivers (50%) and general population (25%), approaching: first aid in burns, care with lesion and general cares after hospital discharge; training of delimitation of corporal burnt surface and aid on decision making for topical care with burn injuries.
CONCLUSIONS: The use of technologies on health education is a growing field and the creation of content about the care on the event of burn injuries can be important to diminish the inconsistency of information, favoring the proper care.

Keywords: Burns. Health Education. Information Technology. Mobile Applications.

INTRODUÇÃO


Queimaduras são lesões de pele ou tecido orgânico que podem ser causadas por calor, frio, eletricidade, radiação ou produtos químicos. São consideradas um problema de saúde pública no mundo, com maior gravidade em países de baixa e média renda. Podem ser fatais e são responsáveis por um alto índice de morbidade, além de internação prolongada, sequelas físicas e emocionais que têm impacto direto na qualidade de vida da pessoa queimada1.


Um tratamento inicial eficaz é fundamental para diminuição de complicações, principalmente em pacientes com queimaduras graves que necessitam de um tempo de internação prolongado2. O estudo de Botelho Filho et al.3 mostra que a dificuldade de acesso a centros especializados e consequente demora da assistência adequada pode ser preditor de pior prognóstico, reforçando a necessidade de uma melhor e maior distribuição de centros especializados e profissionais capacitados.


O manejo adequado da queimadura ainda é um tema que necessita muita atenção durante a formação de profissionais de saúde, com destaque para a área médica, pois a base curricular nem sempre segue uma diretriz uniforme e baseada em protocolos e a incapacidade do profissional no atendimento inicial está diretamente relacionada com o prognóstico do paciente4.


A educação permanente é uma ferramenta que contribui para a qualidade do atendimento em saúde, permitindo aos profissionais o desenvolvimento de um cuidado integrado, humanizado e mais efetivo. Da mesma maneira, a educação em saúde é capaz de garantir intervenções educativas baseadas nas necessidades da população assegurando a promoção em saúde5.


O uso de tecnologias para a educação na área da saúde tem permitido o acesso a um maior número de pessoas, bem como contribuído no processo de ensino-aprendizagem, garantindo maior autonomia e desenvolvimento crítico-reflexivo por permitir a reprodução de ambientes realísticos, além de ter a acessibilidade como um ponto positivo6,7. E essas tecnologias se encaixam no contexto de mHealth, que são práticas médicas e de saúde apoiadas por dispositivos móveis, como telefones celulares, dispositivos de monitoramento de pacientes, Assistentes Pessoais Digitais (PDAs), entre outros dispositivos sem fio8.


Nesse sentido, o uso de tecnologias para educação em saúde relacionadas à queimadura pode auxiliar na atualização de conhecimento dos profissionais de saúde, promovendo a melhoria do atendimento, bem como favorecer a promoção da saúde e redução de complicações na população acometida por este agravo. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo mapear na literatura evidências sobre aplicativos para educação em saúde sobre o manejo das queimaduras.


 


MÉTODO


Trata-se de uma revisão de escopo com protocolo registrado no Figshare, sob a identificação DOI: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.19729753.v1, desenvolvida com base nas recomendações do JBI, elaborada com base nas cinco etapas propostas: identificação da questão de pesquisa, identificação dos estudos relevantes, seleção dos estudos, análise de dados, síntese e apresentação dos dados9.


A questão de pesquisa, objetivo e descritores foram baseados no acrônimo PCC (População, Conceito e Contexto). A questão de pesquisa desenvolvida foi: Quais as evidências científicas disponíveis na literatura sobre aplicativos educativos para o manejo das queimaduras? A População refere-se a pacientes queimados; o Conceito a aplicativos educativos e; o Contexto, a educação em saúde.


Para a seleção dos descritores, realizou-se uma busca preliminar na base de dados National Library of Medicine (PubMed) para identificação de estudos sobre a temática e análise dos seus descritores. Após essa análise, ocorreu o refinamento na seleção dos descritores indexados no vocabulário controlado Medical Subject Heading Terms (MeSH) para verificação. A seleção final foi realizada com os seguintes descritores: burns; burn patients; education; health education; mobile applications e smartphone.


A busca dos estudos ocorreu durante o mês de fevereiro de 2023 nas bases de dados PubMed, LILACS, SCOPUS, Web of Science CINAHL e Embase. Na combinação da estratégia de busca foram utilizados os operadores booleanos AND e OR da seguinte forma: burns OR burn patients AND education OR health education AND mobile applications OR smartphone. Adaptou-se a estratégia de busca utilizada em cada base respeitando suas especificidades, mas a combinação de descritores se manteve.


A busca na literatura cinzenta foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES), no Catálogo de Teses e Dissertações e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) com a combinação dos descritores queimadura e software.


Os critérios de inclusão utilizados para o refinamento da seleção dos estudos foram: publicações que respondessem ao objetivo do estudo, incluindo aplicativos para profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, disponíveis na íntegra e em meio eletrônico. Não foi definido limite temporal, idioma e tipo de estudo.


Os estudos encontrados foram importados para o aplicativo Rayyan, que é uma ferramenta utilizada para seleção de referências, e selecionados por dois revisores independentes, desenvolvida em duas etapas, conforme o fluxograma de revisão de escopo (PRISMA -ScR)10. A primeira consistiu na leitura de título e resumo e, a segunda, na leitura na íntegra dos estudos selecionados na primeira etapa. Não foi incluído nesse estudo nenhum artigo proveniente da lista de referência dos artigos selecionados.


A extração dos dados dos artigos elegíveis foi realizada com base em um instrumento projetado pela pesquisadora principal direcionado pelo objetivo e questão norteadora da revisão, que contemplaram informações a respeito do tipo de aplicativo, público-alvo e objetivo. Os principais achados dos artigos selecionados foram organizados em um quadro levando em consideração ano e país de publicação, autoria, objetivo do estudo, método e tipo de aplicativo.


 


RESULTADOS


A busca resultou em 341 estudos, dentre eles oito (100%) abordaram a temática e corresponderam à amostra final. A Figura 1 mostra as etapas para a seleção dos estudos.


 



 


No que se refere ao país de origem dos estudos, os Estados Unidos foram predominantes com 3 (37,5%), Brasil, Inglaterra, Austrália, Irã e Taiwan apresentaram apenas um (12,5%) cada. Quanto ao ano de publicação, três (37,5%) foram publicados em 2018, dois (25%) em 2020, um (12,5%) em 2017, um (12,5%) em 2019 e um (12,5%) em 2021.


Do total, quatro (50%) foram direcionados para pacientes (adultos e crianças) e cuidadores, dois (25%) para profissionais de saúde, um (12,5%) para população em geral e um (12,5%) artigo de revisão sobre os conteúdos de aplicativos de primeiros socorros em queimaduras para população em geral. Quatro (50%) com conteúdo focado para atendimento adulto e pediátrico; dois (25%) apenas adulto e dois (25%) para pediátrico.


Os aplicativos apresentaram as seguintes abordagens: primeiros socorros em queimadura; cuidados com a lesão e cuidados gerais pós-alta hospitalar; treinamento de definição de superfície corporal queimada e auxílio na tomada de decisão para cuidado tópico com queimaduras.


 


O Quadro 1 apresenta a síntese dos estudos selecionados de acordo com os principais achados.

 


O principal recurso educacional utilizado nos aplicativos foi o texto. Os dispositivos desenvolvidos tiveram como público-alvo prevalente os profissionais de saúde e os pacientes. O Quadro 2 apresenta a síntese desses achados.


 



 


DISCUSSÃO


Essa revisão reuniu informações sobre aplicativos educativos relacionados a queimaduras tanto em crianças quanto em adultos. Foi possível verificar o desenvolvimento de aplicativos com diversos objetivos, com foco nos pacientes, cuidadores, profissionais de saúde e população em geral.


Os aplicativos direcionados a pacientes e cuidadores tiveram como objetivo principalmente disseminar informações sobre cuidados com a lesão pós-alta hospitalar, alguns permitem a inserção de informações pessoais que auxiliam os profissionais de saúde no acompanhamento do paciente, oferecendo também conteúdos relacionados a saúde mental. O estudo de Silva et al.19 traz à luz a sobrecarga que pode ser para os cuidadores e pacientes o período de recuperação pós-queimadura. O tratamento ambulatorial pode ser longo, trazendo prejuízos financeiros e mentais aos envolvidos, devido às inúmeras adaptações no cotidiano.


Nesse sentido, o estudo de Garcia et al.16 mostra que o uso de aplicativos para o acompanhamento desses pacientes, oferecendo informações sobre os cuidados necessários e suporte psicológico, pode ser uma ferramenta valiosa para diminuição de despesas e redução da sobrecarga, uma vez que possibilita o acompanhamento remoto, diminuindo complicações, a frequência de consultas presenciais, o tempo de recuperação e promove a autonomia do paciente.


O número de acidentes com queimaduras é expressivo em todo mundo e esses acidentes acabam tendo uma alta taxa de mortalidade. Países desenvolvidos diminuíram a taxa de mortalidade por queimaduras usando estratégias educativas e melhorias nos setores de atendimento1.


Estratégias educativas podem ser usadas tanto para prevenção quanto para aperfeiçoamento de profissionais de saúde, servindo como um grande pilar para a melhoria do cuidado prestado. Ainda existe muita inconsistência no conhecimento sobre o manejo de queimaduras e, quando esse desconhecimento parte dos profissionais de saúde, pode gerar um grande prejuízo a população20,21.


O avanço tecnológico nos últimos tempos vem gerando grandes mudanças em diversos setores da sociedade. Na área da saúde, a tecnologia está inserida não só no desenvolvimento de instrumentos que auxiliam diretamente no cuidado com paciente, mas também na área da educação, atuando como facilitadora da comunicação e construção de conhecimento22.


O desenvolvimento de aplicativos na área da saúde vem crescendo e se tornando uma ferramenta útil na melhoria do atendimento, promovendo educação, gestão do cuidado e auxílio na tomada de decisão23. Dois dos aplicativos dos estudos selecionados tinham como público-alvo profissionais de saúde. O estudo de Baird et al.11 teve como objetivo o treinamento por meio do aplicativo para definição de superfície queimada e o estudo de Aguiar18, o desenvolvimento de um aplicativo para auxílio na tomada de decisão de tratamento tópico de queimadura.


O acesso rápido à informação por meio de mídias sociais contribui para agilidade e resolutividade, mas também pode ser um risco por conter informações inadequadas, disseminadas por pessoas que não têm conhecimento especializado, indicando um ponto de atenção. Entretanto, a construção de estratégias digitais direcionadas para a área da saúde com base nas melhores evidências favorece a aprendizagem e, por conseguinte, a qualidade da assistência24.


Um dos estudos selecionados fez uma revisão de aplicativos sobre primeiros socorros sobre queimaduras disponíveis na Inglaterra e mostrou que a maioria continha informações inadequadas e não eram desenvolvidos por instituições registradas. A disseminação desse tipo de conteúdo é prejudicial tanto no âmbito da prevenção quanto do cuidado pelos profissionais de saúde, já que muitos usam essas ferramentas para obter informações que norteiam o seu cuidado14.


O aumento do uso de smartphones entre a população torna o desenvolvimento de estratégias educativas por meio de tecnologias móveis cada vez mais atrativa na área da saúde. Para tanto, é um setor que merece maiores investimentos, tanto na área de pesquisa quanto de negócios, pois apresenta uma infinita gama de possibilidades para disseminação das melhores evidências25.


Os recursos educativos mais utilizados entre os aplicativos encontrados nesta revisão foram o textual e imagem ilustrativa, apenas um aplicativo utilizou a gamificação. O uso de metodologias ativas em processos educativos permite que o consumidor (estudante, profissional ou população) se torne protagonista dentro do seu processo de aprendizagem, favorecendo a autonomia e exercício do pensamento crítico, beneficiando a retenção de conhecimento26.


O estudo de Burgess et al.17 mostra que essas metodologias quando usadas em aplicativos favorecem o engajamento do usuário, melhorando consequentemente o seu aprendizado. Além disso, o estudo de Garcia et al.16 mostrou que a adesão ao tratamento foi maior em pacientes que usaram aplicativo para acompanhamento em relação aos que mantiveram um acompanhamento presencial padrão.


Diante do exposto, fica evidente que o uso de tecnologias está cada vez mais inserido dentro da área da saúde, e que no campo da educação em saúde está em crescimento. O uso de aplicativos como estratégia educativa para cuidado com queimaduras pode ser muito benéfico para disseminar conhecimento adequado e diminuir a lacuna de conhecimento tanto no campo da prevenção, mas principalmente no manejo adequado.


Apenas os estudos de Asgari Amrei et al.15 e Burgess et al.17 apresentaram resultados relacionados à retenção de conhecimento. Ambos demostraram que o uso de aplicativo favoreceu a aprendizagem dos usuários e nenhum dos estudos selecionados utilizou algum tipo de protocolo para o desenvolvimento do conteúdo. Todos buscaram informações por meio da revisão da literatura e consulta de especialistas. Isso traz limitação a essa revisão, reforçando a importância de estudos com outros métodos que avaliem os resultados obtidos após aplicação da estratégia.


 


CONCLUSÕES


Foi possível identificar aplicativos direcionados para os três principais atores dentro do processo de saúde-doença, o paciente, o profissional de saúde e o cuidador. Os aplicativos direcionados aos pacientes e cuidadores continham informações principalmente relacionadas aos cuidados pós-alta hospitalar; já os aplicativos direcionados aos profissionais de saúde tinham função de atualização de conhecimento e auxílio na tomada de decisão do tratamento; os aplicativos direcionados para a população em geral focaram em primeiros socorros de acidentes com queimaduras.


Essas estratégias podem ser vistas como um benefício para o tratamento do paciente queimado, uma vez que estimulam o conhecimento da população, podendo diminuir complicações por propiciar um manejo adequado. São também um caminho facilitador para atualização profissional, proporcionando maiores possibilidades de aprendizagem com fácil acesso.


 


REFERÊNCIAS


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PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

- Gerar um mapeamento sobre os aplicativos relacionados à queimadura e demonstrar as principais temáticas de desenvolvimento e as estratégias educativas utilizadas.

- Permitir que novos estudos sejam desenvolvidos a fim de superar os resultados apresentados, gerando mais conhecimento sobre a temática.


AGRADECIMENTO

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Brasil (CAPES)- Código de Financiamento 001.











Recebido em 26 de Abril de 2023.
Aceito em 2 de Maio de 2024.

Local de realização do trabalho: Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Conflito de interesses: Os autores declaram não haver.


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