680
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo de Revisao

Análise de vídeos do Youtube sobre prevenção de queimaduras

Analysis of videos from Youtube on burn prevention

Paulo Roberto Boeira Fuculo Junior1; Evelyn Andrade dos Santos2; Lucas Henrique de Rosso3; Simone Coelho Amestoy4; Francis Solange Torinho5; Maria Elena Echevarría-Guanilo5

RESUMO

OBJETIVO: Analisar as informaçoes dos vídeos disponibilizados no YouTube sobre prevençao de queimaduras.
MÉTODO: Pesquisa de abordagem quantitativa do tipo exploratório. Utilizou-se como fonte de dados o sítio de compartilhamento do YouTube e a estratégia de busca prevençao AND queimaduras. Foram incluídos vídeos que contemplavam informaçoes relacionadas à prevençao de acidentes com queimaduras e excluídos vídeos por duplicidade, que nao abordavam a temática ou que eram baseados em vídeos já incluídos na amostra analisada, a partir da sua publicaçao original. Identificaram-se 64 vídeos, dos quais 24 foram excluídos.
RESULTADOS: Foram analisados 40 vídeos, publicados entre 2010 e fevereiro de 2015. As principais orientaçoes foram relacionadas a queimaduras por álcool líquido, sendo orientada a utilizaçao do álcool gel e nao acender fogo enquanto este estiver sendo utilizado; a necessidade de manter as crianças longe das fogueiras, do fogao e do ambiente de preparo dos alimentos; colocar as panelas nas bocas do fundo do fogao com os cabos virados para o centro do mesmo; armazenar produtos inflamáveis tais como álcool, fósforos, isqueiros, extensoes elétricas e tomadas em lugares fora do alcance das crianças.
CONCLUSAO: Considera-se que os vídeos apresentam relevantes informaçoes sobre prevençao de queimaduras. Entretanto, é imprescindível a avaliaçao dos conteúdos dos mesmos, uma vez que estes se tornam importantes para educaçao em saúde para a populaçao.

Palavras-chave: Queimaduras. Prevenção de Acidentes. Educação em Saúde. Internet.

ABSTRACT

OBJECTIVE: To analyze the content in available videos on YouTube about burns prevention.
METHOD: It is a quantitative and exploratory research. The sharing site YouTube, the strategy of search prevention plus burns were used as database. Videos that regarded information related to the prevention of accidents with burns were included, and videos that were doubled, or did not approached the theme, or were based on already included videos in the analyzed sample from its original publication were excluded. It was possible to identify 64 videos, from which 24 were excluded.
RESULTS: Fourty videos were analyzed, which were published between 2010 and February of 2015. The main orientations were related to burnings by liquid alcohol. The utilization of alcohol gel; not rising fire while the product is being used; the necessity of keeping children away from camp fires, stoves, and the environment of cooking were indicated. Also, the importance of keeping pans on rear burners, and the pot cables to the center; storing inflatable products such as alcohol, matchboxes, lighters, electrical extensions, and canals in places where children don't have access are implied important.
CONCLUSION: Videos present relevant information on burns prevention. However, the evaluation of video content is fundamental, since they are important to people's health education.

Keywords: Burns. Accident Prevention. Health Education. Internet.

INTRODUÇAO

A internet representa uma rede mundial de computadores ou terminais ligados entre si. Esta engloba o maior acervo de informaçoes que estao disponíveis para a populaçao, tendo em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados podem usufruir de serviços de informaçoes e comunicaçao. Estas características tornam a internet uma "super" via de informaçao1.

O número de serviços disponíveis na internet é bastante amplo, consequentemente, pode ser usada para vários fins, como manter contatos, usar intranets, jogar, fonte de investimentos, encontrar aconselhamento e cura, participar de açoes nao lucrativas, estudar e pesquisar informaçoes2.

Ao longo da história da internet, foram surgindo ferramentas que contribuíram para um melhor uso da mesma e, hoje, permitem diversas formas de comunicaçao, como os blogs, vlogs, páginas de relacionamento e de entretenimento, como é o caso do YouTube, que foi eleito a melhor invençao de 20063, e que pode ser lugar de ensinar e aprender sobre distintos temas, tais como acidentes com queimaduras.

Segundo informaçoes da Organizaçao Mundial da Saúde (OMS), acidentes com queimaduras sao responsáveis por, aproximadamente, 300.000 mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, a estimativa destes acidentes representa entorno de 1.000.000 a 1.500.000 por ano4,5. As queimaduras continuam sendo o acidente mais devastador que pode acontecer subitamente a uma criança sadia, uma vez que podem deixar sequelas permanentes e marcas para o resto da vida6.

Devido a sua grande popularidade, o YouTube passou a ser usado como plataforma para consumir vídeos educativos7. Com isso, é natural que as pessoas possam vir a buscar medidas para prevenir acidentes com queimaduras nos vídeos disponibilizados. Dessa forma, além de procurar informaçoes para autoproteçao, também venham a proteger filhos, familiares ou outras pessoas, principalmente do seu convívio.

Dentre as situaçoes que oferecem maiores riscos para acidentes por queimaduras em crianças, estao a manipulaçao de líquidos superaquecidos, produtos químicos e/ou inflamáveis, principalmente o álcool, metais aquecidos, tomadas elétricas, fios desencapados e bombas festivas8.

Um estudo feito no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto, há mais de uma década, identificou que os pacientes e suas famílias apontaram o uso de meios de comunicaçao como estratégias educacionais de prevençao que contribuem com a diminuiçao de acidentes com queimaduras8, o que corrobora a importância da realizaçao deste estudo a partir da análise de vídeos divulgados no Youtube.

Embora o conteúdo exposto na internet possa ser usado com a finalidade de adquirir conhecimento ou como forma de prevençao às queimaduras, nao necessariamente o que for publicado terá caráter fidedigno, uma vez que muitas das informaçoes compartilhadas podem ser falsas, incompletas ou oferecer maiores riscos às pessoas, ao invés de proteçao. A garantia da qualidade pode ser comprometida por detalhes e nao atender à necessidade do público que busca essa ferramenta para o conhecimento.

Pelo exposto, o presente estudo tem como objetivo conhecer as informaçoes compartilhadas no YouTube sobre prevençao de queimaduras.


MÉTODO

A pesquisa é de abordagem quantitativa do tipo exploratório, na qual se utilizou como base de dados o sítio de compartilhamento de vídeos YouTube, que pode ser acessado pelo endereço virtual www.youtube.com.br . Justifica-se o uso do YouTube, por esse ser atualmente um dos maiores meios de acesso a vídeos pela populaçao9.

Para identificaçao de vídeos na página do YouTube, foi utilizada a estratégia de busca com as palavras chaves "prevençao AND queimaduras". Foram identificados no site 3.870 resultados, e após a utilizaçao da ferramenta de filtros "data de upload" foi possível identificar os títulos em ordem decrescente de publicaçao. Desta forma, os vídeos foram analisados um a um em todo o seu tempo de duraçao, no período dos últimos cinco anos de compartilhamento no sítio. Com o intuito de organizar o processo de coleta de dados, foi criada uma tabela contemplando os seguintes dados: título do vídeo, link, duraçao, natureza (reportagem, entrevista, campanha), autor e orientaçoes para prevenir as queimaduras.

Quanto aos critérios de inclusao e exclusao, foram incluídos apenas os vídeos publicados nos últimos cinco anos e excluídos vídeos que por meio de reportagens/entrevistas usavam outros vídeos de prevençao, e tais vídeos já se encontravam publicados no YouTube. Ainda, foram excluídos vídeos que, embora apresentassem no título a palavra "prevençao", nao contemplavam no seu conteúdo a temática de prevençao de queimaduras, assim como os materiais que se encontravam em duplicidade. Ao analisar o último vídeo publicado nos últimos cinco anos e conforme aplicaçao dos critérios de inclusao e exclusao, foram analisados um total de 64 vídeos, publicados nesse período. Desses, 40 foram incluídos na pesquisa e 24 excluídos, por nao atenderem ao objetivo do estudo. Nao se fez necessária aprovaçao do Comitê de Ética e Pesquisa, uma vez que o estudo nao envolve a participaçao de seres humanos e nao apresenta comprometimento a outrem.


RESULTADOS

Foram analisados criteriosamente os 40 vídeos selecionados na íntegra, os quais foram classificados em proveniente de campanhas de prevençao como parte de açoes de políticas públicas, entrevistas/reportagens, propagandas e programas de televisao (TV) que abordavam a temática de prevençao de acidentes com queimaduras. Em relaçao à origem das orientaçoes, estas eram provenientes de leigos (4), profissionais médicos (20), enfermeiros (6), bombeiros (8) e outros profissionais da saúde ou instituiçoes de ensino (3), totalizando 41 pelo fato de que em um dos vídeos ter sido contabilizado dois profissionais fornecendo as informaçoes.

Em relaçao às orientaçoes apresentadas nos vídeos, de forma que contribuíssem com o conhecimento da populaçao, estas foram apresentadas de acordo com o número de vezes que estiveram mencionadas, segundo agentes etiológicos e formas de prevençao (Quadro 1).




Identificou-se o predomínio de vídeos com informaçoes a respeito da prevençao de queimaduras causadas por álcool. Em relaçao ao uso do álcool, as orientaçoes foram centradas nas alternativas para substituir o produto, nao comprá-lo, assim como nao utilizá-lo, por exemplo, para a limpeza de casa, para acender fogo e atentar-se para deixá-lo longe do alcance das crianças. Em relaçao às chamas, as medidas de prevençao mais citadas foram: manter as crianças longe do calor de fogueiras, do acendimento dessas e do calor do fogao, seguida de orientaçoes para nao deixar crianças na cozinha durante o preparo de alimentos e colocar as panelas nas bocas de trás do fogao com os cabos virados para o centro do mesmo.

O uso de materiais/líquidos inflamáveis teve como principais orientaçoes: manter as crianças afastadas, nao acender fogo quando os mesmos se encontram próximos, guardá-los em lugares seguros (longe do alcance das crianças) e utilizar equipamentos de proteçao ou adotar medidas de precauçao quando utilizá-los.

Em relaçao às açoes de prevençao, é possível identificar a preocupaçao e confiança nas práticas de prevençao como principal estratégia para a diminuiçao de acidentes com queimaduras. Foi mencionado o uso de cartilhas, cartazes, políticas públicas que trabalhem o assunto e a capacitaçao de profissionais para abordarem o tema, bem como trabalhá-lo em escolas, hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para os próprios pais.

Também foi possível identificar no conteúdo dos vídeos, a preocupaçao com o alerta para o racionamento dos fogos de artifício, evitar a compra clandestina dos mesmos, atentar para a classificaçao etária quando utilizá-los e nao acendê-los após ingerir bebidas alcoólicas, assim como em época de festas juninas aumentar os cuidados para evitar acidentes e, nas brincadeiras com pipa, nao soltá-las próximo aos fios de alta-tensao.

Como recomendaçoes gerais, foram identificados o cuidado em relaçao a nao deixar fósforos, isqueiros, extensoes elétricas e tomadas ao alcance de crianças, assim como evitar o uso de velas para iluminar ambientes.

Além disso, quanto aos cuidados com a pele, foram citados: a utilizaçao de filtro solar de forma rotineira, com maior ênfase em épocas como o verao, em que a exposiçao ao sol é diária e por muito mais tempo, respeitando os horários de exposiçao ao mesmo, além de uso de fatores físicos (por exemplo, boné, chapéus, roupas claras) para proteçao solar e nao utilizar bronzeadores caseiros. Em relaçao ao banho, é orientada a verificaçao da temperatura da água, principalmente quando o banho for dado em bebês na banheira ou em idosos, além disso foi citado verificar a temperatura dos alimentos antes de ingeri-los ou alimentar crianças.

Em relaçao a superfícies superaquecidas, identificaram-se como principais açoes de prevençao: atentar à utilizaçao de ferro de passar roupas, principalmente quando crianças estao por perto, sendo orientada a colocaçao fora do alcance das mesmas após conclusao da utilizaçao, ou seja, guardá-lo imediatamente. Nao usar toalhas de mesa muito longas, de forma que nao se corra o risco de estas serem puxadas pelas crianças ou alguém tropeçar.

Na classificaçao "outros", foram incluídas orientaçoes menos citadas, sendo estas relacionadas à utilizaçao de chapéu, boné, roupas claras, na exposiçao ao sol, uso de filtro solar, evitar a utilizaçao de bronzeadores caseiros, cuidados com o escapamento (cano) de motos quando estiverem quentes, cuidados ao retirar utensílios do forno do fogao ou micro-ondas, cuidado com quedas/atritos em asfalto quente, principalmente em horário de maior intensidade dos raios solares, nao usar celular perto de bombas de combustível e cuidar o vapor de panelas.


DISCUSSAO

Os vídeos do YouTube com conteúdo educacional apresentam linguagem verbal e textual atrativa, com isso, a busca pelo conteúdo apresenta crescimento inegável, já que a natureza de um vídeo é muito sintética, pois articula som, imagem, falas e pouco texto. Sobretudo, tem um poder de ilustraçao importante e acaba prendendo facilmente a atençao do telespectador10.

As orientaçoes sobre prevençao sao diversas nos vídeos analisados, entretanto, nem todas sao claras e advindas de profissionais da saúde, compondo a amostra orientaçoes provindas da populaçao que nao profissionais de saúde ou especialistas. As instruçoes sao fragmentadas e o tempo de duraçao dos vídeos influencia esse fato, uma vez que nao sao apresentadas de forma geral e contínuo-cumulativa e sim pontuais, por exemplo, um vídeo citar apenas uma maneira de prevençao para um agente etiológico. Embora as medidas para evitar queimaduras, compartilhadas no YouTube, sejam pontuais, elas podem contribuir de forma significativa para evitar acidentes e causar danos muitas vezes irreparáveis tanto na parte física quando psicológica de uma pessoa.

Ao contrário das crianças, os adultos queimam-se geralmente com chama de fogo, entretanto, o maior índice de queimaduras em crianças ocorre na cozinha e com derramamento de líquido quente sobre o corpo, como água quente na cozinha, água quente do banho, bebidas superaquecidas ou óleos11. Essas informaçoes vao ao encontro das orientaçoes presentes nos vídeos analisados, uma vez que, das 25 encontradas, 15 sao direcionadas ou mencionam prevençao de acidentes em crianças, principalmente na cozinha.

As queimaduras levam a sérias consequências físicas e psicológicas e em grande parte irreparáveis, e o número alarmante de acidentes com crianças prova que é necessário que se continue investindo em estratégias de prevençao12.

Está em vigor desde 2013 que o álcool líquido com mais de 54º Gay Lussac (46,3 INPM) nao deve ser comercializado no mercado. A justificativa é justamente a reduçao do número de acidentes por queimaduras, cujas crianças sao as maiores vítimas, já que se trata de um líquido altamente inflamável13. Isto representa grande preocupaçao e explica o fato dos vídeos demonstram um número expressivo de citaçoes quanto ao fato.

Nao brincar na cozinha, nao puxar a toalha da mesa, empinar pipas longe da rede elétrica, nao acender fósforo e cuidados com fogueiras e banho quente14 também aparecem na literatura, demonstrando a coerência das informaçoes com as medidas corretas de prevençao.

Ainda, pode-se constatar que há uma grande diferença no número de vezes que alguns cuidados sao citados nos vídeos com relaçao aos outros. Ao contrário dos cuidados com o álcool, citado em 19 vídeos, usar protetor solar foi mencionado apenas em um. Porém, é de extrema importância que esse cuidado seja trabalhado, levando-se em consideraçao que demograficamente o Brasil é um dos países que apresenta uma das maiores áreas intertropicais, tornando-se um dos mais ensolarados do planeta e com elevado número de ocorrência de queimaduras solares de primeiro e segundo grau, e com expressivo número de casos de câncer de pele15.

Estudos mostram que mais de 80% de um grupo de entrevistados acreditam que seus acidentes poderiam ter sido prevenidos se houvessem programas educativos de prevençao, podendo as medidas surgirem de outras pessoas, como dos familiares8.


CONCLUSAO

Por meio desse estudo, foi possível realizar uma síntese do que está sendo publicado no YouTube sobre prevençao de queimaduras.

Pode-se concluir que o sítio de compartilhamento de informaçoes visuais mostra-se presente quando o assunto é prevençao de queimaduras, entretanto, os vídeos apresentam, em sua maioria, medidas educativas pontuais/específicas, necessitando que o conteúdo postado seja ampliado e aborde as diversas formas de prevençao para diferentes agentes etiológicos em cada vídeo, incluindo o cuidado com a pele, tais como o uso de protetor solar e outros cuidados pouco mencionados.

Embora nao possamos intervir nos vídeos já publicados, cabe a nós, profissionais da saúde, continuar investindo em estratégias de prevençao para que a populaçao tenha discernimento entre as medicas erradas e corretas quando falar-se de prevençao de queimaduras.

Ademais, sugere-se ainda a participaçao de entidades oficiais, representativas na área da saúde e experientes na temática, para a produçao de materiais que possam ser divulgados no sítio de compartilhamento do YouTube e em outros meios tecnológicos, abordando a prevençao e os primeiros socorros em queimaduras, que, como sugestao, devem ser avaliados em outros trabalhos.


REFERENCIAS

1. Morais CTQ, Lima JV, Franco SRK. Conceitos sobre internet e web. 1a ed. Porto Alegre: UFRGS; 2012.

2. Levine JR, Young ML. Internet para leigos. 13a ed. Rio de Janeiro: Alta Books; 2013.

3. Sampaio Júnior MR. O YouTube e o novo conceito de publicidade [monografia]. Brasília: Centro Universitário de Brasília, UniCEUB; 2007.

4. World Health Organization. Facts about injuries: burn [Acesso 27 Fev 2015]. Disponível em: www.who.int/mipfiles/2014/burns1.pdf

5. Barreto MGP, Barreto RP. Crianças vítimas de queimaduras. Até quando? Rev. Saúde Criança Adolesc. 2011;3(1):47-51.

6. Sociedade Brasileira de Queimaduras. Conceitos e causas de queimaduras. 2013 [Acesso 7 Fev 2015]. Disponível em: http://sbqueimaduras.org.br/queimaduras-conceito-e-causas/

7. Quadros CI, Quadros Júnior IB. Aspectos comunicacionais da educaçao nas mídias sociais digitais: o caso do YouTube. Açao Midiática. 2013;2(5):1-11.

8. Rossi LA, Ferreira E, Costa ECFB, Bergamasco EC, Camargo C. Prevençao de queimaduras: percepçao de pacientes e de seus familiares. Rev Latino-Am Enfermagem. 2003;11(1):36-42.

9. Tourinho FSV, Medeiros KS, Salvador PTCO, Castro GLT, Santos VEP. Análise de vídeos do YouTube sobre suporte básico de vida e reanimaçao cardiopulmonar. Rev Col Bras Cir. 2012;39(4):335-9.

10. Schneider CK, Caetano L, Ribeiro LOM. Análise de vídeos educacionais no Youtube: caracteres e legibilidade. Novas Tecnol Educ. 2012;10(1):1-11.

11. Vale ECS. Primeiro atendimento em queimaduras: a abordagem do dermatologista. An Bras Dermatol. 2005;80(1):9-19.

12. Machado THS, Lobo JA, Pimentel PCM, Serra MCVS. Estudo epidemiológico das crianças queimadas de 0-15 anos atendidas no Hospital Geral do Andaraí, durante o período de 1997 a 2007. Rev Bras Queimaduras. 2009;8(1):3-9.

13. Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Brasília: Ministério da Saúde [Acesso 2 Mar 2015]. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/busca/!ut
/p/c5/jZDJboNADIafhQeIxqFhKEcyLMMSlhTCckEQAkUQoCVqRzx9QOo1qPbJ-vXZ8odStHSf_zR1_miGPu9QjFKcWT4
1dABecoN3BYxDcKaSRVxtv1_yBGfwomRYaaLL9CDay4yPBAxdcLDguwDuH_0y5_9ze2P-7Nm2itO6
GYvkxUq4tUwa5VlTlPM1H6GjBm-6gN6pJCv-UeLZw8t7aqpRYIIoDkRNghZdO9az4bHcZfe2760mF
x6aPXFX7KvmYlz5CWpYX9gtOGcBjZ0-qY8kdte0r83CRfdKQQ9Hqe9vAmm_4dehwv6HxHobxfGsr
meOeNybe4g!!/?1dmy&urile=wcm%3apath%3a//Anvisa%20Portal/Anvisa/Inicio/Saneantes/Destaqu
es/Restricao%20ao%20alcool%20liquido%20de%20maior%20potencial%20inflamave
l%20esta%20em%20vigor
.

14. Instituto Pró-Queimados. Cartilha com fogo nao se brinca [Acesso 2 Mar 2015]. Disponível em: http://www.proqueimados.com.br/prevencao_manual.asp

15. Brasil. Ministério da Saúde. INMETRO -Informaçao ao consumidor. Protetor solar. 1998 [acesso 6 Fev 2015]. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/protetorSolar.asp










1. Acadêmico de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil
2. Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil
3. Acadêmico de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil
4. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil
5. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pelotas, RS, Brasil

Correspondência:
Paulo Roberto Boeira Fuculo Junior
Universidade Federal de Pelotas
Rua Gomes Carneiro, nº 1; Bairro Porto
96010-610-Pelotas, RS, Brasil
E-mail: paulo.fuculo@hotmail.com

Artigo recebido: 16/7/2014
Artigo aceito: 1/9/2015

Local de realizaçao do trabalho: Local de realizaçao do trabalho: Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

© 2024 Todos os Direitos Reservados