800
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Artigo Original

Características dos pacientes que apresentaram queimadura de face em hospital de referência na região amazônica

Characteristics of patients with facial burns in a reference hospital in the Amazon region

Gabriela Martins de Lima1; Arthur da Silva Medeiros2; Fabiano José da Silva Boulhosa3; Julia de Mello Ramirez Medina4; Kéven Lorena de Paula Gonçalves5; Leonardo Ramos Nicolau da Costa6; Paola Katherine Esteves da Silva7; Patrícia Gazel Picanço7; Rafaela Cordeiro de Macêdo8; Rodrigo Cardoso da Silva9; Tereza Cristina dos Reis Ferreira10

RESUMO

OBJETIVO: Identificar as características dos pacientes que apresentaram queimaduras de face no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
MÉTODO: Estudo de abordagem quantitativa, do tipo observacional, retrospectivo e descritivo. Foram consultados 47 prontuários de internaçoes de agosto de 2010 a maio de 2012 e coletados dados por meio de ficha contendo dados referentes a identificaçao, história da doença, exames complementares e tempo de internaçao. Os dados foram analisados por meio de médias, frequência e tabulaçao das variáveis de interesse.
RESULTADOS: O sexo masculino foi o mais acometido, entre a faixa etária de 18 a 40 anos, sendo que 40,4% apresentaram lesao inalatória e a exposiçao a líquidos inflamáveis como principal agente causador, acarretando em sua maioria lesoes de 2º grau e apenas 32% realizaram broncoscopia. A média de internaçao foi menor que 30 dias, havendo 46 altas e apenas um óbito.
CONCLUSAO: Identificou-se que 51% da amostra sofreu lesao inalatória associada à queimadura de face, sendo os adultos jovens do sexo masculino o grupo mais acometido. Tais dados sao importantes para o conhecimento da comunidade científica e para que sejam difundidos programas de prevençao a grupos de risco para este tipo de lesao, já que esta é a melhor forma de evitar as queimaduras e suas complicaçoes.

Palavras-chave: Queimaduras. Face. Lesão por Inalação de Fumaça.

ABSTRACT

OBJECTIVE: To identify the characteristics of patients with facial burns at the Burns Treatment Center of the Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
METHOD: The study was a quantitative approach, observational, retrospective and descriptive. Analyzed 47 medical records during the period from August 2010 to May 2012. Data were collected related to identification, history of the disease, laboratory tests and length of stay, among others. Data were analyzed using mean, frequency and tabulation of the variables of interest.
RESULTS: Males were the most affected, between the age group of 18 to 40 years, and 40.4% had inhalation injury having as the main causative agent exposure to flammable liquids, resulting mostly injury 2nd degree and only 32% underwent bronchoscopy. The average hospital stay was less than 30 days, with 46 discharge and only one death.
CONCLUSION: These data are important for understanding the scientific community and that prevention programs are broadcast to risk groups for this type of injury, identified as males, aged 18-45 years, mostly suffered second degree injuries, generating an average hospital stay less than 30 days, with only one death.

Keywords: Burns. Face. Smoke Inhalation Injury.

INTRODUÇAO

Queimadura pode ser definida como toda lesao ocasionada por agente térmico, químico, elétrico ou radioativo na pele, que por sua vez pode levar a uma destruiçao parcial ou total da mesma, podendo até atingir tecidos mais profundos, como subcutâneo, músculos, tendao e ossos1.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Queimaduras estima que ocorram em torno de 1.000.000/ano acidentes com queimaduras. Desses, 100.000 pacientes procurarao atendimento hospitalar e cerca de 2.500 poderao vir a falecer, direta ou indiretamente, em decorrência das lesoes. De acordo com o Centro de Tratamento ao Queimado do Rio Grande do Norte, durante os anos de 2005 a 2009, foi registrado um aumento de 47% no número de casos de queimaduras2.

A queimadura é considerada um trauma grave, com repercussoes sociais de saúde pública brasileira e econômica, na qual somente 37% dos pacientes queimados retornam ao trabalho, tendo esta porcentagem direta relaçao com a área total queimada. Desta forma, pode-se afirmar que as queimaduras estao entre as principais causas de morbidade e mortalidade, principalmente quando atingem crianças menores de 5 anos e adultos acima de 65 anos, constituindo um trauma de grande complexidade e de difícil tratamento3-6.

O cuidado do paciente queimado deve ocorrer de forma multidisciplinar, uma vez que a queimadura destaca-se entre as patologias mais incapacitantes, principalmente quando acomete locais como maos e face3-5,7.

Quando a queimadura atinge regioes como a face e o pescoço, a mesma é considerada grave, necessitando de atençao especial, em virtude da facilidade de evoluçao para complicaçoes, tais como: infecçoes, retraçoes cicatriciais importantes e comprometimento das estruturas da face8,9.

Outro agravante da queimadura de face é a inalaçao por fumaça, que pode gerar edema na mucosa traqueobrônquica, manifestada por rouquidao, estridores, dispneia, broncoespasmo e escarro com fuligem, que sao fatores prejudiciais à permeabilidade das vias aéreas, podendo levar à insuficiência respiratória, caracterizando o quadro de lesao inalatória, contribuindo para uma piora no prognóstico e para o aumento da morbidade e mortalidade dos pacientes queimados7.

Atualmente, a lesao inalatória é a principal causa de morte nos pacientes queimados, sendo presente em cerca de 33% dos pacientes que têm queimaduras extensas, com seu risco crescendo progressivamente de acordo com o aumento da superfície corpórea queimada. A presença de lesao inalatória, por si só, aumenta em 20% a mortalidade associada à extensao da queimadura10.

O local de ocorrência e o agente causal sao de extrema relevância para avaliaçao do risco de lesao das vias aéreas. Uma vez suspeitada a lesao inalatória, o paciente deverá ser rigorosamente monitorado e submetido a exames para avaliaçao de vias aéreas superiores e traqueia. Nesses casos, a broncoscopia proporciona um diagnóstico mais preciso, uma vez que alteraçoes anatômicas no trato respiratório sempre precedem as alteraçoes de troca gasosa11,12.

Apesar da gravidade, quando nao associadas a lesao inalatória, as queimaduras de face, em geral, cicatrizam bem. Em lesoes de segundo grau, por exemplo, a cicatrizaçao ocorre em torno de 10 dias, sem deixar sequelas significativas11.

Mesmo sendo clara e estreita a relaçao das queimaduras de face com a lesao inalatória, além do aumento da incidência deste tipo de lesao em centros de tratamento de queimados no país, inclusive no primeiro Centro de Tratamento de Queimados da Regiao Norte, este ainda é um tema pouco explorado no meio científico13.

Sendo assim, evidencia-se a relevância de ser desenvolvido um estudo com esta abordagem, pois além de dar subsídios para futuras pesquisas, o levantamento de dados clínico-epidemiológicos também é importante para a organizaçao de unidades especializadas no tratamento de pacientes portadores de queimaduras, haja vista que existem poucos centros especializados no atendimento de queimados, portanto, muitas das vítimas de queimaduras sao internadas em hospitais que nao estao equipados para atendê-las13.

Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de identificar características dos pacientes com este tipo de lesao, permitindo conhecer informaçoes específicas desta problemática, possibilitando intervençao quanto à mortalidade e as sequelas decorrentes destas lesoes.


MÉTODO

Realizou-se um estudo de abordagem quantitativa, do tipo observacional, retrospectivo e descritivo, no qual foram utilizados como fonte de informaçao para a coleta de dados os prontuários dos pacientes. A pesquisa foi realizada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), situado na regiao metropolitana de Belém, referência em tratamento de queimados na regiao Amazônica.

O estudo recebeu aprovaçao do Comitê de Ética do Centro Universitário do Pará com CAAE 01840612.3.0000.5169, o acesso aos prontuários foi viabilizado pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME) do HMUE e, após assinatura de Termo de Consentimento de Utilizaçao de Dados (TCUD), foram obtidos os registros de todos os pacientes internados no período de agosto de 2010 a maio de 2012.

Foram inclusos pacientes com diagnóstico exclusivo de queimaduras de face, de ambos os sexos, com faixa etária acima de 18 anos. Foram excluídos os pacientes com diagnóstico diferente do preconizado pelos autores da pesquisa, bem como aqueles que apresentassem diagnóstico de queimadura de face associado a outras queimaduras, além dos pacientes com informaçoes incompletas nos prontuários.

No período em questao, foram internados 652 pacientes no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, dos quais foram selecionados apenas 47 prontuários que atendiam aos critérios propostos pelos autores.

Os dados foram registrados em ficha elaborada pelos autores, na qual foram coletadas as variáveis: sexo, faixa etária, agente causal e grau da queimadura, presença de lesao inalatória, realizaçao de broncoscopia, período de hospitalizaçao e desfecho clínico, se alta hospitalar ou óbito.

Após a coleta dos dados, estes foram digitados e tabulados em banco de dados utilizando-se o programa Microsoft Office Excelr2007, sendo a análise estatística feita por meio de médias, frequências e tabulaçao das variáveis de interesse, através das quais foram elaborados os gráficos.


RESULTADOS

De acordo com os dados estudados, obteve-se uma amostra de 47 prontuários, observou-se que 33 eram do sexo masculino, e 14 do sexo feminino (Tabela 1).




Ao analisar as variáveis de agentes causais das queimaduras de face segundo faixa etária (Gráfico 1), observou-se que as lesoes de face foram mais frequentes na faixa etária de 18 a 40 anos, sendo as explosoes por líquido inflamável as que tiveram maior incidência (42,6%), acompanhados de acidentes por explosao de gases (12,8%), chama direta e eletricidade (8,5%). Na faixa etária de 41 a 60 anos, acidentes por explosao de líquido inflamável, foram a principal causa de registro de queimaduras de face (10,6%), seguido de acidentes por explosao de gases (6,4%) e eletricidade (4,3%).


Gráfico 1 - Agente causal das queimaduras de face segundo faixa etária dos casos atendidos no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Ananindeua - Pará. 2012.
Fonte: Pesquisa de campo, 2012.



Já na faixa etária de 61 a 80 anos, as queimaduras de face tiveram sua causa relacionadas igualmente a acidentes decorrentes de explosoes de líquido inflamável e gases (2,1%), nao havendo nenhum registro para as demais causas. Logo, em todas as faixas etárias, o principal motivo de queimadura em face foram acidentes com líquido inflamável, totalizando 55,3% dos casos da amostra.

Quando verificado o grau das queimaduras de face, as queimaduras de 2º grau foram as mais recorrentes, em 38% dos casos. A segunda maior incidência foi de pacientes que apresentaram queimaduras de 1º e 2º graus concomitantes, o que representou 32% da amostra (Gráfico 2).


Gráfico 2 - Grau da queimadura de face no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Ananindeua - Pará.
Fonte: Pesquisa de campo, 2012.


Ao analisar-se a incidência de lesao inalatória em relaçao ao sexo (Gráfico 3), observou-se que a ocorrência de lesao inalatória também foi maior no sexo masculino (40,4%), enquanto que o sexo feminino apresentou somente 10,6% dos casos. A broncoscopia, exame padrao ouro para o diagnóstico de lesao inalatória nos pacientes com queimaduras de face, foi realizada em apenas 32% da amostra (Gráfico 4).


Gráfico 3 - Relaçao sexo x lesao inalatória no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Ananindeua - Pará.
Fonte: Pesquisa de campo, 2012.


Gráfico 4 - Pacientes com queimadura de face que foram submetidos à broncoscopia no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Ananindeua - Pará.
Fonte: Pesquisa de campo, 2012.



Quanto ao tempo de internaçao dos pacientes com queimaduras de face (Gráfico 5), observou-se que 85% destes tiveram tempo de internaçao inferior a 30 dias.


Gráfico 5 - Tempo de permanência dos pacientes que apresentaram queimaduras de face no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Ananindeua - Pará.
Fonte: Pesquisa de campo, 2012.


No que diz respeito à conduta de saída do hospital, houve 32 altas hospitalares (68,1%) correspondentes ao sexo masculino, com apenas um registro de óbito (2,1%); ao passo que, no sexo feminino, houve 14 altas hospitalares (29,8%), sem registro de óbitos (Tabela 2).




DISCUSSAO

Dentre os problemas relacionados à saúde pública, as queimaduras vêm se destacando por estarem entre os traumas mais graves, uma vez que podem resultar em limitaçoes, deformidades, reaçoes psicológicas adversas, levando a repercussoes psicossociais, afetando o paciente e o meio onde vive. A epidemiologia destas lesoes varia de acordo com questoes sociais, circunstâncias individuais e práticas culturais; alguns autores apontam que cerca de 90% dos acidentes envolvendo queimaduras ocorrem em países de baixomédio desenvolvimento, onde os meios essenciais para prevençao e tratamento de tais lesoes sao deficientes4,14-16.

A maioria dos pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, localizado em Ananindeua, regiao metropolitana de Belém (PA) foram do sexo masculino, atribuindo também a este público a maior incidência de queimaduras de face com lesoes inalatórias, achado semelhante a diversos estudos na literatura nacional4,17.

Segundo pesquisa realizada nacionalmente, os homens trabalham em maior quantidade em serviços que exigem esforço físico, estao expostos a maiores riscos de acidentes, como trabalho na rede de eletricidade, manipulaçao de substâncias químicas, combustíveis, acidentes automobilísticos e tráfico de drogas, tornando esta populaçao a de maior risco4.

Neste estudo, foi possível observar que a maior causa de queimaduras de face em ambos os sexos ocorreu por explosao de líquido inflamável, mais frequente na faixa etária de 18 a 40 anos. Outros estudos também destacaram a faixa etária mais atingida como a de 20-39 anos, normalmente composta por populaçao economicamente ativa, ocasionando problemas de ordem econômica e social, uma vez que muitas vezes esses indivíduos sao os responsáveis pela fonte de renda da família4,17,18.

Em muitos casos, as queimaduras provocam sequelas permanentes que podem ser físicas ou psicológicas, transformando-se até em traumas psicológicos ou condiçoes crônicas de saúde, uma vez que, além da própria identidade estar integralmente ligada à aparência facial, várias das nossas funçoes básicas (visao, audiçao, fala, fonaçao, deglutiçao e respiraçao) podem ser comprometidas por cicatrizes ocasionadas por queimaduras4,18.

O álcool foi identificado como o principal agente causador das queimaduras; estudos com achados semelhantes atribuem esses acidentes ao uso indiscriminado deste produto, principalmente nos domicílios, pelo fácil acesso da populaçao em adquiri-lo e desconhecimento dos riscos de acidentes17,19.

Tal predomínio na regiao Norte acontece em virtude da larga utilizaçao de substâncias inflamáveis como álcool, gasolina, diesel e querosene, em lamparina e lampioes, sobretudo em municípios do interior, onde a inexistência ou interrupçao de energia elétrica comumente se faz presente, oferecendo risco iminente aos indivíduos, especialmente os homens, os principais encarregados desta açao. Desta forma, destaca-se a importância da educaçao em saúde, em que os profissionais de saúde realizem orientaçoes aos pacientes, familiares e sociedade em geral sobre os perigos e cuidados que se deve ter ao utilizar a combinaçao líquido inflamável e fogo17.

Em relaçao à profundidade das lesoes de queimadura em face, em estudos anteriores a queimadura de 3º grau foi a de maior prevalência, em virtude de estar associada à explosao de líquidos inflamáveis, fato que acarreta lesao tecidual profunda. Nesta pesquisa, entretanto, o grau mais prevalente das queimaduras foi o 2º, achado semelhante a um estudo epidemiológico realizado em Sergipe, onde estiveram presentes em 83,86%. Entretanto, sabe-se que alguns serviços apresentam dificuldades no registro de dados precisos a respeito da profundidade das lesoes, pelo fato de alguns profissionais registrarem apenas as queimaduras de maior profundidade, quando existem graus diferentes de lesoes em um mesmo paciente14,17,20.

Apesar da broncoscopia ser o exame padrao-ouro para o diagnóstico de lesao inalatória, e vários autores demonstrarem a importância da indicaçao do exame de maneira precoce nestes pacientes, apenas 32% da amostra realizaram o exame, sendo a maioria (64%) nao submetida ao mesmo, resultado semelhante ao estudo realizado acerca do lavado broncoalveolar em vítimas de queimaduras faciais graves, no qual foram inclusas 78 vítimas de queimaduras que apresentavam sinais de lesao de face e possível lesao por inalaçao de fumaça, porém, apenas 18 foram submetidos à broncoscopia12,21.

Levando em consideraçao o tempo de internaçao e o número de óbitos, nao houve lesoes inalatórias graves, haja vista que a média de internaçao foi menor que 30 dias, sendo esse valor próximo ao encontrado por outros autores. Em outras pesquisas que apresentaram uma casuística maior, observou-se que o tempo de permanência nos serviços de tratamento de queimados foi prolongado11,12. Em relaçao ao número de óbitos, em nosso estudo foi observado apenas 1 óbito, o que representou 2,1% da amostra; ao passo que em estudo que analisou o lavado broncoalveolar de pacientes com queimadura de face em dois centros de tratamento de queimados do município do Rio de Janeiro, o desfecho óbito representou um total de 8,97% da amostra, o que pode ser explicado pelo fato de que nesse estudo foram inclusos apenas queimaduras de face consideradas graves, enquanto em nosso estudo foram recrutados pacientes com diagnóstico de queimadura de face4,21-23.

A eficiência do atendimento, somada à sistematizaçao do atendimento com base em protocolos clínicos, que estao sob supervisao contínua, contribui para que se exista um menor tempo de internaçao, bem como menores taxas de mortalidade, como encontrado nesta investigaçao.


CONCLUSAO

Os casos de queimaduras de face seguem o perfil descrito na literatura nacional, com algumas divergências devido às peculiaridades da regiao amazônica, tendo como principal alvo os indivíduos do sexo masculino, na faixa etária de 18 a 40 anos, sendo os principais agentes etiológicos o líquido inflamável, seguido em menor proporçao das queimaduras por descarga elétrica. As queimaduras de 2º grau foram as mais frequentes e a lesao inalatória foi observada em 51% da amostra; na qual apenas 1 paciente foi a óbito.

Tais dados sao importantes para o conhecimento da comunidade científica e apontam a necessidade de que sejam difundidas estratégias de prevençao e promoçao de saúde, nao esquecendo também da atençao secundária e terciária à saúde, para que sejam incrementadas estratégias de intervençao, principalmente no que concerne à fisioterapia respiratória, uma vez que esta atua diretamente no cuidado aos pacientes criticamente enfermos e portadores de lesao pulmonar induzida pela inalaçao de fumaça.


REFERENCIAS

1. Prestes AM, Lopes Júnior SLC. Gravidade da lesao e indicadores para a internaçao hospitalar. In: Lima Junior EMN, Novaes FN, Piccolo N, Serra MCVF, eds. Tratado de queimaduras no paciente agudo. Sao Paulo: Atheneu; 2008. p.49-52.

2. Lira RA, Silva VTBL, Soanégenes M. Intervençao terapêutica ocupacional a paciente vítima de queimadura elétrica na fase aguda. Rev Bras Queimaduras. 2013;12(1):37-41.

3. Lee YS, Lee SH, Kim WY, Kim JH, Park YC. Anesthetic management of a patient with nitric acid inhalation injury for extracorporeal membrane oxygenation. Korean J Anesthesiol. 2012;62(2):194-5.

4. Lacerda LA, Carneiro AC, Oliveira AF, Gragnani A, Ferreira LM. Estudo epidemiológico da Unidade de Tratamento de Queimaduras da Universidade Federal de Sao Paulo. Rev Bras Queimaduras. 2010;9(3):82-8.

5. Vale ECS. Primeiro atendimento em queimaduras: a abordagem do dermatologista. An Bras Dermatol. 2005;80(1):9-19.

6. Lima OS, Limaverde FS, Lima Filho OS. Queimados: alteraçoes metabólicas, fisiopatologia, classificaçao e interseçoes com o tempo de jejum. In: Cavalcanti IL, Cantinho FAF, Assad A. Medicina Perioperatória. Rio de Janeiro: Sociedade de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro; 2006. p.1356.

7. Rezegue V, Rodrigues V, Shurama B. Prevalência de insuficiência respiratória em pacientes vítimas de queimaduras de face internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência [Trabalho de conclusao de curso]. Belém: Universidade da Amazônia: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde: Curso de Fisioterapia; 2008. p.48.

8. Freitas LV, Souza LMB. A fonoaudiologia nas queimaduras de face e pescoço. Rev Bras Prom Saúde. 2001;18(2):105-9.

9. Corrêa MPD, Dornelas MT, Dornelas MC, Aquino Filho M. Queimaduras em áreas especiais. In: Lima Júnior EML, Novaes FN, Piccolo N, Serra MCVF. Tratado de queimaduras no paciente agudo. Sao Paulo: Atheneu; 2008. p.465-76.

10. Souza R, Jardim C, Salge JM, Carvalho CRR. Lesao por inalaçao de fumaça. J Bras Pneumol. 2004;30(6):557-65.

11. Dornelas MT, Ferreira APR, Cazarim DB. Tratamento das queimaduras em áreas especiais. HU Rev. 2009;35(2):119-26.

12. Spinelli J, Rezegue L, Fiorin R, Bragança KR. Lesao inalatória grave: tratamento precoce e reversao do quadro. Relato de caso e revisao de literatura. Rev Bras Queimaduras. 2010;9(1):31-4.

13. Rossi LA, Barruffini RCP, Garcia TR, Chianca TCM. Queimaduras: características dos casos tratados em um hospital escola em Ribeirao Preto (SP), Brasil. Rev Panam Salud Publica. 1998;4(6):401-4.

14. Silva KP, Caparróz MR, Torquato JA. Prevalência de complicaçoes respiratórias em pacientes com queimaduras internados num hospital público estadual de Sao Paulo, Rev Bras Queimaduras. 2010;9(4):130-5.

15. Júnior GFP, Vieira ACP, Alves GMG. Avaliaçao da qualidade de vida de indivíduos queimados pós alta hospitalar. Rev Bras Queimaduras. 2010;9(4):140-5.

16. Al Ibran E, Mirza FH, Memon AA, Farooq MZ, Hassan M. Mortality associated with burn injury - a cross sectional study from Karachi, Pakistan. BMC Res Notes. 2013;6:545.

17. Camuci MB, Martins JT, Cardeli AAM, Robazzi MLCC. Caracterizaçao epidemiológica de pacientes adultos internados em uma unidade de terapia intensiva de queimados. Cogitare Enferm. 2014;19(1):78-83.

18. Johnson BW, Madson AQ, Bong-Thakur S, Tucker D, Hale RG, Chan RK. Combat-related facial burns: analysis of strategic pitfalls. J Oral Maxillofac Surg. 2015;73(1):106-11.

19. Lima LS, Araújo MAR, Cavendish TA, Assis EM, Aguiar G. Perfil epidemiológico e antropométrico de pacientes internados em uma unidade de tratamento de queimados em Brasília, Distrito Federal. Com Ciênc Saúde. 2010;21(4):301-8.

20. Reis IF, Moreira CA, Costa ACSM. Estudo epidemiológico de pacientes internados na unidade de tratamento de queimados do hospital de urgência de Sergipe. Rev Bras Queimaduras. 2011;10(4):114-8.

21. Rabello E, Batista VF, Lago PM, Alvares RAG, Martinusso CA, Silva JRL. Análise do lavado broncoalveolar em vítimas de queimaduras faciais graves. J Bras Pneumol. 2009;35(4):343-50.

22. Celko AM, Grivna M, Dánová J, Barss P. Severe childhood burns in the Czech Republic: risk factors and prevention. Bull World Health Organ. 2009;87(5):374-81.

23. Guo F, Chen XL, Wang YJ, Wang F, Chen XY, Sun YX. Management of burns of over 80% of total body surface area: a comparative study. Burns. 2009;35(2):210-4.










1. Mestranda, coordenadora do serviço de Reabilitaçao do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Belém, PA, Brasil
2. Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário do Pará, Belém, PA, Brasil
3. Mestrando, preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Urgência e Emergência no Trauma - Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
4. Pós-graduada pelo Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Belém, PA, Brasil
5. Especialista, preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Urgência e Emergência no Trauma - Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
6. Mestre, coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Urgência e Emergência no Trauma - Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
7. Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Urgência e Emergência no Trauma- Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
8. Mestranda, preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Urgência e Emergência no Trauma - Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
9. Especialista, fisioterapeuta do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Belém, PA, Brasil
10. Doutoranda em Ciências da Reabilitaçao (UNINOVE), Mestre em Saúde, Sociedade e endemias na Amazônia (UFAM), Docente do Centro Universitário do Pará e da Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil

Correspondência:
Gabriela Martins de Lima
Tv. Vileta, 685/apto.306; Pedreira
Belém, PA, Brasil - CEP: 66085-710
E-mail: gabimlima@gmail.com

Artigo recebido: 2/6/2015
Artigo aceito: 7/8/2015

Local de realizaçao do trabalho: Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência - HMUE, Ananindeua, PA, Brasil. Nao houve fontes de financiamento ou potenciais conflitos de interesse.

Resumo apresentado como pôster no VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, Florianópolis (SC), 2012.

© 2024 Todos os Direitos Reservados