Resumo
OBJETIVO: Caracterizar na literatura científica a assistência de enfermagem prestada aos suicidas vítimas de queimaduras térmicas por fogo.
MÉTODO: Revisao integrativa a partir dos descritores: "tentativa de suicídio", "fogo", "queimaduras" e "enfermagem" nas bases de dados Lilacs e Scielo. Foram incluídos artigos disponíveis na íntegra em português e espanhol, publicados entre 2006 e 2015. A amostra constituiu-se de 12 publicaçoes.
RESULTADOS: O cuidado de saúde ao indivíduo queimado é similar ao prestado em unidades de terapia intensiva. Exige do profissional conhecimento, compromisso e atuaçao multiprofissional livre de preconceito, além da valorizaçao do apoio familiar. A assistência tem por finalidade a diminuiçao de riscos e complicaçoes, contribuindo efetivamente no seu processo de cura e reabilitaçao. As relaçoes interpessoais sao difíceis, a carga horária é extensa, a assistência é complexa e leva à necessidade de estratégias de gestao para promover a qualidade de vida do profissional e uma assistência mais qualificada ao indivíduo.
CONCLUSAO: A complexidade assistencial às vítimas requer profissionais preparados e capacitados para atuar de forma eficaz, resolutiva, humanizada e integral. Quebrar tabus construídos ao longo da história humana, considerando a motivaçao para o autoextermínio, é produzir uma assistência livre de julgamentos e baseada em evidências e na sistematizaçao dos cuidados.
Palavras-chave: Enfermagem. Tentativa de suicídio. Fogo. Queimaduras.