Resumo
INTRODUÇAO: Queimaduras sao um problema de saúde significativo no Brasil. Atualmente, existem poucos estudos disponíveis para justificar a importância da reabilitaçao terapêutica ocupacional em pacientes queimados na fase aguda. O objetivo deste estudo é relatar a importância da terapia ocupacional em pacientes vítimas de queimadura elétrica na fase aguda.
MÉTODO: Estudo descritivo desenvolvido no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel da cidade de Natal/RN, durante o período de março de 2008 a maio de 2009, com pacientes acometidos de queimadura elétrica na fase aguda.
RESULTADOS: Observou-se o predomínio de pessoas do sexo masculino acometidos por queimadura elétrica na fase aguda, idade variável de 4 a 53 anos (57% adultos e 43% crianças).
CONCLUSAO: Os pacientes obtiveram evoluçao satisfatória no âmbito biopsicossocial, sendo notória a eficácia das atividades terapêuticas ocupacionais, com maior participaçao dos pacientes como sujeito ativo nas atividades de vida diária, favorecendo autonomia e independência funcional.
Palavras-chave: Queimaduras elétricas. Assistência centrada no paciente. Terapia ocupacional.