Resumo
INTRODUÇAO: Queimaduras em crianças sao uma das causas mais frequentes de internaçao e de mortalidade por fatores externos no Brasil. Crianças com mais de 30% de Superfície Corporal Queimada (SCQ) evoluem com hiperglicemia pós-traumática e resistência aos efeitos da insulina, situaçao que prejudica a funçao imune, aumenta o risco de infecçao, compromete a cicatrizaçao e aumenta a mortalidade. O controle da hiperglicemia, com o uso da insulinoterapia, já na assistência intensiva, diminui a morbidade e mortalidade e aumenta a sensibilidade à insulina.
OBJETIVO: Identificar a alteraçao da sensibilidade à insulina em crianças queimadas.
MÉTODO: Revisao Sistemática, realizada busca na base de dados Pubmed referente aos anos de 2009 a 2013.
RESULTADOS: Os estudos mostraram que a queimadura, nas crianças com mais de 30% de SCQ, está relacionada à hiperglicemia, aumento de catecolaminas plasmáticas, fatores inflamatórios, aumento da incidência de sepse e mortalidade. A resistência à insulina está relacionada à hiperglicemia, à via inflamatória, aos ácidos graxos livres, ao stress do retículo endoplasmático e à diminuiçao da oxidaçao mitocondrial. A insulinoterapia intensiva diminuiu a morbidade e a mortalidade dos pacientes. Crianças permaneceram com resistência à insulina por até três anos pós-injúria.
CONCLUSAO: A persistência da hiperglicemia pós-traumática e dos fatores inflamatórios, bem como o estresse do retículo endoplasmático e a diminuiçao da oxidaçao mitocondrial na criança queimada, contribuem para a resistência à insulina em até três anos após a injúria. O manejo da hiperglicemia no paciente crítico com o uso da insulinoterapia intensiva diminuiu a morbidade e a mortalidade nos estudos analisados, inclusive contribuindo para o aumento da sensibilidade à insulina e consequente diminuiçao de sua resistência. Observou-se que a meta de 130 mg/dl na criança grave é recomendável, com indicaçoes de controle rigoroso da glicemia para evitar-se episódios hipoglicêmicos. A necessidade aumentada de vitamina A nessas crianças, bem como o maior risco de desenvolverem diabetes mellitus 2, sao temas que necessitam de novos estudos para maiores esclarecimentos.
Palavras-chave: Queimaduras. Insulina. Criança.