Resumo
OBJETIVO: A queimadura por álcool representa um grave problema de saúde pública devido a sua alta prevalência na nossa sociedade, gerando altos custos e sequelas irreversíveis. Medidas preventivas sao necessárias para reduzir o impacto que esse tipo de queimadura acarreta, contudo o conhecimento do perfil epidemiológico desse tipo de queimadura é importante para a adequada elaboraçao dessas medidas. O estudo apresenta como objetivo demonstrar o perfil epidemiológico das internaçoes por queimadura por álcool durante um período de 10 anos.
MÉTODO: Foram analisados os dados dos pacientes internados durante o ano de 2001 até 2011.
RESULTADOS: Observou-se alta prevalência da queimadura por álcool durante o período, com acometimento de indivíduos mais jovens. Nao foi evidenciada mudança no número de casos por anos durante esse período e obtiveram-se índices elevados de óbitos por esse tipo de queimadura. Os pacientes que receberam o primeiro atendimento em serviço especializado de queimadura foram os que tiveram maior sobrevida.
CONCLUSOES: O álcool, atualmente, é um dos principais causadores de queimaduras na nossa sociedade, provocando morbidades e mortalidades. Medidas preventivas, educacionais e legislativas sao necessárias para conseguir uma mudança no cenário atual. Estudos epidemiológicos sao importantes, pois oferecem um panorama desse tipo de injúria, direcionando as medidas preventivas.
Palavras-chave: Álcool etílico. Queimaduras. Unidades de queimados. Epidemiologia