Resumo
OBJETIVO: Compreender o cuidado de enfermagem na reabilitação de pacientes queimados a partir da percepção dos enfermeiros e pacientes atendidos em dois centros especializados em queimaduras.
MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva desenvolvida a partir de abordagem qualitativa, conduzida de acordo com a guideline internacional para pesquisas qualitativas COREQ (Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research - Critérios Consolidados para Relato de Pesquisa Qualitativa, em português), obedecendo aos 32 itens estabelecidos pelo checklist. Foram entrevistados 18 indivíduos, sendo dez profissionais enfermeiros e oito pacientes usuários do centro de tratamento de queimados. A organização de dados se deu a partir da técnica de análise de conteúdo segundo Bardin.
RESULTADOS: Foi evidenciado que a atuação do enfermeiro frente a vítimas de queimaduras compartilha discursos muito semelhantes no que tange à preocupação da prática da assistência de qualidade. Assim, tanto na perspectiva do usuário quanto na perspectiva do enfermeiro, as estratégias do serviço ocorrem de forma satisfatória, como por exemplo a prática do olhar amplo, a responsabilidade para com o paciente e o empenho na assistência técnica de forma correta.
CONCLUSÕES: A assistência de enfermagem frente a vítimas de queimaduras apresenta percepções de relevância positivas tanto pelos profissionais quanto para os pacientes. Em contrapartida, evidenciou-se que as necessidades dos pacientes não são atendidas em sua totalidade.
Palavras-chave: Queimaduras. Enfermagem. Assistência à Saúde. Unidades de Queimados.