Resumo
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi compreender e analisar o significado de reabilitaçao, a partir da perspectiva de uma mulher que sofreu queimaduras e múltiplas perdas.
MÉTODO: Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e observaçoes diretas realizadas na casa da participante. Foi solicitado que ela narrasse a sua trajetória após a queimadura e falasse sobre o significado de reabilitaçao.
RESULTADOS: Ela descreveu a dor e a solidao durante o processo de hospitalizaçao e após a alta. A narrativa mostra o sofrimento e a insegurança em razao da falta de recursos financeiros, de apoio dos familiares, da perda do marido, que faleceu no mesmo acidente, e da ameaça de perder os filhos. Ao longo da trajetória após o acidente, identificaram-se sua tolerância e persistência para superar a vivência do sofrimento, e os recursos de apoio utilizados nesse processo; além do significado de se sentir reabilitada: recuperar a capacidade de cuidar de si e dos filhos e o trabalho.
CONCLUSOES: A queimadura grave provoca uma ruptura, vivenciada com intenso sofrimento, sendo que essa experiência ocorre em um contexto de mudanças envolvendo todo o contexto de vida da pessoa: pessoal, social e profissional, como relatado neste estudo de caso.
Palavras-chave: Estresse Psicológico. Dor. Queimaduras. Reabilitação.