Resumo
OBJETIVO: Avaliar a prevalência de sequelas físico-funcionais (retração com limitação e/ou redução de amplitude de movimento) causada por queimadura e os fatores que estão relacionados às mesmas, em homens, mulheres, crianças e adolescentes.
MÉTODO: Estudo observacional de corte transversal e análise quantitativa, realizado no setor de fisioterapia do ambulatório de retorno dos queimados de um hospital de referência em Belo Horizonte-MG.
RESULTADOS: Foram incluídos 96 indivíduos, sendo 34 (35,41%) do sexo feminino e 62 (64,58%) do sexo masculino. Em relação aos agentes causais, a maioria (44, 45,83%) foi por líquidos aquecidos. A prevalência de sequela funcional foi de 22%, cicatriz hipertrófica 58%, queloide 6%, hipercromia 41% e hipocromia com 28%.
CONCLUSÕES: Entendemos que 22% de sequela funcional seja um número pequeno, uma vez que mais de 70% da amostra não apresentou prejuízo em suas funções, desenvolvendo apenas sequela não funcional. Verificou-se que a porcentagem da superfície corporal queimada, tempo de internação, número de cirurgias realizadas e problemas em adesão ao tratamento foram os marcadores importantes relacionados ao surgimento dessas sequelas.
Palavras-chave: Queimaduras. Contraturas. Epidemiologia. Estatísticas de Sequelas e Incapacidade.