Resumo
INTRODUÇAO: Em crianças, as queimaduras sao lesoes frequentes causadas pelo contato e/ou exposiçao a substâncias aquecidas como gases, sólidos e líquidos, injúria por eletricidade, lesao por agentes químicos ou radiaçao. A ruptura da integridade da pele pode resultar em uma cascata de eventos que culmina na deposiçao de matriz rica em colágeno, ou seja, a sequela.
OBJETIVO: Identificar os fatores associados a sequelas físicas em crianças queimadas atendidas no Hospital Infantil Joana de Gusmao.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de delineamento transversal analítico. A coleta de dados foi obtida por meio do preenchimento de uma planilha desenvolvida pela pesquisadora. Foram avaliados 186 prontuários. A análise foi feita posteriormente pelo programa software SPSS 16.0 e utilizou-se o teste do qui-quadrado (Χ2) ou prova exata de Fisher para os resultados, o nível de significância estabelecido foi de p<0,05.
RESULTADOS: Da amostra obtida, 56% dos pacientes eram pré-escolares e 58,07% do sexo masculino. O líquido escaldado contribuiu para 64% dos casos e o álcool 27%. Pacientes com queimaduras em áreas especiais representaram 61% das vítimas e a maioria (48,92%) dos pacientes tiveram até 10% da SCQ. Dos 186 prontuários analisados, 38% cursaram com lesao de 3ºgrau e 39% com cicatrizaçao patológica. O antibiótico foi prescrito para 59% dos pacientes e o encaminhamento para outros especialistas foi necessário em 26% dos casos.
CONCLUSAO: Fatores como a área corporal queimada, a profundidade da lesao, o uso de malha compressiva, a prescriçao de antibióticos e o tipo de alta estao, de forma estatisticamente significativa, associados ao desenvolvimento de sequelas físicas.
Palavras-chave: Queimaduras. Fatores de Risco. Criança.