Resumo
OBJETIVO: O presente estudo objetiva uma revisao de literatura detalhada a respeito da difícil escolha da melhor cobertura do paciente acometido por queimaduras.
MÉTODO: A análise foi realizada por meio de pesquisa de literatura on-line em periódicos nacionais e internacionais relacionados com o tema. Tratase de uma revisao integrativa da literatura, na qual a coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2016 a agosto de 2017. As bases de dados utilizadas foram: MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), por meio de busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foi estabelecido o recorte do tempo para inclusao de publicaçoes de 2006 a 2017.
RESULTADOS: Existem vários tipos de coberturas indicadas no tratamento da queimadura. A prata é o tratamento padrao. Nos dias atuais, diante das várias opçoes e inovaçoes, tem-se utilizado prata mais associaçoes, devido à eficácia e melhor custo-benefício.
CONCLUSAO: É necessário conhecimento específico do dermatoterapeuta para que o tratamento ao paciente queimado tenha êxito. É preciso treinar enfermeiros para oferecer o suporte necessário a esses pacientes, atendendo-os de forma ímpar, com estudo específico de cada caso. Sugere-se a prata com associaçoes para o tratamento da queimadura. A literatura sobre esse tema é escassa. Sendo assim, o surgimento de novas terapias mais eficazes ainda é esperado.
Palavras-chave: Queimaduras. Cuidados de Enfermagem. Bandagens. Proteínas de Prata.