Resumo
OBJETIVO: Analisar as evidências científicas sobre o ensino de queimaduras nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina da Iberoamérica.
MÉTODO: Revisão integrativa que utilizou as bases de dados: PubMed, CINAHL, LILACS, Scopus, Web of Science e Embase, além de busca manual no Google Acadêmico® e em revistas científicas nacionais e internacionais. Foram critérios de inclusão estudos primários publicados em inglês, português ou espanhol entre janeiro de 2014 a dezembro de 2023. Utilizou-se análise indutiva para interpretação dos dados.
RESULTADOS: 2595 referências foram identificadas, sendo incluídos dois artigos pela busca nas bases de dados e mais outros seis pela busca manual, totalizando oito estudos. Duas categorias foram elaboradas a partir da leitura dos artigos. Evidenciou-se que existem lacunas no ensino de queimaduras nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina identificados, fazendo com que estudantes recorram a cursos extracurriculares como complemento à formação acadêmica. Graduandos que tiveram contato prático em Unidades de Tratamento de Queimaduras ou centros de simulação obtiveram melhores resultados nas pesquisas realizadas. Apesar dos estudos abordarem a importância da temática, reforçam que existem problemas de recursos para implementação de melhorias.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A maioria dos estudos apontou que existem lacunas na grade curricular dos cursos e nas atividades práticas dos estudantes durante o estágio supervisionado. É necessário aprimoramento dos conteúdos ministrados e delimitação precisa sobre campos de estágio e cenários simulados para que o ensino de queimaduras nos cursos de graduação seja fortalecido.
Palavras-chave: Queimaduras. Ensino. Enfermagem. Medicina. Universidades.