Resumo
INTRODUÇAO: No adolescente, a queimadura pode impactar negativamente nas alteraçoes fisiológicas e psíquicas próprias da idade, gerando repercussoes físicas, emocionais e sociais que o afetarao ao longo da vida. Para mensurar as consequências da queimadura na vida do adolescente, há a necessidade da avaliaçao do estado de saúde.
OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado de saúde do adolescente vítima de queimadura em processo de reabilitaçao.
MÉTODO: Foi realizado estudo transversal com 63 adolescentes vítimas de queimadura acompanhados pelo Ambulatório de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo. Aplicados o Instrumento Sócio-demográfico e Clínico e a Burn Specific Health Scale - Revised (BSHS-R). Para a realizaçao das análises, foi utilizada estatística descritiva e a ANOVA e avaliaçao de confiabilidade (Cronbach-α).
RESULTADOS: A análise descritiva demonstrou que, na BSHS-R, os domínios mais afetados foram sensibilidade térmica, afeto/imagem corporal e regime terapêutico, nao havendo diferença estatística entre eles.
CONCLUSAO: Os resultados obtidos comprovam a confiabilidade do instrumento aplicado, possibilitando a avaliaçao do estado de saúde dos adolescentes durante o processo de reabilitaçao.
Palavras-chave: Queimaduras.Reabilitação.Qualidadedevida.Adolescente.