Resumo
OBJETIVO: Analisar as características de pacientes queimados devido ao uso de substâncias nao industriais para bronzeamento.
MÉTODOS: Estudo de abordagem quantitativa, do tipo descritivo e retrospectivo. Dados foram coletados a partir de registro de internaçao do Hospital Federal do Andaraí. Fizeram parte da amostra pacientes com queimaduras causadas por substâncias caseiras de bronzeamento, no período de 2010 a 2016. Foram analisadas as variáveis: agente causal, o ano e o mês em que a admissao ocorreu, faixa etária, sexo, porcentagem da superfície corporal queimada e grau de mortalidade dos pacientes internados nas condiçoes descritas. Os dados foram comparados com o uso do software Microsoft Excel.
RESULTADOS: Foi obtido n=11. O único agente responsável pelas queimaduras foi o chá de folha de figo (Ficus carica) (100%). A maioria dos atendimentos ocorreu nos meses de dezembro (27,2%) e fevereiro (27,2%), em pacientes do sexo feminino (100%), com idade média de 20,63 anos. A porcentagem da superfície corporal queimada foi em média de 26,2%. A taxa de mortalidade foi de 0%.
CONCLUSAO: Notou-se que mulheres jovens sao as mais expostas aos riscos de queimaduras por substâncias nao industriais, sendo o chá de folha de figo a causa mais frequente de internaçao por esse tipo de queimadura e o verao a estaçao de maior prevalência. Desta forma, sugere-se campanhas informativas que sejam capazes de sensibilizar a populaçao quanto ao risco do uso das substâncias discutidas e instruí-la quanto à prevençao das queimaduras por elas provocadas.
Palavras-chave: Queimaduras/Epidemiologia. Queimaduras/Prevenção & Controle. Bronzeadores. Medicina Popular.