Resumo
OBJETIVO: Caracterizar o perfil epidemiológico dos pacientes internados em um Hospital Universitário do Estado do Paraná, vítimas de queimaduras causadas por agentes inflamáveis.
MÉTODOS: Estudo quantitativo descritivo, desenvolvido com 32 pacientes, sendo 25 (78%) do sexo masculino e sete (22%) do sexo feminino, internados no Hospital Universitário, no período de julho a setembro de 2012. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicaçao de um questionário estruturado pelas autoras do projeto.
RESULTADOS: O perfil epidemiológico do paciente internado queimado por agente inflamável compreende um indivíduo do sexo masculino, adulto jovem, com baixo nível de escolaridade e renda familiar mensal com rendimentos de 1 a 2 salários mínimos. O agente causal mais frequente foi o álcool na forma líquida, seguido de gasolina e demais agentes inflamáveis. O ambiente doméstico foi o local de acidente mais prevalente (50% dos casos), seguido do ambiente de trabalho (31%), rua (13%) e em ambiente de lazer (6%). A pesquisa demonstrou que estes indivíduos, em sua maioria, nao tiveram acesso às campanhas de prevençao.
CONCLUSAO: A queimadura causada por agente inflamável é um acidente grave e frequente, tanto no ambiente domiciliar como em ambiente de trabalho. Faz-se necessário haver a criaçao de novas campanhas e estratégias que visem prevenir esse tipo de acidente, diminuindo sua frequência na comunidade, com ênfase na populaçao de risco.
Palavras-chave: Queimaduras. Queimadura/Prevenção & Controle. Enfermagem. Epidemiologia.