Resumo
INTRODUÇAO: As lesoes por queimaduras sao a quarta causa mais comum de trauma no mundo. Queimaduras resultam em lesoes significativas, com complicaçoes tanto físicas quanto psíquicas, as quais exigem tratamento global, focado na prevençao em longo prazo de problemas como cicatrizes, contraturas e outros, que limitam a funçao física.
OBJETIVO: Descrever caso de reconstruçao cervical em sequela pós-queimadura utilizando matriz dérmica e terapia de pressao negativa associada.
RELATO DE CASO: Paciente S.A.M., vítima de queimadura por álcool há cerca de um ano por tentativa de suicídio. Queixa de dor crônica, área de cicatriz hipertrófica em regiao de tronco e dorso superior com restriçao de movimentos do pescoço e deformidade em face impedindo a oclusao total da boca. Paciente foi internada no Hospital Regional Sao José, SC, para tratamento cirúrgico com ressecçao completa de cicatriz na regiao cervical e miotomia bilateral do músculo platisma, bem como enxerto de matriz dérmica e uso de terapia de pressao negativa associada em primeiro tempo. Em segundo tempo, foi realizado enxerto de pele e terapia de pressao negativa associada novamente. Paciente evoluiu com alívio da dor, recuperaçao funcional da amplitude de movimento da regiao cervical e oclusao total da boca.
Palavras-chave: Queimaduras. Cicatriz hipertrófica. Curativos Biológicos.