Resumo
OBJETIVO: Mapear na literatura evidências sobre aplicativos para educação em saúde sobre o manejo das queimaduras.
MÉTODO: Revisão de escopo baseada nas recomendações do JBI. A busca foi realizada em fevereiro de 2023 nas bases de dados MEDLINE via PubMed, LILACS, Web of Science, Scopus, CINAHL, Embase e literatura cinzenta, com os descritores burns, burn patients, education, health education, mobile applications e smartphone.
RESULTADOS: A busca resultou em 341 estudos, sendo selecionados para a amostra final oito. Os Estados Unidos publicaram 3 (37,5%), Brasil, Inglaterra, Austrália, Irã e Taiwan um cada (12,5%). O desenvolvimento dos aplicativos foi direcionado para profissionais de saúde (25%), pacientes e cuidadores (50%) e população em geral (25%), abordando: primeiros socorros em queimadura; cuidados com a lesão e cuidados gerais pós-alta hospitalar; treinamento de definição de superfície corporal queimada e auxílio na tomada de decisão para cuidado tópico com queimaduras.
CONCLUSÕES: O uso de tecnologias na área de educação em saúde é um campo em crescimento e a construção de material sobre cuidados na ocorrência de queimaduras pode ser benéfica para diminuir a inconsistência de informações, favorecendo o manejo adequado.
Palavras-chave: Queimaduras. Educação em Saúde. Tecnologia da Informação. Aplicativos Móveis.