Resumo
OBJETIVO: O objetivo deste estudo é verificar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no Pronto Socorro de Queimaduras de Goiânia no mês de agosto de 2013, identificando fatores que podem contribuir para elaboraçao de açoes preventivas de queimaduras.
MÉTODO: Estudo transversal analítico, realizado no mês de agosto de 2013, no Pronto Socorro de Queimaduras de Goiânia, na ala de fisioterapia, ambulatório e internaçao. Os dados foram coletados em dois dias, 23 e 26 de agosto de 2013, por meio de um questionário elaborado pelas pesquisadoras, onde continha questoes de aspecto social, mecanismo de lesao, profundidade e extensao da queimadura. A amostra foi composta por 34 indivíduos que foram convidados verbalmente a participar da pesquisa. Desses indivíduos, dois nao aceitaram participar e um nao apresentava queimadura. Foram incluídas vítimas de queimaduras atendidas no Pronto Socorro de Queimaduras de Goiânia, sendo pacientes da ala de fisioterapia, ambulatório e internaçao. Pacientes que nao apresentavam queimaduras foram excluídos da pesquisa.
RESULTADOS: Foram questionados 31 indivíduos, com idades entre um e 83 anos, com média de 30 anos, predominantemente do sexo masculino (58%), solteiro (58%), com ensino fundamental incompleto (39%), residente no interior do Estado de Goiás e de outros Estados (58%) e que nao assistiram palestras de prevençao sobre queimaduras (74%). Quanto à classificaçao, a mais frequente foi a de 3º grau com 61% dos casos, a de 2º grau obteve 13% e a de 1º grau 7%, 19% dos pacientes tiveram queimaduras com mais de uma classificaçao. A residência foi o local que ocorreu a maior parte dos acidentes (45%), seguido de acidentes de trânsito (39%), no trabalho (10%), no lazer (3%) e outro (3%).
CONCLUSAO: O estudo observou que os acidentes ocorrem habitualmente ambientes domésticos, por isso é necessário preconizar a segurança domiciliar. É preciso o desenvolvimento de programas educacionais preventivos de queimaduras com informaçoes para crianças e adultos na busca de minimizar os acidentes de queimaduras por descuido e falta de informaçoes. As cidades do interior também devem ser alvo das campanhas preventivas, pois observamos em nosso estudo prevalência de indivíduos que residiam no interior, e, além disso, sao regioes que nao possuem prontos-socorros especializados em queimaduras.
Palavras-chave: Queimaduras. Unidades de Queimados. Perfil Epidemiológico.