Resumo
OBJETIVO: Analisar as informaçoes dos vídeos disponibilizados no YouTube sobre prevençao de queimaduras.
MÉTODO: Pesquisa de abordagem quantitativa do tipo exploratório. Utilizou-se como fonte de dados o sítio de compartilhamento do YouTube e a estratégia de busca prevençao AND queimaduras. Foram incluídos vídeos que contemplavam informaçoes relacionadas à prevençao de acidentes com queimaduras e excluídos vídeos por duplicidade, que nao abordavam a temática ou que eram baseados em vídeos já incluídos na amostra analisada, a partir da sua publicaçao original. Identificaram-se 64 vídeos, dos quais 24 foram excluídos.
RESULTADOS: Foram analisados 40 vídeos, publicados entre 2010 e fevereiro de 2015. As principais orientaçoes foram relacionadas a queimaduras por álcool líquido, sendo orientada a utilizaçao do álcool gel e nao acender fogo enquanto este estiver sendo utilizado; a necessidade de manter as crianças longe das fogueiras, do fogao e do ambiente de preparo dos alimentos; colocar as panelas nas bocas do fundo do fogao com os cabos virados para o centro do mesmo; armazenar produtos inflamáveis tais como álcool, fósforos, isqueiros, extensoes elétricas e tomadas em lugares fora do alcance das crianças.
CONCLUSAO: Considera-se que os vídeos apresentam relevantes informaçoes sobre prevençao de queimaduras. Entretanto, é imprescindível a avaliaçao dos conteúdos dos mesmos, uma vez que estes se tornam importantes para educaçao em saúde para a populaçao.
Palavras-chave: Queimaduras. Prevenção de Acidentes. Educação em Saúde. Internet.