Resumo
INTRODUÇAO: O dióxido de carbono pode causar intensa vasodilataçao e liberaçao de gás carbônico para os tecidos, aumentando atividades dependentes de oxigênio, como a proliferaçao de fibroblastos e a atividade de polimorfonucleares. O objetivo deste estudo é observar a eficácia da carboxiterapia no tratamento de queimaduras em ratos.
MÉTODO: Vinte e quatro ratos Wistar adultos foram submetidos a queimadura por escaldo com água quente e divididos em três grupos: A - grupo controle; B - duas sessoes de carboxiterapia por semana; C - três sessoes de carboxiterapia por semana. Os animais foram sacrificados e foi realizado estudo histológico, avaliando a proliferaçao de fibroblastos, neoangiogênese, proliferaçao de folículos pilosos e infiltrados inflamatórios linfocitário e neutrofílico.
RESULTADOS: Nao houve diferença estatisticamente significativa no estudo histológico entre os grupos pesquisados.
CONCLUSAO: A literatura demonstra trabalhos que obtiveram alteraçoes na perfusao tecidual e nas fibras colágenas com a carboxiterapia. O presente trabalho nao apresenta diferenças estatísticas entre a carboxiterapia e o grupo controle.
Palavras-chave: Carbono. Dióxido de carbono. Queimaduras.