Resumo
OBJETIVO: Analisar o perfil de crianças e adolescentes vítimas de queimadura internados em um centro de tratamento especializado.
MÉTODO: Estudo quantitativo retrospectivo transversal, de 267 prontuários de crianças e adolescentes vítimas de queimaduras. Os dados foram analisados no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), sendo aplicados os testes Exato de Fisher e Qui-quadrado, considerando p<0,05.
RESULTADOS: A amostra foi composta por crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos incompletos, sendo o sexo masculino mais frequente. A maioria das queimaduras foi de origem térmica, classificadas como de segundo grau, tendo como principal agente o álcool, comprometendo tronco, cabeça e membros superiores, apresentando mediana de 9% de superfície corporal queimada. As queimaduras foram mais frequentes no verão em decorrência de acidentes. Evidenciou-se uma mediana de 13 dias de internação, tendo como desfecho alta hospitalar.
CONCLUSÃO: Esta pesquisa permitiu compreender melhor o perfil epidemiológico de crianças e adolescentes queimados, evidenciando a importância de estudos epidemiológicos na sensibilização da comunidade e prevenção de queimaduras.
Palavras-chave: Queimaduras. Criança. Adolescente. Perfil Epidemiológico. Enfermagem Pediátrica.