Resumo
OBJETIVO: Analisar as variáveis equilíbrio e dor no paciente queimado.
MÉTODO: A amostra foi composta por 16 pacientes, sendo o estudo transversal, descritivo e de campo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em uma Unidade de Tratamento de Queimados. Para a coleta de dados, utilizou-se uma ficha de avaliaçao contendo dados sociodemográficos, a Escala Visual Analógica e a Escala de Equilíbrio de Berg, a fim de correlacionar relato de dor com o equilíbrio apresentado pelo paciente queimado.
RESULTADOS: Dos pacientes avaliados, 83,84% eram do sexo masculino, com média de idade de 31,50 anos, sendo que 39,84% das queimaduras foram causadas por produtos inflamáveis. Quando comparadas as variáveis equilíbrio e dor, notou-se que o comprometimento do equilíbrio do paciente queimado foi inversamente proporcional à dor referida, isto é, quanto maior a dor, menor o equilíbrio.
CONCLUSAO: A investigaçao do paciente queimado deverá ser minuciosa, uma vez que diversas limitaçoes coexistem, sendo necessária uma abordagem mais abrangente incluindo avaliaçao do equilíbrio e dor, a fim de que seja elaborado um protocolo de tratamento mais efetivo para a reabilitaçao desses indivíduos.
Palavras-chave: Queimaduras. Equilíbrio Postural. Medição da Dor. Unidades de Queimados.