Resumo
OBJETIVO: Caracterizar o perfil epidemiológico de pacientes queimados procedentes da Regiao Metropolitana de Belém do Pará, atendidos no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
MÉTODO: Estudo observacional, transversal e descritivo realizado no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. Foram analisados 406 prontuários de vítimas de queimaduras maiores de 18 anos, procedentes da Regiao Metropolitana de Belém, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2012, que foram ou nao a óbito. Coletaram-se dados como sexo, idade, categoria profissional, origem da queimadura, profundidade da lesao, procedência e tempo de internaçao.
RESULTADOS: A maioria era do sexo masculino (69,5%), com idade entre 18 e 30 anos (32,7%). A queimadura térmica foi a mais frequente (69,7%), sendo os trabalhadores domésticos (12,8%) e da construçao civil (23%) os mais acometidos. A maioria dos pacientes era procedente de sua residência (27%) e ficaram internados por um período menor que 7 dias. Dentre os indivíduos estudados, 6,1% foram a óbito.
CONCLUSAO: O perfil dos pacientes atendidos foi de homens jovens, predominando origem térmica, com maior risco para os que desempenhavam atividades na construçao civil. Portanto, torna-se necessária a realizaçao de campanhas educativas que previnam acidentes no ambiente laboral.
Palavras-chave: Queimaduras. Unidades de Queimados. Perfil de Saúde. Epidemiologia.