Resumo
OBJETIVO: Identificar a taxa de prevalência e as características da populaçao acometida por queimaduras de terceiro grau no estado de Sergipe.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo retrospectivo e descritivo, utilizando dados que foram coletados do sistema de registro de Cirurgia Plástica da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), referentes às vítimas de queimaduras de terceiro grau do serviço no período compreendido entre janeiro de 2009 e maio de 2014, o que totalizou a análise de 1059 registros.
RESULTADOS: Foram analisados 182 registros. Houve maior prevalência do público adulto (56%), do gênero masculino (74,2%), com queimaduras provocadas por agente térmico (65,9%) e relaçao significante entre extensao da superfície corporal queimada e maior mortalidade (p=0,003). Além disso, foi observado um baixo índice de óbito (6%).
CONCLUSAO: Indivíduos do sexo masculino e adultos representam o maior número de casos com queimaduras, os quais apresentam extensao média, sendo os agentes térmicos os mais frequentes e quanto maior a extensao da queimadura, maior o risco de óbito. Dados estatísticos como estes representam uma ferramenta imprescindível para o cuidado da populaçao que se pretende tratar, possibilitando o desenvolvimento de estratégias em prol da prevençao deste grande mal e reduçao progressiva de sua prevalência.
Palavras-chave: Queimaduras. Unidades de Queimados. Epidemiologia.