Resumo
OBJETIVO: Identificar os diagnósticos de enfermagem da taxonomia NANDA-I para pacientes queimados hospitalizados, por meio de revisão integrativa da literatura.
MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e no portal PubMed, no período de 1 a 31 de maio de 2020, utilizando os descritores: unidade de queimados/burn units, diagnósticos de enfermagem/nursing diagnosis, enfermagem/nursing e processo de enfermagem/nursing process.
RESULTADOS: Foram encontrados 997 artigos. Após os procedimentos de seleção de inclusão e exclusão conforme normas do PRISMA, foram selecionados 5 estudos na avaliação quantitativa. Os diagnósticos de enfermagem mais comuns entre os estudos foram: “Risco de infecção”, “dor aguda”, estes em 5 estudos, e “ansiedade” em 4 estudos, com predomínio dos domínios presentes na Taxonomia de Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I 2018-2020: “Segurança/proteção”, “Atividade/repouso”, “Conforto”, “Nutrição” e “Enfrentamento/tolerância ao estresse”.
CONCLUSÃO: Embora exista escassez de artigos sobre a temática, foram identificados diagnósticos de enfermagem aplicados ao paciente queimado. Essa identificação torna-se de suma importância para o planejamento, prescrição e implementação dos cuidados a serem adotados para as vítimas de queimaduras para proposição de um cuidado integral. Percebe-se, assim, a necessidade em abordar de forma mais intensa o Processo de Enfermagem para este perfil de cliente.
Palavras-chave: Diagnóstico de Enfermagem. Unidades de Queimados. Queimaduras. Enfermagem. Terminologia Padronizada em Enfermagem.